Webinar grátis sobre como obter orçamentos gráficos melhores
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/02/2017
No dia 22 de fevereiro, a EFI, fabricante de impressoras digitais, ministrará para toda a América Latina o webinar grátis “Orçamentos sempre lucrativos, independentemente do nível de experiência de seus colaboradores”. Com duração de uma hora, o seminário também destacará a solução iQuote, pertencente ao pacote de software Productivity Suite.
O palestrante Rafael Ribeiro, executivo brasileiro da área de software de produtividade da EFI, exibirá ao público maneiras criativas de usar o aplicativo em benefício do negócio do cliente. Durante o webinar, o apresentador mostrará como os orçamentos podem gerar planos de trabalho precisos e lucrativos.
Ernande Ramos, diretor de vendas para América Latina da EFI, declarou: “Hoje, as empresas usam um modelo em que 80% do conhecimento do negócio está concentrado nas mãos de 20% dos colaboradores. Com o iQuote, é possível que mais profissionais exerçam esta função, sem que elas tenham anos de experiência na empresa”.
A inscrição deve ser feita por meio da página especialmente criada para o webinar.
Fonte: EFI
Neschen lança duas mídias PVC-free para banners e displays
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 30/10/2023
A fabricante Neschen passou a disponibilizar no mercado internacional duas novas mídias sem PVC para a composição de aplicações de comunicação visual como banners e displays de publicidade. As soluções são opacas e compostas por polipropileno (PP) ou poliéster (PET).
solvoprint PP nolite 210 whiteback
É um filme de polipropileno com 210µm de espessura. Com verso branco, não causa desconforto quando visto por trás. Para realçar este efeito, o verso pode ser impresso. Essa película sem PVC é resistente a riscos e pode receber impressão látex, UV e solvente. Está disponível em rolos de 106cm de largura e 30m de comprimento.
solvoprint PET nolite 175 premium
É um filme de poliéster branco acetinado de 175µm, com verso prateado. Compatível com impressão látex, UV e solvente, o filme é altamente resistente a arranhões e rasgos. É vendida em rolos de 30m com larguras de 91cm, 106cm ou 152cm.
Fonte: Neschen
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual
Por Eduardo Yamashita em 11/05/2015
O vinil adesivo oferece muitas vantagens. Na decoração ou no envelopamento de veículos, por exemplo, a película dá a oportunidade de sinalizar e comunicar sem danificar a superfície do carro ou da parede. Além disso, pode-se trocar essa comunicação em pouco tempo, prescindindo de materiais permanentes, como as tintas. Portanto, trata-se de uma estratégia acessível e de ótimo custo-benefício.
Tipos de vinis adesivos
Em primeiro lugar, saiba que há vários tipos de películas adesivas. Elas podem ser classificadas conforme o PVC, adesivo ou liner:
PVC:
- Fabricação: cast, calandrado monomérico ou calandrado polimérico;
- Propriedade óptica: opaco, translúcido, transparente ou cristal;
- Acabamento: brilhante, fosco, semibrilhante ou semifosco.
Adesivo:
- Borracha;
- Acrílico: à base de solvente ou à base d’água (permanente, removível, reposicionável).
Liner:
- Sintético;
- Papel sem tratamento;
- Papel com tratamento sintético.
Essas características técnicas determinam o desempenho dos vinis:
- Calandrado x cast: espessura, aplicação e durabilidade;
- Monomérico x polimérico: durabilidade;
- Opaco x transparente x translúcido x cristal: passagem de luz;
- Brilhante x fosco x semifosco x semibrilhante: acabamento superficial;
- Adesivo de borracha x adesivo acrílico: durabilidade;
- Adesivo à base d’água x adesivo à base de solvente: durabilidade;
- Permenente x reposicionável x removível: adesão inicial e final;
- Liner: estabilidade.
Vinil cast e vinil calandrado
Aplicação: o cast pode ser aplicado em todos os tipos de superfícies (planas, curvas simples, curvas compostas, corrugadas, sem ou com rebites). Já o calandrado é limitado a superfícies planas e curvas simples.
Produção: o calandrado é produzido em calandras. O cast é confeccionado em equipamentos parecidos com os que fazem cobrimentos de materiais líquidos. Veja detalhes da produção de ambos os processos nesse outro artigo.
Custos de fabricação: as tecnologias e matérias-primas empregadas na fabricação do cast aumentam o custo do vinil. Portanto o cast é mais caro que o calandrado.
Características:
- Espessura: o cast é mais fino, ao passo que o calandrado é mais espesso;
- Flexibilidade: o cast é mais flexível, enquanto que o calandrado é mais rígido;
- Memória elástica: o calandrado tem mais memória;
- Durabilidade: as matérias-primas utilizadas nos filmes calandrados não proporcionam performances tão boas quanto às dos cast. Os filmes cast têm excelente durabilidade.
Na hora de escolher
Em primeiro lugar, você precisa entender o que o seu cliente precisa e deseja. Pergunte-se: qual é a durabilidade do projeto? Em qual superfície de aplicação ele será instalado? Qual é o processo de imagem que será utilizado? A escolha do vinil adesivo vai depender das respostas a essas questões.
Por exemplo, em superfícies de curvas simples ou planas, você pode utilizar qualquer filme. Mas as curvas complexas pedem vinis cast. Conhecer a durabilidade do projeto também é muito importante, pois os vinis calandrados têm menor desempenho que os cast.
No processamento da imagem, verifique a tecnologia utilizada: recorte eletrônico, impressão digital ou serigrafia. No caso da impressão solvente, a recomendação é que, depois de impresso, o material deve ser evaporado totalmente e, de preferência, muito rápido, para que a qualidade da película não se altere.
Assim, em trabalhos promocionais, deve-se usar vinis promocionais. Já trabalhos que exigem alta durabilidade, vão exigir películas de alta performance. Para aplicações em curvas complexas, use películas cast. Os backlits requerem películas translúcidas.
Na hora de comprar o vinil, atente-se aos seguintes itens:
- Procedência (fabricante);
- Validade (shelf life do produto);
- Boletim técnico (informações técnicas do produto);
- Garantia do produto;
- Suporte comercial e técnico.
***
Texto originalmente publicado com exclusividade no InfoSign, no dia 11 de maio de 2013.
Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis, envelopamentos de carro e comunicação visual.
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