Ricoh apresenta nova cabeça TH6310F

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/11/2021
Piezoelétrico, dispositivo vem com sistema de recirculação de tinta

Piezoelétrico, dispositivo vem com sistema de recirculação de tinta

A fabricante Ricoh anunciou a TH6310F, cabeça de impressão inkjet industrial que emprega um atuador piezoelétrico “thin film”.

Com alta frequência de disparo (de até 80kHz em modo binário), a peça é indicada para aplicações de única ou múltipla passada. Sua tecnologia MEMS permite alta precisão de jateamento e seu layout de nozzle produz alta qualidade de impressão. Já a estrutura de recirculação da tinta reduz o risco de falhas e aumenta a estabilidade da ejeção das gotas.

A TH6310F apresenta largura de impressão de 2,6 polegadas com matriz de 1.600 nozzle e dois módulos de 100x8 linhas. Além disso, os nozzles foram projetados para evitar que o fluxo de ar dos disparos afete as gotas adjacentes e a qualidade da imagem.

A recirculação da tinta atrás do nozzle reduz o risco de secagem dos bicos, além de diminuir a sedimentação das partículas. Isso oferece maior confiabilidade nas impressões de única passada a 100m/min ou mais.

Compatível com tintas à base d’água, UV e solventes, a TH6310F pode ser empregada em uma ampla gama de aplicações industriais têxteis, gráficas e de sinalização.

Fonte: Ricoh



Canvas são lançados pela Felix Schoeller Group

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/02/2014

Canvas é mídia indicada para fine arts e decoração

Canvas é uma mídia indicada para fine arts e decoração

A Felix Schoeller Group (FSG), fornecedora de mídias, expandiu seu portfólio ao lançar novos canvas, substratos indicados para decoração, fine arts e reproduções artísticas. As mídias podem receber impressão de grande formato e são livres de substâncias nocivas à saúde.

A empresa disponibiliza duas opções de materiais: canvas e canvas premium. O primeiro apresenta estrutura fina e homogênea e gramatura de 340g/m². É ideal para reproduções artísticas, particularmente de imagens com alto percentual de áreas negras. Já o canvas premium tem estrutura mais robusta e gramatura de 410g/m². Apresenta alta resistência a sujeira e longa durabilidade.

Ambas as mídias estão disponíveis em branco natural ou branco brilhante.

Senta Becker, gerente de produto da FSG, declarou: "Esses novos canvas têm outro ponto positivo: o tecido clássico de algodão e poliéster garante o desempenho da mídia na produção e confere estabilidade dimensional".

Fonte: My Print Resource



Mercado global de grande formato valerá 11,2 bilhões de dólares até 2025

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/05/2020
Relatório aponta os segmentos que estimularão crescimento do setor

Relatório aponta os segmentos que estimularão crescimento do setor

A consultoria norte-americana MarketsandMarkets publicou recentemente um estudo sobre o crescimento do mercado global de impressoras de grande formato, que deverá expandir de 9,3 bilhões de dólares (em 2020) para 11,2 bilhões de dólares (até 2025), com uma taxa de crescimento CAGR de 3,8%.

De acordo com o relatório, os fatores que determinarão o crescimento desse mercado são:

- Aumento da demanda por impressão em grande formato nas indústrias têxtil, de publicidade e de embalagens;

- Adoção crescente de tintas UV em publicidade externa, CAD e aplicações técnicas;

- O aumento da produção de documentos digitais em aplicações de impressão comercial.

- O aumento da demanda por impressões de grande formato para aplicações de mobiliário doméstico, decoração e envelopamento de veículos, bem como a disponibilidade de modelos e preços de impressoras, que geram oportunidades de crescimento em muitos negócios.

Durante o período previsto no relatório (de 2020 a 2025), as empresas do segmento de softwares RIP deverão ter um crescimento maior. Isso porque as novas soluções de RIP tem oferecido ferramentas que automatizam e melhoram a produtividade de gráficas e birôs. Esses fatores de aumento de eficiência impulsionam o segmento.

Em 2019, as impressoras de grande formato com larguras entre 24 e 36 polegadas representaram a maior participação de mercado. Espera-se que esses modelos continuem sendo responsáveis pela maior participação de mercado, devido à sua versatilidade em várias aplicações.

O relatório também indica que o segmento de impressoras UV terá um crescimento acima dos demais, em função das vantagens oferecidas pelas suas tintas, como o rápido tempo de secagem, a resistência UV e o baixo impacto ambiental.

Entre as várias aplicações, a comunicação visual representou a maior fatia do mercado, em 2019. Entre os itens mais produzidos estão placas de vias (rodovias e estradas), grandes emblemas corporativos e anúncios promocionais de varejo.

Estima-se que o mercado da Ásia-Pacífico cresça mais que os demais. Nessa região, é provável que os equipamentos de grande formato tenham alta demanda entre os segmentos de impressão gráfica, têxtil e técnica. Austrália, América do Sul, África e EUA são algumas das outras áreas que devem crescer. Além disso, nos próximos anos, a indústria de publicidade deve continuar crescendo e demandando a impressão de anners, outdoors, peças de pdv, pôsteres e displays.

Fonte: MarketsandMarkets



Clicky