Perguntas e respostas sobre envelopamento de veículos
Por Eduardo Yamashita em 07/10/2015
Confira a seguir algumas das questões - e suas respostas - mais recorrentes sobre envelopamento de veículos, serviço que continua em alta nos mercados automotivo e de comunicação visual.
O que é envelopamento de veículos?
É um serviço em que uma imagem impressa em vinil autoadesivo é aplicada diretamente sobre a tinta original do veículo. A aplicação permite alterar a aparência de veículos por determinado tempo. O vinil pode ser retirado a qualquer momento, tornando possível que o veículo volte à sua condição original.
O que está envolvido no envelopamento de veículos?
O envelopamento é composto por três fases. A primeira é a etapa de projeto, que inclui a obtenção das medições precisas do veículo e criação das imagens a serem aplicadas. Na segunda fase, ocorre a produção da imagem, que é impressa e laminada (para proteger a imagem de abrasões e raios UV). A terceira etapa é a aplicação do vinil sobre o veículo. Em alguns casos, pode haver a quarta fase, na qual é necessário remover os vinis autoadesivos.
Qual é a diferença entre envelopamento parcial e total?
Envelopamento parcial é qualquer aplicação em que não se realiza o envelopamento completo, como, por exemplo, a adesivação apenas da traseira do carro. Já o envelopamento completo inclui toda a superfície do veículo.
Quanto tempo o envelopamento durará?
Dependerá da característica do vinil autoadesivo utilizado no envelopamento. Por isso, a aplicação pode durar de uma semana a 10 anos.

O envelopamento danificará a pintura do veículo?
Não. Vinis autoadesivos não aderem à ferrugem. Se o veículo tem lascas na pintura, o vinil pode puxar a tinta no momento da remoção da película.
É necessária a limpeza do veículo antes do envelopamento?
Sim. Todos os veículos têm de estar livres de poeira, lama, cera, óleo e outros agentes que podem impedir a aderência dos vinis à superfície do veículo durante a instalação.
Quanto tempo é necessário para o envelopamento?
Em geral, um veículo pode ser envelopado em um dia, considerando a mão de obra de dois instaladores experientes fazendo um envelopamento total.
A imagem pode ser corrigida se houver danos em alguma parte do veículo?
Sim. Partes danificadas do envelopamento podem ser substituídas após o reparo do veículo. Caso o dano se limite a certas áreas do veículo, não será preciso refazer todo o envelopamento. Porém, cuidado com as imagens desgastadas e desbotadas.
Como é possível justificar o custo de um envelopamento de veículo?
O envelopamento do veículo como sinalização é um método muito rentável de publicidade. Muitas vezes, o custo por impressão dos veículos envelopados é menor do que outras formas de publicidade, como outdoors, televisão, rádio e páginas amarelas.

Pode-se remover o filme usado no envelopamento?
Sim. Essa é uma das vantagens dos envelopamentos com vinis autoadesivos.
É normal surgirem bolhas e rugas na imagem após o envelopamento?
Sim. Há muitas técnicas que reduzem as imperfeições de um envelopamento, mas mesmo os melhores instaladores (aplicadores) não conseguem eliminar todas as rugas em superfícies côncavas ou severamente arredondadas. Normalmente em superfícies planas isso não ocorre.
Qual é a garantia do envelopamento?
Depende da empresa que está prestando o serviço. Normalmente, ela se baseia nas garantias e durabilidades fornecidas pelos fabricantes de vinis autoadesivos. Porém, deve ser considerada, também, a garantia da tinta utilizada para imprimir a imagem.
.jpg)
Feira FuturePrint 2020 é postergada
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/03/2020
A Informa Markets, organizadora da Feira FuturePrint 2020, anunciou uma nova data para o evento, que será realizado entre os dias 24 e 27 de novembro (terça à sexta), no Expo Center Norte, SP.
Segundo a organizadora, é a primeira vez que, em 30 anos, a feira teve que ser adiada. A decisão foi tomada com base nas orientações e previsões do Ministério da Saúde e demais órgãos governamentais sobre a evolução da pandemia de convid-19. A Informa também consultou representantes do setor de impressão digital. O principal objetivo do adiamento é prezar pela saúde e integridade de todos os envolvidos no evento, além de promover negócios e relacionamentos que contribuirão para a retomada da economia.
Liliane Bortoluci, diretora do evento, declarou: “Reforçamos que somos mais do que uma feira, somos uma comunidade. E, tendo isso por premissa, acreditamos que essa mudança tenha sido a melhor decisão para todo o mercado”.
Organizada pela Informa Markets, uma das maiores promotoras de eventos e feiras de negócios do país, a FuturePrint 2020 reunirá 40 mil visitantes, mais de 650 marcas expositoras, em uma área de 35 mil metros quadrados, para comemorar, juntos, os 30 anos de desenvolvimento do mercado.
Fonte: Informa
Fujifilm vai levar impressoras e aplicações na Fespa Brasil 2013
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/02/2013
O interessado em tintas e impressoras digitais vai encontrar no estande da Fujifilm, na Fespa Brasil 2013, uma série de produtos e serviços de ponta. A expositora promete levar diversos equipamentos, como as impressoras UVistar Pro8, Acuity LED 1600, DS42 e ValueJet 2638.
Marco Aurelio Acras, da Fujifilm, comenta sobre o evento: "A empresa vê na Fespa Brasil uma grande oportunidade de exposição; atraindo assim profissionais de alto nível, atuantes e influentes em nosso segmento".
Além da exposição de impressoras e tintas, a Fujifilm vai oferecer o Application Village Fujifilm, um local onde dois clientes da empresa vão expor aplicações executadas com equipamentos da marca.
O estande da Fujifilm é o C45, que fica entre a Rua 5 e Avenida C.
A Fespa Brasil ocorre de 13 a 16 de março, das 13h às 20h (sábado, das 10h às 17h), no Expo Center Norte (Pavilhão Azul), em São Paulo (SP).
Fonte: Fespa Brasil
-
Avery lança série de películas automotivas Encore
-
Avery anuncia novas opções de películas para envelopamento veicular
-
Novo estudo sobre mercado internacional de grandes formatos
-
Edição 2024: conheça os vencedores da competição de envelopamento da Avery
-
Avery apresenta três novas opções de vinis para envelopamento
-
Abertas as inscrições para a competição de envelopamento da Avery
-
Matmak: novo software de pré-cortes de películas adesivas para veículos
-
Contra Vision lança película perfurada para janelas
-
Imprimax lança três linhas de películas para envelopamento automotivo
-
Avery apresenta novas opções acetinadas de filmes para envelopamento
-
Caldera lança RIP para impressoras de entrada
-
Antalis lança papel cartão kraft 100% reciclado para comunicação visual
-
CorelDRAW lança versão Go e atualiza Graphics Suite
-
OneVision apresenta versão 25.1 de seu software
-
INX Europe lança tintas inkjet compatíveis com cabeças Epson
-
Imprimax abre inscrições para a 6ª edição do campeonato de adesivação Decor Wrapping Brazil
-
Epson revela impressora ecossolvente SureColor S7160 na Austrália
-
Roland DG apresenta VersaWorks 7: RIP com mais recursos
-
Agfa amplia linha Anapurna Ciervo com modelos H2050 e H2500
-
Case: Signwaves impulsiona sua produção com impressoras Nyala, da SwissQprint
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual