Kernow lança mídia metalizada para embalagem e sinalização

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/03/2018
MetaliK pode receber impressão inkjet UV

MetaliK pode receber impressão inkjet UV

A Kernow Coatings, fabricante britânica de mídias para impressão digital, anunciou no mercado internacional o MetaliK, substrato metalizado (ouro e prata) para produção de embalagens, protótipos e peças de comunicação visual.

Disponível em folhas no formato B2 (500mm × 707mm), o MetaliK é um cartão com 345μ e uma face frontal lustrosa. O lado de trás da mídia apresenta acabamento branco.

A mídia é compatível com tintas inkjet de cura UV. Também pode ser estampadas com impressoras de toner seco. Além disso, pode receber acabamento de mesas de cortes planas ou máquinas a laser, por ser livre de PVC. A empresa afirma que o substrato pode ser dobrado sem que a metalização e a impressão nas bordas sejam prejudicadas.

A MetaliK foi testada também pela Color Logic, fornecedora de sistemas especiais de impressão que criam efeitos visuais diferenciados e metalizados.

Mark Geeves, diretor de vendas e marketing da Color Logic, declarou: “A MetaliK foi certificada pela Color Logic para aplicações com inkjet UV. Realizamos testes de cores na mídia, que atendeu a todos os nossos requisitos. A MetaliK possui excelentes aplicações para os mercados de embalagem e sinalização”.

A Kernow Coatings oferece também a MetaliK Inkjet, mídia adesiva livre de PVC e vendida em rolos. Ela pode ser laminada em qualquer placa lisa e é compatível com tintas inkjet ecossolvente, UV e látex.

A Color Logic produziu um vídeo (em inglês) sobre o substrato:

Fonte: Kernow Coatings



Como combater o efeito “silvering” em laminações

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/09/2020
Veja o que é precisa para eliminar as indesejadas linhas prateadas

Veja o que é precisa para eliminar as indesejadas linhas prateadas

O efeito “silvering” (prateado) é um problema na laminação de um trabalho impresso. É causado por pequenas bolhas de ar que ficam presas sob a laminação, criando a aparência de linhas reflexivas difusas ou prateadas. Pode não ser visto em mídias mais claras ou áreas com cores claras, mas fica óbvio em imagens de escuras ou pretas.

Para resolver esse problema, é importante identificar a causa dele, que pode ser:

  • não aplicar a pressão apropriada do rolo;
  • laminar muito rápido;
  • usar mídia com uma superfície irregular.

O “silvering” também pode ser consequência do processo de “secagem” da laminação, quando os adesivos fluem sobre a mídia e a tinta. As tintas ecossolventes geralmente se espalham suavemente na superfície do substrato mídia, de modo que, quando o adesivo umedece, ele preenche a área de maneira uniforme. As tintas UV, no entanto, não obtém a mesma uniformemente. Portanto, algumas áreas podem ficar descobertar de adesivo, o que pode alterar a aparência do gráfico.

Se você for um usuário de tintas UV, é possível evitar o problema do “silvering” usando um produto laminado com um “peso” maior, para que seu adesivo preencha as áreas de tintas desiguais. Isso é especialmente verdadeiro se a mídia também for irregular.

Outro fator pode ser o tipo de adesivo: os mais “macios” fluem mais e cobrem áreas irregulares.

Às vezes, a adesão às tintas UV é um problema. Portanto, recomenda-se realizar testes em uma seleção de diferentes mídias e produtos laminados. Pode ser possível obter um acabamento excelente alterando a combinação de produtos.

Se o “silvering” persitir, uma solução é usar a laminação fosca. O prateado ainda está lá, mas é mais difícil de ver graças ao acabamento. O Protac Anti-Scratch Matte, da Drytac, por exemplo, é um filme laminado de PVC calandrado monomérico com acabamento fosco antirriscos, que é revestido em um lado com um adesivo de alta camada. É indicado para laminação sobre tintas UV.

Fonte: Drytac



Alltak promove curso de envelopamento de carro em março

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/01/2014

Treinamento é voltado para aplicadores menos experientes

Treinamento é voltado para aplicadores menos experientes

No dia 15 de março (sábado), a Alltak, fabricante nacional de vinis adesivos, promoverá um curso de envelopamento de carros. Baseado no método de ensino Universal Graphic Instalation System (UGIS), de Justin Pate, o treinamento (módulo I) é indicado a profissionais de nível básico. No curso, que é prático, são utilizados carros para aplicação das películas. Entre os benefícios oferecidos estão:

  • Almoço;
  • Material Didático;
  • Certificado da Alltak;
  • Kit de adesivo Fibra de Carbono Premium Alltak Tuning.
  • Apostila e DVD Programa de Treinamento Alltak Tuning;
  • Kit de ferramentas: porta-ferramentas, espátula, feltro, estilete profissional e luva.

Serviço
Horário: das 8h30 às 17h00.
Local: Personal Izzat/Mecânica Gato. Rua Madre de Deus, 1471 – Mooca – SP.
Informações e inscrições: [email protected]. Telefone: (11) 2436-3300 .

Para garantir a qualidade do ensino, a Alltak limita o curso a 16 participantes.

Fonte: Alltak



Clicky