Epson apresenta novo RIP Edge Print

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/03/2018
Software foi desenvolvido para as impressoras digitais têxteis da Epson

Software foi desenvolvido para as impressoras digitais têxteis da Epson

A fabricante Epson anunciou o Edge Print, software RIP exclusivo para as impressoras digitais têxteis da marca.

Capaz de processar dados Post Script de vários tipos de formatos por meio do PS da Adobe, o aplicativo foi inicialmente lançado para o modelo SC-F9300, mas suportará também as impressoras sublimáticas SC-F6200, SC-F7200 e SC-F9200.

O software roda no Windows, com configuração simples, e permite administrar até quatro impressoras por meio de ferramentas de nesting, gerenciamento de arquivos, controle de cores e triagem, entre outras funções.

Segundo a empresa, o RIP aplica perfis para reproduzir maior da gama de tons, gradações mais suaves, constância de cores e redução da granulação. Além disso, trabalha em harmonia com tecnologias exclusivas da Epson, como a Precision Dot, a Half Tone Module, a LUT (Look-up Tables) e a Micro Weave.

O Epson Control Dashboard faz parte do RIP e fornece dados sobre o status do equipamento. Também oferece a opção de baixar configurações de impressão da biblioteca Epson e enviá-las diretamente para a impressora.

Neil Greenhalgh, gerente de produtos têxteis da Epson Europe, declarou: “O RIP pode calcular o valor de cada impressão, com base no consumo de tinta e papel, o que proporciona melhor noção dos gastos de cada trabalho. Trata-se de uma solução completa, que fornece resultados confiáveis, reduz o desperdício e permite o dimensionamento da produção, o que aumenta os negócios e acelera a produção”.

Fonte: Epson



EFI Optitex disponibiliza ferramenta de personalização de roupa em 3D

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/02/2018
3D Design Illustrator agiliza o fluxo de trabalho de criação de vestuário

3D Design Illustrator agiliza o fluxo de trabalho de criação de vestuário

A EFI Optitex, fornecedora de plataformas de vestuário 2D e 3D, lançou o Optitex 3D Design Illustrator, plug-in que permite aos designers validar e personalizar, no Adobe Illustrator, peças de roupas em 3D. A ferramenta foi anunciada na 19ª edição do EFI Connect, em Las Vegas (EUA). Por meio dela, os designers podem visualizar peças de roupa em 3D (com a proporção e escala precisas) e criar estampas exclusivas sem ter de esperar por uma amostra impressa.

O plug-in importa arquivos de estampas 2D e 3D ou bibliotecas de blocos modulares para o Adobe Illustrator e ativa uma janela com uma representação 3D da estampa lado a lado. Os usuários podem exportar o arquivo final como uma imagem ou arquivo 3D, validar designs entre as equipes e enviá-los para a impressão digital direta ou sublimática.

A EFI também oferece os plug-ins de design têxtil Fiery DesignPro para Adobe Illustrator e Photoshop, em plataformas de computação Mac ou Windows. O Fiery DesignPro aumenta a velocidade da criação têxtil de forma econômica, para que os designers façam testes com mais confiança e propaguem as cores com mais regularidade.

Guy Alroy, gerente de produtos têxteis, EFI Productivity Software, declarou: “A adoção da tecnologia 3D é uma necessidade para quase todas as empresas de moda. Nesse setor, é importante integrar todas as equipes, do design à produção. Com o 3D Design Illustrator, todas as equipes podem ativar os recursos 3D para agilizar o processo de design e os fluxos de trabalho, além de se concentrar na criatividade, reduzir a necessidade de criar protótipos físicos e colocar o produto mais rapidamente no mercado”.

Veja no vídeo abaixo (em inglês) como o 3D Design Illustrator funciona:

 

Fonte: EFI



Fespa Madrid 2020 será realizada em outubro

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 26/03/2020
Pandemia de covid-19 foi a causa da reprogramação de data

Pandemia de covid-19 foi a causa da reprogramação de data

A Fespa anunciou que sua principal exposição, a Global Print Expo 2020, está agendada para ocorrer entre os dias 6 e 8 de outubro, na IFEMA - Feria de Madrid, na Espanha. Originalmente, o evento estava programado para março. Porém, teve que ser adiado devido à pandemia de covid-19.

Segundo a organizadora, apesar do impacto que o coronavírus está causando no setor de impressão, a Fespa está extremamente satisfeita em confirmar que suas exposições ocorrerão em novas datas.

Neil Felton, CEO da Fespa, declarou: “Durante esse período difícil, permanecemos em diálogo com os nossos expositores para estabelecer a melhor maneira de apresentar os lançamentos deles para 2020, além de nutrir perspectivas para o setor de impressão especializada e alimentar seu crescimento”.



Clicky