Competição de envelopamento da Avery está de volta em 2021
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/09/2021
A fabricante de vinis Avery Dennison anunciou o retorno da Wrap Like A King, competição de envelopamento de veículos, que ocorre entre 1º de setembro e 31 de outubro de 2021. Com “edições locais”, o campeonato premiará 12 vencedores regionais e três, locais.
Qualquer projeto pode ser inscrito desde que tenham sidos usados os vinis da linha Avery Dennison Supreme, Conform Chrome ou MPI 1105.
Desde o 1º de setembro, os envelopadores de mais de 40 países (o Brasil não faz parte) podem enviar seus melhores projetos para a avaliação dos juízes.
Os pacotes de prêmios combinados ultrapassam 30 mil dólares. Os três vencedores continentais também serão convidados a selecionar uma instituição de caridade para receber uma doação de mil dólares em nome do vencedor.
Os juízes selecionarão 12 campeões regionais (cada um ganhando cerca de 2 mil dólares em materiais de marketing e produtos da Avery Dennison), que depois competirão na etapa “continental”: Europa, América do Norte e APAC (Austrália, Nova Zelândia, China e África do Sul). Os três vencedores continentais serão anunciados on-line no dia 26 de novembro de 2021, por meio das redes sociais da Avery.
Na última edição do Wrap Like a King, em 2019, mais de 150 instaladores participaram do desafio.
Fonte: Wrap Like a King
HP mobiliza parceiros de impressão 3D para combater a covid-19
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/04/2020
A HP e a sua comunidade internacional de impressores 3D estão se mobilizando para produzir peças essenciais no combate à pandemia de covid-19, e mais de mil peças impressas em 3D já foram entregues a hospitais.
Centros de pesquisa e desenvolvimento da HP em Barcelona, Oregon; Califórnia e Vancouver estão colaborando com parceiros em todo o mundo, em um esforço coordenado, para aumentar a produção de materiais 3D de necessidades urgentes.
A HP também está trabalhando em sincronia com agências governamentais de vários países para garantir a eficácia e a qualidade dos produtos 3D. Alguns deles são:
- Abridor de porta: maçanetas estão entre os objetos mais infestados de germes em casas, hospitais, fábricas e asilos. Este adaptador permite a abertura fácil e higiênica com o cotovelo. A peça foi projetada pelo Materialize, parceiro da Digital Manufacturing Network da HP;
- Ajustador de máscara: funcionários de hospitais são obrigados a usar máscaras por longos períodos de tempo. Este fecho foi projetado para melhorar o conforto e aliviar as dores associadas ao uso da máscara;
- Protetor facial: é um dos itens de proteção pessoal de maior necessidade. Suportes para segurar e encaixar confortavelmente o protetor no usuário são componentes impressos em 3D.
Outras aplicações estão em fase de teste e validação. Entre elas estão:
- Ventilador: peças impressas em 3D para uma máscara com válvula para ventilação de emergência. Com design simplificado, os dispositivos podem ser fabricados com rapidez;
- Máscaras faciais FFP3: é necessário um equipamento de proteção eficaz para que os médicos tratem o volume esperado de pacientes com covid-19. A HP está validando várias máscaras faciais hospitalares e espera que elas estejam disponíveis em breve. Um exemplo de máscara foi desenvolvido pelo Research Institute CIIRC CVUT, da República Tcheca.
Ajude!
Se você precisar de suporte no desenvolvimento de aplicativos ou desejar solicitar peças, envie sua solicitação neste link.



Fonte: HP
Aplicação de vinil adesivo: a seco ou úmida
Por Eduardo Yamashita em 27/06/2015

Conheça prós e contras de cada método
Na hora de adesivar vinis, em uma parede ou ao fazer o envelopamento de carros, os profissionais de instalação e aplicação deparam-se com uma dúvida elementar: usar método úmido ou a seco?
A diferença entre eles é a presença (ou não) de água, elemento cujo objetivo é criar uma "película" entre o adesivo (cola) e a superfície. A água diminui a aderência (tack) inicial do adesivo. Isso facilita a aplicação, pois o adesivo fica com menos área de contato com a superfície.
Na aplicação úmida, é possível reposicionar o vinil até que o aplicador encontre a posição correta da película. No método a seco, como a aderência é total, não é possível fazer o reposicionamento do vinil.
Cada método tem prós e contras, resumidos a seguir:
Vantagens | Desvantagens | |
Aplicação úmida | - Baixa adesão do adesivo (cola) à superfície; - Reposicionamento total do vinil; - Facilidade nos encaixes entre vinis. | - Adesão inicial mais demorada; - Elevado tempo de instalação (em função da secagem da água); - Necessário ambiente adequado para trabalhos com água; - Limitado a superfícies planas ou curvas simples. |
Aplicação a seco | - Não precisa de tempo adicional antes do acabamento; - Poder ser usado em qualquer superfície. | - Necessário uso de fitas de posicionamento da imagem; - Alta aderência do adesivo (cola) à superfície; - Difícil reposionamento. |
A seco ou úmida
Uma pergunta bastante frequente é: Qual método devo utilizar? Para obter a resposta, você vai precisar saber o tipo de superfície sobre a qual será aplicado o vinil adesivo.
O método a seco é indicado para qualquer tipo de superfície. Já o úmido é indicado apenas para superfícies planas ou com curvaturas simples.
A pergunta seguinte é: Por quê? Porque, ao aplicar o método úmido em superfícies complexas (com curvaturas compostas e baixos relevos), não é possível remover toda a água utilizada no processo. Ou seja, o trabalho deixa resíduos entre o adesivo e a superfície, formando microbolhas de água — imperceptíveis após a aplicação.
Quando o vinil aplicado é submetido ao calor (do sol), as microbolhas levantam o vinil, que resseca com o tempo e acaba rompendo-se, causando estragos irrecuperáveis à imagem. Portanto, ao facilitar a aplicação, corre-se o risco de prejudicar todo o trabalho.
Gostou do artigo? Você também vai se interessar pelas matérias abaixo:
- Dicas para comprar o vinil adesivo correto
- Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
- Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
- Envelopamento de carro: adesivação de retrovisor (passo a passo)
- Envelopamento de carro: adesivação de porta (passo a passo)
Texto originalmente publicado com exclusividade no InfoSign, no dia 27 de junho de 2013. Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis, envelopamentos de carro e comunicação visual.
-
Avery lança série de películas automotivas Encore
-
Avery anuncia novas opções de películas para envelopamento veicular
-
Avery expande linha de laminados
-
Edição 2024: conheça os vencedores da competição de envelopamento da Avery
-
Avery Dennison apresenta o filme SkyWay Bird
-
Avery apresenta três novas opções de vinis para envelopamento
-
Avery Dennison apresenta sete novos filmes decorativos
-
Avery apresenta a nova película para janelas
-
Avery Dennison revela nova mídia sem PVC
-
Avery anuncia película ecológica para impressão digital
-
Durst Group adquire callas software
-
ORAFOL lança filme ORACAL 970RA ProSlide
-
Mimaki apresenta nova tecnologia UV DTF e tintas UV de última geração
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
eurolaser apresenta nova cortadora a laser têxtil
-
Fujifilm e Barberan apresentam série de impressoras única passada
-
Roland DG lança impressora UV de mesa MO-180
-
HP lança impressora Latex R530 para mídias rígidas e flexíveis
-
Summa apresenta nova série de máquinas de corte planas
-
Sun Chemical anuncia novas tintas digitais
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual