Como estampar imagem espelhada com impressoras inkjet cilíndricas UV

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/08/2020
Questionário esclarece principais pontos para o interessado em aplicar esse recurso de design

Questionário esclarece principais pontos para o interessado em aplicar esse recurso de design

O que é uma impressora inkjet cilíndrica UV?

É um equipamento de impressão para cilindros retos e cônicos. Essa impressora reproduz imagens coloridas em vários substratos, como vidro, plástico, aço inoxidável e metais revestidos.

O que é a impressão espelhada?

É uma ferramenta de design disponível em impressoras inkjet cilíndricas. É indicada para substratos transparentes como vidros e plásticos.

Como é a realizada a impressão espelhada?

Para garantir a uniformidade e a qualidade das imagens, é necessário aplicar uma camada de tinta branca como fundo, no interior do recipiente transparente. A primeira etapa da técnica é a impressão da imagem dentro do recipiente. Em seguida, é aplicada a camada de branco, para servir de fundo. Depois, a imagem é novamente impressa, mas desta vez na parte de fora do frasco ou objeto cilíndrico. A estampa de dentro nem sempre precisa ser a mesma imagem impressa na parte de fora. No entanto, o contorno delas deve corresponder. Todo esse processo ocorre dentro da máquina e não há necessidade de remover o produto para realinhá-lo e colocá-lo de volta na impressora.

Quanto tempo leva esse processo?

A impressão espelhada aumentará o tempo geral da impressão. Isso pode variar de acordo com os produtos estampados.

Quais são as características fundamentais das tintas UV usadas na impressão espelhada?

A tinta UV deve ser escolhida com base nos requisitos de adesão dos substratos que serão estampados. Por exemplo, para vidros, é preciso aplicar um pré-tratamento específico para que a impressão resista aos produtos de limpeza de louças.

Fonte: InkCups



Cursos de envelopamento de carro promovidos pela Alko

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/03/2013

Nos dias 23 de fevereiro e 02 de março, a Plásticos Alko ministrou cursos de envelopamento de carro, em São Paulo. Com a intenção de formar e qualificar profissionais do mercado, a marca criou a Academia de Envelopamento Alltak Tuning, que conta com uma equipe especializada no assunto.

Agora, a ideia é fazer com que a Academia percorra todo o país a fim de facilitar o dia a dia do aplicador, ensinando-o a reduzir o tempo de aplicação e otimizando o trabalho como um todo.

"É muito gratificante ver o empenho e a dedicação dos alunos que realizam exercícios de alto grau de dificuldade; coisa que nunca tinham feito antes", comentou Alessandro Campos, coordenador de marketing da Alko.

Participantes do curso de envelopamento de carro promovido pela Alko

Participantes do curso de envelopamento de carro promovido pela Alko

Do curso em São Paulo, participaram envelopadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás, entre outros estados. "O mais legal de tudo é que os participantes saem do curso com vontade de aplicar as técnicas imediatamente", completou Campos.

A programação do curso foi baseada em dúvidas e problemas comuns da rotina do profissional de envelopamento. Para saber quando ocorrerão as próximas edições, acompanhe o InfoSign e o site da Alko.

Fonte: Alko. Texto: InfoSign



Região italiana ganha destaque como polo produtor de impressoras têxteis

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/08/2014

Na cidade de Milão e no entorno do lago Como estão concentradas diversas fabricantes de impressoras digitais para estamparia têxtil

Na cidade de Milão e no entorno do lago de Como estão concentradas diversas fabricantes de impressoras digitais para estamparia têxtil

Há séculos, a cidade de Milão e a região do lago de Como, na Itália, foram polos definidores de tendências para as indústrias de moda e decoração. Trata-se de um centro de inovação em impressão de tecidos – muito influenciada recentemente pelos sistemas digitais.

Os primeiros equipamentos a jato de tinta para estamparia têxtil começaram a ser fabricados na década de 1990, por empresas locais, como Robustelli. Atualmente, a região conta com fabricantes como AlephF-Tex, DurstKornitReggianiMS Printing – empresas que vêm transformando o mercado de tecidos, como ponta de lança de eficiência produtiva e sustentabilidade.

Com as impressoras digitais mais recentes, a Miroglio Textile, por exemplo, conseguiu reduzir o consumo de água em mais de 90% e diminuiu drasticamente a emissão de CO2.

Pesquisa do InfoTrends indica que em 2013 cerca de 370 milhões de metros quadrados de tecidos foram produzidos digitalmente para vestuário, decoração e aplicações industriais. A tendência é que o número cresça nos próximos anos.

Fonte: My Print Resource



Clicky