Como escolher uma impressora para sublimação

Por João Leodonio em 22/12/2017
Saiba o que é melhor para o seu negócio: pequeno ou grande formato

Saiba o que é melhor para o seu negócio: pequeno ou grande formato

Qual é a melhor impressora sublimática para o meu negócio? Essa é uma das perguntas mais elementares para quem busca entrar no mercado de sublimação. No entanto, esse não deveria ser o primeiro questionamento. Antes, é fundamental conhecer a fundo o segmento (ver tópicos a seguir) no qual pretende-se atuar, além dos formatos que ele demanda.

Pequeno Formato

Atende principalmente os ramos de brindes e de pequenas tiragens, pois as impressoras são limitadas aos formatos A3 e A4, e a velocidade de impressão é baixa. É possível sublimar canecas, camisetas com estampas localizadas, chinelos, porta-copo, azulejos e vários tipos de brindes que utilizam impressão no formato máximo de 29,7cm x 42cm (A3).

Impressora para pequeno formato: recomenda-se um equipamento que atenda a demanda do seu público-alvo. Em relação à marca, o ideal é escolher uma que venda equipamentos que precisem de pouca manutenção. Escolha um pacote de perfil de cores e insumos que corresponda à qualidade esperada. Evite comprar pacotes que tenham impressora, prensas e outros equipamentos, pois pode haver um kit pronto com formatos e dispositivos que não atendam à demanda esperada.

Impressora de pequeno formato é indicada basicamente para brindes e produtos similares

Grande Formato

Atende um tipo de atividade mais voltada para a impressão total e tiragens maiores de peças com formatos menores. Equipamentos com larguras entre 1,10m e 1,80m atendem à sublimação total em camisetas e vestuário, além de painéis e banners de tecido.

Impressora de grande formato: depois de definir a largura e a velocidade, recomenda-se pesquisar e fazer muita conta, pois os valores de investimento são mais elevados. Opte pelo melhor pacote, que tenha boa relação entre preço, garantia, assistência técnica e insumos. Outra recomendação é fugir das marcas que não ofereçam reposição rápida de peças.

Impressora de grande formato atende ao segmento de vestuário e sinalização
Sobre o autor: João Leodonio atua no segmento gráfico há 10 anos, como gerente de produção e consultor. Tecnólogo em produção gráfica, atuou como palestrante pela Imprensa Oficial, de Angola, e como consultor de processos produtivos. É proprietário da Pari Transfer Sublimático

 



DuPont anuncia nova mídia especial para sinalização

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 12/04/2019
Clear DuPont Tedlar é película transparente para aplicações de comunicação visual

Clear DuPont Tedlar é película transparente para aplicações de comunicação visual

A fabricante DuPont anunciou no mercado internacional o Clear DuPont Tedlar, filme que oferece proteção contra UV e graffiti, durabilidade extrema e resistência química para uma variedade de aplicações internas e externas. De acordo com a empresa, a mídia tem propriedades de que ajudam a remover pichações comuns e detritos. Além disso, mesmo os químicos mais agressivos não danificam o filme.

Em instalações externas, o Clear DuPont Tedlar oferece durabilidade de até 10 anos, com alterações mínimas no brilho. Por esse motivo, algumas empresas já optaram por usar a mídia em grandes instalações permanentes. Foi o caso do novo Hospital Buffalo Children, em Nova York, nos EUA.

Chris Marino, líder de marketing da DuPont Advanced Materials, declarou: “O filme Clear DuPont Tedlar tem alto nível de durabilidade. Pode ser aplicado em murais, instalações comerciais, outdoors e letreiros”.

Fonte: DuPont



Sublimação: como personalizar almofadas

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/02/2017
Saiba como sublimar uma almofada para decoração

Saiba como sublimar uma almofada para decoração

A razão do sucesso da impressão digital sublimática é simples: a capacidade de personalizar pequenas tiragens em mídias sustentáveis de tecido. Não bastasse isso, a tecnologia produz imagens de alta qualidade com rapidez e facilidade operacional. Entre os produtos possíveis de serem personalizados pela sublimação estão artigos de decoração, como as almofadas.

A seguir mostramos como personalizar uma almofada. O passo a passo foi realizado pela equipe da Mimaki Brasil. Para tanto, foram utilizados enchimento, tesoura, prensa térmica, capa de almofada branca (100% poliéster) e impressora Mimaki JV150-160 (com tinta Sb53). Para essa aplicação também é possível empregar outros equipamentos sublimáticos da Mimaki, entre eles o CJV150-107, o TS300P-1800 e o JV300. Acompanhe:

Crie a arte conforme o molde do produto, com sangria de no mínimo 0,3cm
Abra o arquivo no software RIP da Mimaki, o RasterLink6, e ative a opção “reverso”, para espelhar a imagem
Insira as especificações
Imprima o arquivo. Para a almofada, recomenda-se usar resolução de 540 x 360dpi, 3P, no modo 4 cores
Após a impressão, recorte o material
Posicione o material impresso em uma prensa térmica, com temperatura de 200ºC, por 60 segundos
Retire o material da prensa e, com cuidado, remova o papel
Produto final

 



Clicky