Como escolher e armazenar papéis para sublimação

Por João Leodonio em 28/11/2017
Em rolos ou folhas, os papéis sublimáticos são essenciais no processo

Em rolos ou folhas, os papéis sublimáticos são essenciais no processo

O mercado oferece muitos tipos de papéis para sublimação, vendidos em folhas ou rolos. Por isso, muitos compradores desses itens fundamentais acabam se confundindo diante de tantas opções e, consequentemente, adquirem materiais inadequados. A seguir, compilamos informações cruciais sobre tipos, gramaturas e armazenamento de papéis sublimáticos. Com o conhecimento delas, o usuário certamente poderá adquirir, utilizar e manipular de forma correta esses artigos básicos da sublimação.

Recomendação importante para todos os casos de papéis listados abaixo: após a impressão e até a prensagem, os materiais devem ser mantidos como antes da impressão, ou seja, sem contato com umidade, poeira e, principalmente, luz.

Papéis sublimáticos para impressão offset (folha a folha)

Para o processo de impressão offset, não há a necessidade de usar papel tratado, que pode ser offset ou jornal. No entanto, a carga de tinta (densidade) tem de ser controlada. Além disso, as pilhas de papel na saída da impressora têm de ser menores, para não ocorrer a transferência de imagem de uma folha para o verso da outra, o que compromete a qualidade da imagem, sobretudo no momento da prensagem.

Gramatura: varia de 54g/m² a 75g/m².

Armazenamento: recomendável manter em local sem umidade, pó e calor excessivo. Conservar os papéis empacotados até o momento da utilização, pois se a umidade relativa do ar estiver muito alta, eles podem ondular, o que dificulta a entrada em máquina. Já a umidade baixa pode provocar estática, que também dificulta a entrada da mídia na impressora. Recomenda-se o controle de temperatura (entre 20ºC e 25ºC) e umidade relativa (entre 45% e 60%).

Modo correto de armazenar papel offset em pacotes

Papéis sublimáticos para impressoras A3 e A4

Nas impressoras “caseiras” são utilizados, normalmente, os formatos A3 e A4. Nesses casos, os papéis sem tratamento não são recomendados, pois a tinta tende a ancorar na massa mecânica da mídia, o que dificulta a pssagem do insumo para o tecido. Para compensar esse problema, muitas empresas aumentam a carga de tinta impressa, o que, consequentemente, onera o processo. Além disso, é importante frisar que a maioria dos perfis de cor disponíveis no mercado não estão preparados para materiais não revestidos. Portanto, o recomendado é usar papéis tratados (resinados) e perfis adequados.

Gramatura: varia de 75g/m² a 125g/m², dependendo de tipo de serviço a ser executado. Muitas fornecedoras oferecem papéis com bom desempenho, e vale testar qual deles entrega a quantidade de tinta adequada para a prensagem correta.

Armazenamento: não expor a umidade, pó e calor excessivo. Manter em pacotes fechados até o momento da utilização. Recomenda-se usar estufas de armazenagem para manter a integridade física do substrato.

Estufa para papéis A3

Papéis sublimáticos para impressão de grande formato

Para impressões em grande formato, utiliza-se tanto papel tratado como papel offset sem tratamento. A largura e o comprimento das mídias variam de acordo com a capacidade de cada impressora digital.

Gramatura: varia entre 56g/m² e 90g/m², dependendo do tipo de serviço a ser executado (textos ou chapados).

Armazenamento: recomenda-se manter os rolos em ambiente controlado (temperatura e umidade relativa) e sem exposição a poeira e luz. Mantê-los empacotados até o momento da utilização.

Modo correto de armazenar papel em rolo

 

Sobre o autor: João Leodonio atua no segmento gráfico há 10 anos, como gerente de produção e consultor. Tecnólogo em produção gráfica, atuou como palestrante pela Imprensa Oficial, de Angola, e como consultor de processos produtivos. É proprietário da Pari Transfer Sublimático  

 



Alltak apresenta vinis adesivos Krusher Red e 4D Carbon

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/05/2016
Krusher Red possui acabamento com efeito exclusivo

Krusher Red possui acabamento com efeito exclusivo

A Alko, fabricante nacional de películas, anunciou mais duas opções (Krusher Red e 4D Carbon) de vinis da linha Alltak Tuning, indicada para envelopamento de veículos e aplicações em decoração e comunicação visual.

Com textura exclusiva, o Krusher Red tem espessura de 0,10mm (100 micra) e largura de 1,38m. A mídia vem com adesivo acrílico reposicionável e liner de papel siliconado 150g/m2. O vinil é comercializado em bobinas com largura de 25m ou 50m e tem durabilidade esperada de dois anos em aplicações verticais.

O 4D Carbon possui superfície com efeito muito semelhante ao da fibra de carbono original, porém dá ao observador a sensação de movimento de acordo com o ângulo de visão. A mídia também vem com adesivo acrílico reposicionável e liner de papel siliconado 150g/m2. Além disso, tem espessura de 0,10mm (100 micra) e largura de 1,38m. O 4D Carbon é comercializado em bobinas com largura de 25m ou 50m e tem durabilidade esperada de sete anos em aplicações verticais. A película conta ainda com a tecnologia Airflow (antibolhas), para oferecer mais facilidade, desempenho e agilidade na aplicação.

Fonte: Alko



Sun Chemical lança série de tintas ecossolvente

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/12/2015
Streamline ESL 2 é compatível com alguns modelos Roland

Streamline ESL 2 é compatível com alguns modelos Roland

A Sun Chemical, fabricante de insumos para impressão, anunciou no mercado internacional a disponibilidade da Streamline ESL 2, série composta por sete tintas digitais ecossolvente que fazem parte do portfólio de insumos que empregam plataforma química HPQ-LO (High Print Quality-Low Odor), especialmente desenvolvida para impressoras instaladas em ambientes fechados.

De acordo com a empresa, a Streamline ESL 2 é compatível com equipamentos da série Roland Eco Sol Max II, oferece excelente durabilidade ao ar livre e pode ser misturada com tintas Roland, o que permite a instalação sem desperdício. Além disso, a tinta confere resistência a álcool quando impressa em suportes apropriados, garantindo impressos de alta qualidade e durabilidade.

A série de sete cores inclui as tintas CMYK com amarelo livre de níquel, light cyan, light magenta e light black.

A Sun Chemical também atualizou a linha Streamline Ultima, que está sendo produzida com a plataforma HPQ-LO. Projetada para impressoras ecossolvente da Mimaki, a tinta oferece aderência a vários materiais usados nos mercados de sinalização e comunicação visual.

Fonte: Sun Chemical



Clicky