Como criar rótulos personalizados de cervejas artesanais

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/01/2017
Saiba, passo a passo, como personalizar rótulos de cervejas artesanais

Saiba, passo a passo, como personalizar rótulos de cervejas artesanais

A impressão digital oferece vantagens como a produção de pequenas tiragens de material personalizado - um recurso que pode ser empregado criativamente em diversos ramos e negócios. Empresas dos setores de eventos e bebidas, por exemplo, têm se beneficiado desta ferramenta para gerar lucro e agregar valor a seus serviços, como distribuição de vinhos especiais e cervejas artesanais, que demandam rótulos únicos e sazonais.

Se você pretende executar trabalhos como estes, o passo a passo a seguir, realizado pela equipe da Mimaki Brasil, mostra como personalizar rótulos aplicados em cervejas artesanais. Para tanto, foram utilizados uma impressora de grande formato UV LED SIJ-320UV, um rolo de BOPP (que pode ser branco ou transparente), uma plotter de recorte CG-130SRIII e uma garrafa de vidro. Com os equipamentos acima, é possível realizar a impressão de 1.872 rótulos por hora (na resolução 600 x 600dpi, 8P) e o recorte de 2.448 rótulos por hora, no formato de 8cm x 8,5cm. Acompanhe:

Em um software de design (como o Illustrator), crie a arte conforme o molde do produto final. Insira a marca de corte e de registro
Insira o arquivo no software RIP da Mimaki, o RasterLink6
Clique em “Qualidade” para configurar a resolução e insira o número de passadas. Recomenda-se empregar resolução de 600 x 600dpi, 8P e modo 4 cores
Selecione “Ripar e Imprimir” e inicie a impressão
Imprima o arquivo
Abra novamente o arquivo no software gráfico, desabilite a marca de registro e a camada impressa e clique na ferramenta do Fine Cut
No Fine Cut, clique em “Register Mark” e, em seguida, no “Detect Mark”
Insira o material na plotter de recorte, verifique a leitura da marca de registro e recorte os rótulos
Destaque o rótulo
Realize a aplicação
Produto finalizado

 



OneVision apresenta versão 25.1 de seu software

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/04/2025
Versão 25.1 da OneVision traz módulo de OCR com IA, melhorias no nesting e integração de etapas manuais ao fluxo digital

Versão 25.1 da OneVision traz módulo de OCR com IA, melhorias no nesting e integração de etapas manuais ao fluxo digital

A OneVision anunciou o primeiro atualização de 2025 de sua suíte de soluções para automação de fluxo de trabalho: a versão 25.1 foi desenvolvida com base em sugestões de usuários e traz novas funcionalidades para redução de erros, ganho de eficiência e mais controle sobre o processo produtivo.

Entre os principais destaques está a conversão automática de job tickets. A partir de arquivos CSV importados, o software pode iniciar os trabalhos diretamente, eliminando a necessidade de conversões manuais e acelerando o fluxo.

Outro recurso importante é a exibição dinâmica de imagens dentro das instruções de trabalho. Agora, é possível aprovar manualmente a qualidade de impressão com mais facilidade, já que as instruções incluem visualizações automáticas do documento, que podem ser comparadas ao job final.

A versão 25.1 também apresenta um novo módulo de OCR com inteligência artificial. Essa ferramenta permite reconhecer texto a partir de imagens e gerar saídas em formato editável, o que viabiliza, por exemplo, a extração automática de conteúdo de documentos escaneados.

Na área de impressão em grandes formatos, o módulo de nesting foi aprimorado para suportar desalinhamentos leves de contorno na impressão frente e verso e valores de sangria variados em uma única folha, contribuindo para a economia de materiais. O recurso de tile agora permite incluir espaços em branco nos objetos fragmentados, facilitando processos como colagem e soldagem. Já a funcionalidade de milling oferece visualização prévia dos contornos gerados por ferramentas de fresagem.

Outro avanço é a introdução do conceito de “Stations” no fluxo de produção. A funcionalidade permite integrar equipamentos analógicos e etapas manuais ao ambiente digital, com instruções passo a passo e feedback em tempo real. Isso reduz falhas operacionais e melhora o rastreamento das tarefas em ambientes com processos híbridos.

Segundo a OneVision, a atualização reafirma o compromisso da empresa com a automação escalável e soluções que conectam o físico e o digital, especialmente em um cenário de produção cada vez mais integrado e sob demanda.

Fonte: OneVision

Tags: OneVision,


Mimaki lança série “Plus” de equipamentos para impressão e recorte

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/09/2019
Duas impressoras e uma plotter de recorte fazem parte da nova linha

Duas impressoras e uma plotter de recorte fazem parte da nova linha

A filial europeia da Mimaki, fabricante japonesa de impressoras digitais e plotters de recortes, anunciou o lançamento no mercado local da série “Plus”, composta pelos equipamentos CJV300 Plus, JV300 Plus e CG-FXII Plus.

A CJV300 Plus é uma impressora solvente com recorte integrado. A JV300 Plus é uma impressora solvente e CG-FXII Plus, uma plotter de recorte.

Os equipamentos vêm com uma série de tecnologias, como a versão mais recente do MAPS4 (Mimaki Advanced Pass System), que usa um algoritmo exclusivo para calcular o jeito mais eficaz de disparar gotas de tinta e evitar bandings. Outras tecnologias são a NCU (que verifica o status dos nozzles) e a NRS (que recuperação os nozzles). Um novo dispositivo de alimentação de substratos permite o manuseio de rolos de até 45kg.

Os modelos da série “Plus” também apresentam a nova função ID Cut, que possibilita operações contínuas de corte e diminui a intervenção humana, o tempo de produção e o desperdício de material. Por meio do RasterLink6 Plus RIP, a ID Cut imprime um código de barras exclusivo no layout dos trabalhos. Ao ler o código de barras, o sensor dispara a execução automática do corte.

Uma nova linha de tintas vendidas em embalagens reutilizáveis de 600ml foi desenvolvida exclusivamente para os equipamentos da série “Plus”. Segundo a Mimaki Europe, os insumos garantem processos de impressão mais inteligentes e sustentáveis, e as novas embalagens ecológicas podem economizar até 15% de tinta em relação aos cartuchos de 440ml.

CG-FXII Plus vem com a função ID Cut

Fonte: Mimaki Europe