Os iluminantes: fundamentais no gerenciamento de cores

Por Pedro Gargalaca em 05/12/2012

Neste artigo técnico, há informações sobre os iluminantes CIE usados para o controle e gerenciamento de cores.

Luz e iluminantes

Qualquer luz emite energia nas diferentes faixas de comprimento de onda do espectro visível. Ao resultado gráfico disso, damos o nome de "curva de distribuição de energia espectral dos iluminantes".

O gráfico abaixo mostra a emissão energética da luz do dia (com temperatura de cor de 6500K). O eixo horizontal representa os comprimentos de onda (entre 300 e 820nm). Já o eixo vertical representa a energia relativa espectral. O pico da curva ocorre aos 460nm, na região dos azuis. Ou seja, a aparência dessa luz será azulada. Portanto, os objetos observados sob este iluminante tenderão a parecer mais azulados.

Emissão energética espectral da luz do dia, com temperatura de cor de 6500K

Iluminante e fonte luminosa

Também é importante entender a diferença entre fonte luminosa e iluminante. De acordo com Billmeyer e Saltzman, uma fonte depende de energia para gerar iluminamento. Por exemplo: as lâmpadas que usam energia elétrica. Já um iluminante é definido por sua curva de energia espectral, que não precisa existir necessariamente.

Para a análise das fontes, usa-se um espectroradiômetro (ou um equipamento EyeOne). Os iluminantes são especificados por curvas de energia espectrais teóricas. Assim, podemos desenhar um gráfico, e ele passa a ser um padrão de iluminante.

Índice de Reprodução de Cor (IRC)

Os testes para verificar se uma fonte luminosa se aproxima de um padrão internacional (iluminante) é conhecido como CRI ("Color Rendering Index", ou Índice de Reprodução de Cor, o IRC).

A escala que classifica as fontes luminosas vai de 0 a 100 (o ponto 100 simula a luz do dia, isto é, a visualização do iluminante padrão D65).

A recomendação de algumas normas internacionais, como a ISO 3664, é que este índice seja sempre superior a 90, para que as fontes luminosas sejam confiáveis (para análise e gerenciamento de cores).

Porém, quanto maior o CRI de uma fonte, mais cara ela é: uma lâmpada com CRI acima de 90 custa mais do que uma com CRI inferior a 90.

Saiba que não existe nenhuma fonte luminosa que atinja o valor de CRI igual a 100.

Como os iluminantes afetam a cor

Vamos dar um exemplo: temos uma caixa nas cores preta, azul e verde. Ela fica numa sala com luz vermelha. Nessas condições, aos nossos olhos, vai parecer que a caixa é preta, pois todas as cores dela absorvem a cor vermelha e, portanto, nenhuma luz chega a nós.

Outro fenômeno é a metameria de iluminante. Duas cores parecem iguais quando vistas sob a mesma fonte luminosa, mas se tornam diferentes quando observadas sob outra. Por exemplo: uma cor com três pigmentos (vermelho, azul e amarelo) gerou a seguinte curva de reflectância espectral:

Na produção de um novo lote desta cor, o colorista teve que utilizar um tom alternativo, pois o vermelho que ele usava parou de ser fornecido. O resultado da formulação gerou a seguinte curva de reflectância:

Assim, chegamos a algumas conclusões:

  • Quando as duas cores são observadas sob a luz do dia, que ressalta as deficiências de azul, elas ficam com aparência idêntica. Isto se deve ao fato de que as duas curvas de reflectância espectral não possuem diferenças na região do azul;
  • Quando as duas cores são observadas sob a fonte de luz CWF, que é a lâmpada fluorescente branca fria, a aparência das duas cores começa a parecer diferente, pois a CWF ressalta os defeitos da região de verde. Como as duas curvas de reflectância já apresentam certa deficiência nesta região, os defeitos ficam mais evidentes;
  • Quando estas cores são observadas sob a fonte de luz incandescente, que ressalta as deficiências de vermelho e amarelo, a diferença fica muito perceptível, pois as curvas de reflectância são muito diferentes nesta região do gráfico.

Escolha o iluminante

Qual o iluminante correto para avaliar as cores do impresso? Resposta: aquele que mais se aproxima ao iluminante do local onde o impresso será visto e ficará exposto.

Por exemplo: se o impresso ficar em ambientes externos, escolha iluminantes que representem as variações da luz do dia. Se o impresso for instalado numa loja de departamento, escolha os iluminantes fluorescentes.

Saiba qual é a fonte luminosa (e o seu fabricante) utilizada no ponto de venda. Assim, você pode obter a curva de distribuição espectral da fonte e compará-la com as curvas dos iluminantes padrão CIE.

Outro exemplo: se a fonte utilizada no ponto de venda for a GE Branca Fria, pesquise as curvas de distribuição espectral nos catálogos da General Electric.

iluminante para gerenciamento de cores

Comparação entre iluminante de uma fonte GE e o iluminante CIE F2

O padrão para o iluminante CIE F2 foi baseado numa média de fontes fluorescentes "branca fria" disponíveis no mercado. Comparando as duas curvas de distribuição energética espectral acima, podemos observar que a curva da lâmpada da GE não é igual à curva do iluminante CIE F2. Mas elas são similares.

Se medirmos o CRI da lâmpada da GE, vamos obter algo próximo de 90. Portanto, ao medirmos com o espectrofotômetro usando o iluminante F2, estaremos simulando como o impresso será visto no ponto de venda.

Porém, nem todos os fabricantes permitem acesso às curvas de distribuição espectral de seus produtos. Nesta situação, precisamos saber se as cores produzidas não são metaméricas, e devemos avaliar a reprodução da cor em três iluminantes: D65 (luz do dia), F2 e A (Incandescente).

Se as variações de delta E não forem grandes entre esses três iluminantes, não haverá problemas em qualquer que seja o ambiente onde o impresso será exposto.

Fonte: Coralis. Edição do texto: InfoSign



EFI Optitex disponibiliza ferramenta de personalização de roupa em 3D

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/02/2018
3D Design Illustrator agiliza o fluxo de trabalho de criação de vestuário

3D Design Illustrator agiliza o fluxo de trabalho de criação de vestuário

A EFI Optitex, fornecedora de plataformas de vestuário 2D e 3D, lançou o Optitex 3D Design Illustrator, plug-in que permite aos designers validar e personalizar, no Adobe Illustrator, peças de roupas em 3D. A ferramenta foi anunciada na 19ª edição do EFI Connect, em Las Vegas (EUA). Por meio dela, os designers podem visualizar peças de roupa em 3D (com a proporção e escala precisas) e criar estampas exclusivas sem ter de esperar por uma amostra impressa.

O plug-in importa arquivos de estampas 2D e 3D ou bibliotecas de blocos modulares para o Adobe Illustrator e ativa uma janela com uma representação 3D da estampa lado a lado. Os usuários podem exportar o arquivo final como uma imagem ou arquivo 3D, validar designs entre as equipes e enviá-los para a impressão digital direta ou sublimática.

A EFI também oferece os plug-ins de design têxtil Fiery DesignPro para Adobe Illustrator e Photoshop, em plataformas de computação Mac ou Windows. O Fiery DesignPro aumenta a velocidade da criação têxtil de forma econômica, para que os designers façam testes com mais confiança e propaguem as cores com mais regularidade.

Guy Alroy, gerente de produtos têxteis, EFI Productivity Software, declarou: “A adoção da tecnologia 3D é uma necessidade para quase todas as empresas de moda. Nesse setor, é importante integrar todas as equipes, do design à produção. Com o 3D Design Illustrator, todas as equipes podem ativar os recursos 3D para agilizar o processo de design e os fluxos de trabalho, além de se concentrar na criatividade, reduzir a necessidade de criar protótipos físicos e colocar o produto mais rapidamente no mercado”.

Veja no vídeo abaixo (em inglês) como o 3D Design Illustrator funciona:

 

Fonte: EFI



3M lança três vinis para envelopamento de veículos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/01/2018
Série de vinis IJ180mC Print Wrap foi expandida

Série de vinis IJ180mC Print Wrap foi expandida

A desenvolvedora 3M expandiu a linha IJ180mC Print Wrap, composta por vinis adesivos para envelopamento de veículos. Foram adicionadas três opções (10LSE, 10SLS e 10UR), especialmente concebidas para aderir a superfícies difíceis, como aço inoxidável e tintas de revestimento em pó.

Indicados para aplicação em superfícies curvas, rebitadas e onduladas, os vinis empregam Comply Adhesive, adesivo com microtecnologia que oferecem a capacidade de deslizamento e aderência inicial, o que permite que o instalador mova o filme através da superfície, até que a posição correta seja alcançada. Conheça mais sobre os vinis:

- IJ180mC-10LSE: concebido para a aplicação de envelopamento de veículos personalizados com superfícies difíceis, como os plásticos LSE encontrados em motos e snowmobiles;

- IJ180mC-10SLS: indicado para aplicações em aço inoxidável, como petroleiros, trailers e caminhões refrigerados e de alimentos;

- IJ180mC-10UR: filme destinado a instalações rápidas e fáceis e remoção limpa e simples, sem calor ou produtos químicos. As aplicações incluem veículos comerciais e ônibus da frota.

Fonte: 3M