Mimaki lança impressora para sublimação TS30-1300

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/08/2016
TS30-1300 é modelo mais em conta para quem pretende começar no mercado

TS30-1300 é modelo mais em conta para quem pretende começar no mercado

A filial brasileira da Mimaki, fabricante de impressoras digitais, anunciou o lançamento do TS30-1300, equipamento para sublimação de entrada para a estamparia de diversos produtos, como tecidos, vestuários esportivos, prototipagem e itens personalizados.

Com largura máxima de impressão de 1,361m, a impressora pode operar com velocidade de até 19,6m2/h, no modo de 4 cores e resolução de 540 × 720dpi. Além disso, pode ser operado por meio de um conjunto simples de funções e emprega tintas Sb54, vendidas em cartuchos de 440ml ou bags de 2 litros.

A fabricante frisa que, ao realizar internamente a impressão, anteriormente terceirizada, a produção é mais rápida, o que reduz o tempo de espera para a entrega da amostra ao cliente. Além disso, quando o cliente solicita uma alteração no layout, o novo design pode ser impresso e entregue imediatamente.

Fonte: Mimaki



Tornando-se mais sustentável - Parte 1

Por Eduardo Yamashita em 22/01/2017
Uso do vinil adesivo precisa ser discutido

Uso do vinil adesivo precisa ser discutido

Atualmente, as empresas de comunicação visual têm buscado usar soluções mais sustentáveis (“verdes”), isto é, ambientalmente amigáveis e corretas. Um dos principais materiais dessa indústria é o vinil autoadesivo, usado em abundância em aplicações de sinalização, decoração, envelopamento e adesivações diversas. Portanto, em meio a discussões sobre práticas “verdes”, é inevitável discutir as implicações e impactos dos vinis no meio ambiente. Ele é sustentável? Pode ser reciclado? Quais são suas limitações? Neste artigo, buscamos apresentar informações para responder a essas perguntas e eliminar mal-entendidos sobre essas mídias.

O PVC é “verde”?

O policloreto de vinil (o PVC) pode ser considerado um problema em termos sustentáveis? Aplicado ao mercado de comunicação visual, sinalização e envelopamento, ele talvez seja.

O PVC tornou-se o material de básico para filmes gráficos por poder ser fabricado em qualquer cor, além de ser durável e proporcionar elasticidade para aplicações em diversos tipos de superfícies.

No entanto, a produção de filmes de PVC usa ftalatos, que não o tornam necessariamente um material ecológico, principalmente porque ele não vai se decompor nos aterros e não há como reciclar o filme após seu uso. No entanto, atualmente há filmes de envelopamento sem PVC disponíveis no mercado.

Quando se trata de produtos autoadesivos, é importante lembrar que todos eles têm adesivo. Portanto, não importa quão ambientalmente amigável é o filme, o adesivo também deve ser levado em consideração. Atualmente, não há nenhum processo mecânico para separar o adesivo do filme, o que dificulta a reciclagem ou a degradar do material num aterro.

Fabricantes de mídias já estão investindo na produção de películas autoadesivas sem PVC

Busca por alternativas

Por que deveríamos começar a empregar materiais alternativos? A principal razão, em função de uma consciência ambiental maior atual, devemos procurar maneiras de reduzir nossa pegada. Há outra razão muito relevante: os clientes que pedem por soluções mais verdes. Para atendê-los, é necessário armar-se de informação sobre materiais alternativos.

De fato, nos últimos anos as empresas nacionais de varejo e as lojas de “grandes caixas” procuram cada vez mais produtos sustentáveis, e a tendência é que nos próximos anos essa demanda se expanda a empresas regionais e varejistas locais.

A demanda

O que impulsiona os clientes que demandam produtos sustentáveis são os mandatos regulatórios criados em anos recentes, como as normas de fabricação de produtos para crianças (sobretudo, brinquedos infantis). Para esse público, a indústria de sinalização fornece imagens para decoração ambiental, tanto comercial (em lojas e hospitais, por exemplo) quanto doméstica (quartos e cômodos). Obviamente, não se trata de brinquedos, porém os varejistas envolvidos na comercialização de produtos infantis passaram a questionar todos os fornecedores, para garantir que nenhum componente prejudicial seja empregado em itens vendidos para o mercado infantil.

Normas de fabricação de produtos infantis podem ajudar na regulamentação de práticas mais sustentáveis na indústria de comunicação visual

Outra legislação é conhecida como REACH (Regulamento, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos). Embora tenha sido desenvolvida na Europa, ela pode ser aplicada no Brasil, sobretudo por empresas que importam e exportam para o mercado europeu. Esse regulamento mostra como reduzir o uso de químicos nocivos ( cádmio, cromatos e chumbo) na fabricação de produtos de consumo.

O regulamento afeta fornecedores de clientes multinacionais que exigem compatibilidade em diferentes países. Para padronizar a qualidade dos materiais comprados, os clientes pedem que sejam seguidas as normas de fabricação REACH.

Em função da regulação ambiental atual, alguns fabricantes de filmes autoadesivos estão se alinhando aos novos padrões de emissão de gases de efeito estufa, que surgiram da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas realizada em Paris em 2015. Os efeitos desse acordo histórico sobre nosso setor se desenvolverão nos próximos anos.

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

 



Spandex apresenta nova mídia têxtil para impressão digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/01/2015

Substrato faz parte da linha ImagePerfect

Substrato faz parte da linha ImagePerfect

A Spandex, fornecedora europeia de substratos para comunicação visual, ampliou a série de mídias ImagePerfect ao adicionar mais um tecido para decoração de paredes.

De acordo com a empresa, a ImagePerfect Self-Adhesive Wall Textile é autoadesiva, opaca e resistente à água. Além disso, é compatível com tintas ecossolvente, solvente, UV e látex.

O tecido, similar a um papel de parede, é ideal para revestimentos e instalações indoor e outdoor. Pode também ser utilizado em pontos de venda, eventos, escritórios e outras aplicações na indústria têxtil.

A série ImagePerfect consiste de 160 mídias, como vinis adesivos, filmes para laminação, lonas, tecidos, papéis, entre outras.

Fonte:Spandex