Mimaki Europa lança site e concurso de fotografia

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/04/2013

A Mimaki Europa revelou alguns de seus planos para 2013. Dentre as novidades citadas pelos responsáveis, estão o lançamento de um website e um concurso de fotografia.

A fim de comemorar o lançamento do site MyMimaki.com, os clientes são convidados a usar a criatividade para um concurso de fotografias com imagens reproduzidas em equipamentos da marca. Chamado "Me & My Photo Contest Mimaki", o concurso distribuirá um prêmio no valor de cinco mil euros.

"Nossas soluções ajudam os clientes em termos de agilidade e produtividade, mas a energia e a criatividade é que são vitais para garantir o sucesso deles", comentou Mike Horsten, gerente de marketing da Mimaki Europa.

Concurso de fotografia da Mimaki Europa

Concurso de fotografia da Mimaki Europa

Fonte: Large Format Review



Entrevista com Igor Paiva, gerente de Marketing da Imprimax

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/08/2017
InfoSign entrevistou Igor Paiva, gerente de Marketing da Imprimax

InfoSign entrevistou Igor Paiva, gerente de Marketing da Imprimax

Manter seu portfólio de produtos em constate evolução. Essa é uma das grandes características (e diferenciais) da Imprimax, fábrica nacional de películas adesivas que atua no mercado desde maio de 1993. Contando com planta fabril, equipamentos, mão de obra e laboratórios modernos e qualificados, a empresa faz constante monitoramento das demandas do mercado e de seus clientes, para, consequentemente, desenvolver e prover mídias melhores aos segmentos de comunicação visual, decoração e automóveis. Outra característica marcando da empresa é seu compromisso em ajudar a profissionalizar o mercado no qual atua. Além de oferecer suporte técnico aos clientes, a empresa cumpre uma agenda riquíssima de atividades de educação e estímulo, como o concurso Dividindo Ideias e o centro de treinamentos de adesivação e envelopamento. Para falar sobre esses e outros assuntos, como a série de lançamentos de produtos em 2017, o InfoSign entrevistou Igor Paiva, gerente de Marketing da empresa. Acompanhe:

InfoSign: Quais os lançamentos da Imprimax para 2017?

Igor Paiva: Este ano, resolvemos trazer algumas tendências de materiais e cores que fazem sucesso fora do país. Na linha decorativa, procuramos desenvolver alguns adesivos de madeiras que sejam similares à realidade, com acabamentos em carvalho e imbuia. Outras novidades foram os revestimentos de couros e mármore carrara, além dos materiais com texturas de pincéis, como o artístico (em diversas cores), o savana (que imita pele de animais) e o adesivo telado. Esses materiais são resistentes a produtos de limpeza de uso residencial, não propagam fogo, são antibactérias e antiumidade.

Para a linha automotiva, resolvemos importar os cromados brilhante e fosco e o fibra 5D, pois percebíamos que muitos clientes queriam comprar estes produtos, mas não conseguiam ter acesso a eles. Também lançamos os novos Gold Max Alta Performance e o Gold Fosco Alta Performance, cujo objetivo é fornecer um material com qualidade internacional, mas produzido no Brasil. Estes materiais contam com um vinil de alta performance com mais aditivos, que é muito moldáveil e resistente a intempéries. Além desses aditivos, o produto conta com um frontal blockout, que não deixa a cor da superfície alterar a cor do vinil. Os materiais são compostos por adesivos reposicionáveis e estão disponíveis nas opções fosca e brilhante, e nas cores sólidas e perolizadas, nas dimensões de 1,40m x 25m.

Criamos também novas cores para a linha Gold Alto Brilho, e passamos a vendê-la em bobinas de 1,40m x 25m. Além disso, a Imprimax alterou as colas das linhas Gold Max e Color Max, que agora lveam adesivo reposicionável.

Também lançamos o iMax, produto que veio para substituir a manta magnética. Com custo-benefício melhor, o material aceita impressão e recorte eletrônico e está disponível com cola reaplicável, podendo ser aplicado e removido diversas vezes.

Em resumo, quais são as linhas de produtos que vocês oferecem atualmente?

A Imprimax está presente nos segmentos de comunicação visual, decoração (Décor Max) e automotivo (Gold Tuning). Estamos com diversas soluções que podem facilitar a conversão do dia a dia.

Entre os segmentos de envelopamento, decoração e sinalização comercial, em qual a Imprimax investe e atua mais? Por quê?

A Imprimax acredita muito no potencial do mercado em geral. Por isso, investimos nos produtos para que atendam a qualquer segmento. Por exemplo, um cliente que atua em comunicação visual pode também decorar ou envelopar um veículo. Então, oferecemos soluções que podem ser utilizadas em diversos segmentos, assim agregando valor aos serviços dos nossos clientes. Cada vez mais investimos na criatividade e fortalecimento dos segmentos.

A decoração ambiental personalizada com vinis vêm ganhando cada vez mais espaço. Por qual motivo?

A decoração vem ganhando força porque é fácil e prático a personalização total e a revitalização de móveis e ambientes utilizando o vinil. Estamos chamando isso de Decor Express, pois essa facilidade tem um custo-benefício mais atrativo e não tem quebra-quebra, deixando o cliente final satisfeito com o resultado e a qualidade dos produtos oferecidos. Outra vantagem é que os móveis antigos não precisam ser trocados com tanta facilidade, é só envelopar.

O que você tem a dizer às empresas que querem ganhar dinheiro oferecendo serviços de decoração?

É que acreditamos tanto quanto vocês, e que esse mercado ainda é promissor no Brasil, ou seja, está apenas começando.

É possível dizer que prestar serviço de decoração e sinalização dá para lucrar mais do que oferecer serviços de envelopamento de carro?

Tudo depende do serviço, da valorização do profissional e do projeto. Acredito que qualquer trabalho possa ter lucro se feito com qualidade. Sempre fazemos um comparativo com um restaurante: se você for em um restaurante e for mal atendido ou não gostar da comida, você indicaria para alguém? É a mesma coisa em nosso segmento; faça os trabalhos com amor e criatividade, que você sempre será lembrado e indicado para a realização de outros serviços. Então, acreditamos que em qualquer segmento é possível ganhar dinheiro, basta dedicação e valorização da mão de obra.

Atualmente, quais tipos de vinis os envelopadores têm solicitado e usado?

Os envelopadores ultimamente pedem materiais com alta moldabilidade, que resistem a intempéries e tenham adesivos reposicionáveis. Por essa necessidade, desenvolvemos o Gold Max e o Gold Fosco Alta Performance. Para decoração, solicitam materiais texturizados e diferenciados.

Quais são, ainda, as dificuldades que os envelopadores mais enfrentam? Por quê?

Percebemos que muitos que estão no mercado ainda não sabem utilizar os materiais corretos para cada tipo de aplicação, ou acabam utilizando um produto inferior para economizar, sofrendo consequências futuras. Por esse motivo, estamos investindo bastante em workshops e treinamentos, para poder formar aplicadores técnicos e reciclar os que já atuam no mercado.

Como funciona o centro de treinamento da Imprimax?

Há mais ou menos um ano, a Imprimax investiu em um novo centro de capacitação de envelopamento, em sua própria sede, que oferece treinamentos segmentados sobre decoração, comunicação visual e envelopamento líquido (Power Revest). Simulamos ambientes e dificuldades reais, e os alunos ficam dois dias aprendendo as mais variadas técnicas de aplicação na prática. Nossos instrutores também ensinam dicas criativas para agregar valor nos trabalhos. Os valores dos treinamentos são bem reduzidos, para que todos possam ter acesso, saindo a R$599,90, podendo ser parcelado em até três vezes sem juros no cartão de crédito. Há descontos para quem paga à vista.

Em qual fase está atualmente o Dividindo Ideias (concurso de adesivação e envelopamento que a Imprimax promove)?

O Dividindo Ideias vem se popularizando como um catálogo de trabalhos criativos e de divulgação das empresas que participam. A Imprimax tem como objetivo fortalecer os segmentos de comunicação visual, decoração e automotivo, com ideias inusitadas para que o mercado tenha uma nova visão do que pode ser feito com os vinis autoadesivos. Já estamos no segundo ano de ação, e a cada ano recebemos mais ideias criativas. A Imprimax premia os vencedores mensais para incentivar, cada vez mais, a criatividade. Temos como meio de divulgação um grupo no Facebook #dividindoideias e o site (www.dividindoideias.com.br).

Como funciona o desenvolvimento de produtos da Imprimax?

Para desenvolver um produto, a Imprimax sempre realiza uma pesquisa com quem realmente utiliza as mídias, para identificarmos as necessidades e, assim, melhorar o que já está em linha ou, simplesmente, para criar uma nova solução para o mercado. Todo ano, pesquisamos as tendências mundiais de cores, texturas e performance de produtos para agregar conhecimento nas soluções que criamos.



Como resolver problemas na sublimação – Parte 2: Impressão

Por João Leodonio em 17/11/2017
Saiba o que fazer para evitar e corrigir falhas encontradas na impressão offset e por sublimação digital

Saiba o que fazer para evitar e corrigir falhas encontradas na impressão offset e por sublimação digital

Além de conhecer e sanar eventuais problemas na pré-impressão e na prensagem, saiba como evitar falhas na impressão digital ou offset na produção de estampas sublimadas.

Problema: impressora digital inadequada

Muitas empresas compram impressoras adaptadas. Fazem isso para tentar reduzir seus investimentos ao adquirir um equipamento mais barato. Porém, os prejuízos gerados acabam superando a economia feita no investimento. Existem muitos fornecedores de impressoras originalmente sublimáticas e que também comercializam insumos para esses equipamentos.

Recomendação: prefira marcas conhecidas e pesquise muito antes da compra. Analise várias empresas e orçamentos. Deve-se consultar quem já utiliza equipamentos similares, além de coletar muitas opiniões antes de adquirir uma impressora sublimática. Na hora de investir, deve ser analisada a melhor relação custo x benefício. Se a empresa não tiver competência para essa análise, a recomendação é que ela contrate uma consultoria, ou de revendas ou de consultores independentes.

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Problemas: qualidade de impressão ruim e entupimento de cabeças, ambos causados por tinta digital ruim

Geralmente, os fabricantes de impressoras fornecem a tinta mais adequada para garantir o desempenho de qualidade e custo de produção e manutenção. No entanto, existem marcas de tintas compatíveis, algumas das quais prometem resultados de impressão ótimos a um custo inferior de produção. Porém, são comuns reclamações sobre os problemas causados por esses insumos, em função dos prejuízos gerados pela má qualidade de impressão e entupimento das cabeças de impressão.

Recomendação: utilizar tintas indicadas pelo fabricante da impressora. Muitas empresas oferecem a extensão do tempo da garantia do equipamento quando o cliente usa tintas originais. Caso opte por tintas compatíveis, recomenda-se realizar testes de produção e desempenho, para comprovar a qualidade dos insumos.

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Problemas: papel enruga e transferência inadequada

Na impressão digital, o ideal é utilizar papel revestido (resinado) e com gramatura adequada para cada tipo de produção. O papel resinado permite que a tinta ancore em sua superfície, o que gera economia no gasto do insumo, além de entregar melhores resultados de cor e definição da imagem na prensagem. Com o papel não revestido (offset comum e sulfite, por exemplo), isso não ocorre, porque a tinta ancora na massa mecânica do substrato. Para solucionar esse problema, muitas empresas utilizam um perfil de cor “mais generoso”, que emprega mais tinta, o que leva a desperdício do insumo e compromete as áreas de mínimas da imagem.

Recomendação: usar papel revestido e realizar testes de gramatura antes da compra. A gramatura ideal vai depender da carga de tinta e do tipo de prensagem (na calandra ou na prensa plana). Papéis com gramaturas muito baixas enrugam com cargas de tinta alta e podem gerar problemas de tração na calandra ou enrolar quando trabalhados em prensas planas. Papéis de gramatura muito altas e impressões com baixa quantidade de tinta poderão gerar manchas por conta da dureza do papel e por má acomodação na prensa.

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Problemas na produção sublimática causados na impressão offset

As falhas de impressão offset são, geralmente, causados pela falta de manutenção dos equipamentos e pelo desconhecimento dos operadores do processo. Entre os problemas mais comuns, estão as marcas de rolaria que formam uma espécie de degradê na imagem. Isso tem origem na falta de manutenção da rolaria das impressoras. Rolo gasto ou mal regulado ajuda a causar falhas. Outro caso bem comum é a falta de registro, causada por falta de habilidade do operador. No caso da manutenção, os pinos onde as chapas são encaixadas devem estar perfeitos, pois qualquer desgaste ajuda no erro de registro. Tome muito cuidado com os respingos (voagem da tinta no papel). Na maioria das vezes, essas falhas são sentidas, apenas, no momento da prensagem. Basicamente, os respingos acontecem quando a impressora roda em velocidade muito alta.

Recomendação: realizar manutenções periódicas dos equipamentos, utilizar tinta de qualidade reconhecida e utilizar o mesmo código de cor para a cromia inteira.

 

Sobre o autor: João Leodonio atua no segmento gráfico há 10 anos, como gerente de produção e consultor. Tecnólogo em produção gráfica, atuou como palestrante pela Imprensa Oficial, de Angola, e como consultor de processos produtivos. É proprietário da Pari Transfer Sublimático