Kornit e ColorGate fecham parceria

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/08/2017
Fabricantes estão desenvolvendo uma solução conjunta de hardware e software para impressão têxtil

Fabricantes estão desenvolvendo uma solução conjunta de hardware e software para impressão têxtil

A Kornit, fabricante de impressoras têxteis, e a ColorGate, fornecedora de softwares RIP, fecharam uma parceria para desenvolver um sistema de impressão em tecidos. A solução estará disponível a partir do quarto trimestre de 2017.

A ColorGate tem uma sólida reputação na impressão comercial e estava buscando expandir seus negócios para o segmento têxtil. Já a Kornit estava procurando uma parceria técnica para otimizar suas soluções.

Segundo as empresas, o software ColorGate Textile Productionserver (TPS) será adaptado aos equipamentos da Kornit. A ideia é aprimorar o fluxo de trabalho das impressoras têxteis para tornar a produção mais rápida e eficiente.

Aos clientes que adquirirem a solução, o suporte técnico e o treinamento serão dados pela Kornit, que contará com o lastro da ColorGate.

Thomas Kirschner, proprietário da ColorGate, declarou: “A Kornit domina a tecnologia direct-to-garment e nós temos o know-how para desenvolver RIPs. A combinação dos nossos pontos fortes proporcionará aos clientes soluções de impressão têxtil que eles tanto desejavam”.

Fonte: Kornit



Seis tendências para o mercado global de impressão de grande formato

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/05/2015

Censo da Fespa consultou mais de 1.200 empresas de várias regiões do globo

Censo da Fespa consultou mais de 1.200 empresas de várias regiões do globo

A Fespa, federação internacional de indústrias de impressão digital e comunicação visual, publicou recentemente o resultado de uma pesquisa sobre o mercado global no qual atua. Trata-se do Censo Fespa, que revelou seis tendências e consultou mais de 1.200 empresas entre maio de 2014 e abril de 2015.

Metade das empresas que responderam a pesquisa era do continente americano, 42% dos participantes eram da Europa e 8%, da região asiática do Pacífico.

Segundo a Fespa, as empresas consultadas representam todo o espectro dos negócios do mercado, pois incluem birôs de impressão digital e serigrafia (34%), gráficas comerciais (15%), signmakers (13%), designers (7%), agências de publicidade (5%) e outros. Como novidade, a pesquisa incluiu fabricantes industriais, que representaram 8% dos consultados e desempenham atualmente papel considerável na comunidade de usuários de impressão digital.

Como resultado, a pesquisa obteve seis tendências para o mercado internacional, que são:

Otimismo

Dos consultados, 80% estão otimistas com seus próprios negócios. Isso excede o otimismo geral em relação ao setor (14%). Esse otimismo individual fundamenta-se no sucesso comercial. Nos mercados desenvolvidos, as receitas médias mais do que dobraram, passando de 3 milhões de euros em 2007 para mais de 6,25 milhões de euros em 2015.

Demandas dos clientes – a impressão como indústria de serviço

A demanda dos clientes é a razão para que as empresas de impressão façam esforços contínuos para entregar trabalhos mais rápidos, just-in-time, dentro de prazos estabelecidos e com possibilidade de personalização. Pelo menos 70% dos entrevistados esperam que essas quatro tendências cresçam, o que reforça a ideia de que as empresas de impressão atualmente são dirigidas para entregar serviços. A adoção de processos digitais (sistemas de produção, fluxo de trabalho, automação e web-to-print) é motivada por essas expectativas.

Mudança no portfólio de produtos – da produção de massa para customização em massa

Os principais materiais produzidos pelas empresas que responderam a pesquisa são banner (49%), poster (40%), sinalização (38%) e outdoor (37%).

Um crescimento expressivo foi sentido na produção de tecidos impressos para os mercados de moda e decoração, com mais de 80% dos entrevistados relatando uma expansão na demanda por essas aplicações.

A mudança no mix de aplicações também foi refletida pelo crescimento dos substratos rígidos, que representam 25% da saída das empresas consultadas.

Tecnologia digital possibilita mudanças

Quase metade dos entrevistados para o Censo Fespa indicaram intenções em comprar equipamentos de impressão de grande formato, com um plano de investimento na faixa de 100 mil euros.

Os planos de compras são dominados pelas impressoras UV (27%), têxteis (21%), solvente (17%), ecossolvente (16%) e látex (14%). Já para acabamento, as cortadoras e laminadoras são as máquinas preferidas.

A maior parte desses investimentos (45%) é motivada pela abertura de novos mercados e aplicações. Mas outras questões, como melhoria da qualidade de impressão, aumento da capacidade e velocidade e redução de custos, também entram nos planos de investimento.

Crescimento da impressão têxtil nos segmentos gráfico, industrial e de moda e decoração

Segundo o Censo Fespa, 27% do consultados estão envolvidos com impressão de vestuário e 81% enxergam as perspectivas de crescimento desse segmento. A tecnologia digital é um elemento chave e mais da metade dos entrevistados espera que a estamparia digital têxtil torne-se uma alternativa importante para a impressão serigráfica nos próximos dois anos. As impressoras têxteis têm lugar de destaque nos planos de investimento, com 21% dos entrevistados planejando investir nessa tecnologia. Os substratos têxteis continuam a crescer no segmento de sinalização, com 67% dos entrevistados apontando crescimento do soft signage.

A integração entre mídias digitais e impressão de displays e sinalização

Mais de três quartos dos consultados esperam que a sinalização digital cause impactos nos negócios de grande formato num futuro próximo, com 36% dos entrevistados afirmando que essas tecnologias já fazem parte do negócio. E 31% dos participantes planejam oferecer soluções de sinalização digital nos próximos 12 meses.

Fonte: Fespa



PixelDots promove curso de pré-impressão digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/03/2013

Curso de pré-impressão será ministrado pela PixelDots

Curso de pré-impressão será ministrado pela PixelDots

Nos dias 23 e 24 de abril, a PixelDots vai promover em Belo Horizonte o curso Pré-Impressão Digital, com ênfase na formação de profissionais da área que trabalham com equipamentos de tecnologia solvente, látex, UV e sublimação em grande formato.

No curso, os participantes aprenderão técnicas capazes de colaborar com a economia de tinta, redução de custos de produção e aumento na qualidade do produto, além de receberem dicas sobre acabamento e aplicação.

As aulas, que serão ministradas pelo professor Adriano Medeiros, diretor técnico da PixelDots e organizador e juiz do Fespa Wrap Cup, abordarão os seguintes temas:

  • Mitos da impressão digital;
  • Cores: gerenciamento em diferentes computadores;
  • Bitmaps: conceitos de resolução e aplicações;
  • Fotos: tratamento de imagens, boa impressão, nitidez e iluminação;
  • Exportação para impressão;

O valor do curso é de 550 reais por pessoa. As inscrições devem ser feitas pelo site.

A próxima turma será em Fortaleza, Ceará.

Fonte: PixelDots