Imprimax lança vinis adesivos decorativos jateados

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/06/2015

Treze opções de películas fazem parte da linha Color Max

Treze opções de películas fazem parte da linha Color Max

A Imprimax, fabricante brasileira de películas autoadesivas, anunciou treze novas opções de vinis da linha Color Max, composta por filmes com acabamento jateado para comunicação visual, decoração de ambientes (vidros e chapas), laminação fria, sinalização, recorte eletrônico e corte/vinco.

Segundo a empresa, a durabilidade do material, que também protege contra estilhaçamento em manuseio e estocagem, é de até cinco anos em ambientes externos ou internos.

As mídias da série possuem frontal de PVC monomérico calandrado de 80 micra de espessura (exceto o Pisomax, que tem 120 micra), cola acrílica aquosa permanente e liner de papel couché de 120g/m2 ou 140g/m2 (em películas com largura de 1,52m).

Vendidos em bobinas com larguras de 1m, 1,22m ou 1,52m, os vinis aceitam impressão serigráfica (UV e convencional), flexográfica (UV), offset UV e digital (ecossolvente, solvente, UV e látex).

O lançamento da linha de vinis jateados Color Max faz parte da série de mais de 150 produtos recém-anunciados pela Imprimax.

Fonte: Imprimax



EFI adquire fabricante de impressoras Matan

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/07/2015
Tecnologia da Matan será incorporada ao portfólio da EFI

Tecnologia da Matan será incorporada ao portfólio da EFI

A EFI, fabricante de soluções gráficas, adquiriu a Matan Digital Printers, fabricante de impressoras de grande formato.

Com sede em Rosh HaAyin, em Israel, a Matan conta com aproximadamente 70 funcionários, entre eles o ex-presidente Hanan Yosefi, que passou a ocupar o cargo de vice-presidente e gerente geral da EFI Inkjet Israel. Sobre a aquisição, o executivo declarou: “Nossa tecnologia e, principalmente, nossos clientes possuem um grande futuro com a EFI em termos de suporte e inovação. Eu e a equipe da Matan estamos animados com a perspectiva de continuar crescendo e inovando como parte de um dos principais fabricantes de produtos de impressão a jato de tinta industrial do mundo”.

A aquisição foi uma transação de aproximadamente 29 milhões de dólares, pagos pela EFI aos sócios da Matan com o objetivo de obter todas as ações da fabricante. No contrato de venda, a EFI também assumiu aproximadamente 5 milhões de dólares em dívidas da Matan e depositou 14 milhões de dólares sob custódia para servir de segurança em benefício da EFI pelas obrigações indenizatórias dos acionistas da Matan.

A EFI espera que a transação seja levemente acumulativa em relação aos ganhos do ano fiscal de 2015. A empresa divulgará informações financeiras sobre os resultados antecipados do terceiro trimestre de 2015, incluindo o impacto dessa transação, durante sua chamada sobre ganhos no segundo semestre de 2015, marcada para 21 de julho de 2015.

Guy Gecht, CEO da EFI,declarou: “Essa aquisição proporciona à EFI uma ampla variedade de produtos para ajudar nossos clientes a aproveitar oportunidades na impressão de grande formato. A força de pesquisa e desenvolvimento da Matan acelerará a inovação de impressão a jato de tinta da EFI e, ao mesmo tempo, preencherá um espaço importante no portfólio da empresa, em uma linha de impressoras rolo a rolo de menor custo de aquisição focadas em sinalização, banners, outdoors e gráficos de frota”.

Fonte: EFI



Seis tendências para o mercado global de impressão de grande formato

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/05/2015

Censo da Fespa consultou mais de 1.200 empresas de várias regiões do globo

Censo da Fespa consultou mais de 1.200 empresas de várias regiões do globo

A Fespa, federação internacional de indústrias de impressão digital e comunicação visual, publicou recentemente o resultado de uma pesquisa sobre o mercado global no qual atua. Trata-se do Censo Fespa, que revelou seis tendências e consultou mais de 1.200 empresas entre maio de 2014 e abril de 2015.

Metade das empresas que responderam a pesquisa era do continente americano, 42% dos participantes eram da Europa e 8%, da região asiática do Pacífico.

Segundo a Fespa, as empresas consultadas representam todo o espectro dos negócios do mercado, pois incluem birôs de impressão digital e serigrafia (34%), gráficas comerciais (15%), signmakers (13%), designers (7%), agências de publicidade (5%) e outros. Como novidade, a pesquisa incluiu fabricantes industriais, que representaram 8% dos consultados e desempenham atualmente papel considerável na comunidade de usuários de impressão digital.

Como resultado, a pesquisa obteve seis tendências para o mercado internacional, que são:

Otimismo

Dos consultados, 80% estão otimistas com seus próprios negócios. Isso excede o otimismo geral em relação ao setor (14%). Esse otimismo individual fundamenta-se no sucesso comercial. Nos mercados desenvolvidos, as receitas médias mais do que dobraram, passando de 3 milhões de euros em 2007 para mais de 6,25 milhões de euros em 2015.

Demandas dos clientes – a impressão como indústria de serviço

A demanda dos clientes é a razão para que as empresas de impressão façam esforços contínuos para entregar trabalhos mais rápidos, just-in-time, dentro de prazos estabelecidos e com possibilidade de personalização. Pelo menos 70% dos entrevistados esperam que essas quatro tendências cresçam, o que reforça a ideia de que as empresas de impressão atualmente são dirigidas para entregar serviços. A adoção de processos digitais (sistemas de produção, fluxo de trabalho, automação e web-to-print) é motivada por essas expectativas.

Mudança no portfólio de produtos – da produção de massa para customização em massa

Os principais materiais produzidos pelas empresas que responderam a pesquisa são banner (49%), poster (40%), sinalização (38%) e outdoor (37%).

Um crescimento expressivo foi sentido na produção de tecidos impressos para os mercados de moda e decoração, com mais de 80% dos entrevistados relatando uma expansão na demanda por essas aplicações.

A mudança no mix de aplicações também foi refletida pelo crescimento dos substratos rígidos, que representam 25% da saída das empresas consultadas.

Tecnologia digital possibilita mudanças

Quase metade dos entrevistados para o Censo Fespa indicaram intenções em comprar equipamentos de impressão de grande formato, com um plano de investimento na faixa de 100 mil euros.

Os planos de compras são dominados pelas impressoras UV (27%), têxteis (21%), solvente (17%), ecossolvente (16%) e látex (14%). Já para acabamento, as cortadoras e laminadoras são as máquinas preferidas.

A maior parte desses investimentos (45%) é motivada pela abertura de novos mercados e aplicações. Mas outras questões, como melhoria da qualidade de impressão, aumento da capacidade e velocidade e redução de custos, também entram nos planos de investimento.

Crescimento da impressão têxtil nos segmentos gráfico, industrial e de moda e decoração

Segundo o Censo Fespa, 27% do consultados estão envolvidos com impressão de vestuário e 81% enxergam as perspectivas de crescimento desse segmento. A tecnologia digital é um elemento chave e mais da metade dos entrevistados espera que a estamparia digital têxtil torne-se uma alternativa importante para a impressão serigráfica nos próximos dois anos. As impressoras têxteis têm lugar de destaque nos planos de investimento, com 21% dos entrevistados planejando investir nessa tecnologia. Os substratos têxteis continuam a crescer no segmento de sinalização, com 67% dos entrevistados apontando crescimento do soft signage.

A integração entre mídias digitais e impressão de displays e sinalização

Mais de três quartos dos consultados esperam que a sinalização digital cause impactos nos negócios de grande formato num futuro próximo, com 36% dos entrevistados afirmando que essas tecnologias já fazem parte do negócio. E 31% dos participantes planejam oferecer soluções de sinalização digital nos próximos 12 meses.

Fonte: Fespa



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