Drytac lança vinil adesivo SpotOn White M50

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/08/2017
Mídia apresenta maior nível de opacidade

Mídia apresenta maior nível de opacidade

A filial europeia da Drytac, fabricante de mídias para comunicação visual, lançou o SpotOn White M50, vinil adesivo opaco compatível com impressão digital solvente, látex e UV. De acordo com a empresa, o filme é indicado para aplicações em que é necessária uma instalação fácil e sem ferramentas. Ele também pode ser reposicionado e removido de forma limpa até 12 meses após a instalação inicial.

A mídia é composta por PVC monomérico branco de 100 micra, adesivo de poliacrilato e liner de Kraft revestido com argila siliconada.

Indicado para aplicações indoor de curto prazo, o vinil foi desenvolvido para clientes que exigem um maior nível de opacidade, pois suas propriedades de bloqueio de luz tornam-no até 50% mais que os demais produtos da linha SpotOn White.

Fonte: Drytac Europe



Como escolher a resolução para a sua impressora digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/12/2012

resolução impressão

A escolha da resolução depende de fatores como a distância de visualização

Em dúvida sobre qual resolução usar na sua impressora? Então faça o seguinte: pergunte ao seu cliente onde o impresso será instalado e por quem e como ele será visualizado.

Se o impresso for visualizado a grandes distâncias, use resoluções menores. Isso porque, quanto mais o observador se afasta, mais dificuldade ele tem de enxergar os pequenos pontos que compõem a imagem. Ocorre uma ilusão óptica.

Já quando o impresso for visualizado a distâncias pequenas, use resoluções maiores, porque os observadores conseguem enxergar os detalhes da imagem.

Portanto, há uma relação inversamente proporcional: maior distância, menor resolução. Menor distância, maior resolução.

Sabendo disso, fica fácil aplicar a seguinte tabela:

Distância de visualização (metros) Resolução (dpi)
Mais de 15 75
Entre 3 a 15 Entre 150 e 300
Entre 1,5 a 3 Entre 360 e 720
Entre 0,5 a 1,5 Entre 720 a 1440
Menos que 0,5 Mais de 1440

Observação: ao escolher a resolução da sua impressora, também leve em consideração o gasto de tempo e de tinta. Existe uma relação diretamente proporcional: quando você opta por usar resoluções maiores, mais tempo e tinta você gastará para imprimir — o que vai encarecer o seu trabalho.

Por exemplo: um dada impressora trabalha na velocidade de 35m2/h, na resolução de 360 dpi, gastando 3ml/m2 de tinta. Se ela operar com 720dpi, gastará 5ml/m2 e vai imprimir na velocidade de 7,5m2/h (frisa-se que esse é apenas uma exemplo para fins didáticos).

O que é resolução de impressão

Segundo o "Guia Xaar para inkjet industrial", a resolução está relacionada com a precisão ou apuro visual de uma imagem. Ou seja, a habilidade de separar visualmente os objetos contidos numa imagem (e os seus limites). Para uma pessoa com acuidade visual média, isso significa distinguir uma par de objetos que compreendem um ângulo visual de 1 arco-minuto (1/60 de grau).

A resolução de impressoras digitais é medida em dpi (dots per inch — pontos por polegada). Se a resolução máxima de uma impressora é de 600dpi, isso quer dizer que ela imprime até 600 pontos (lado a lado) em uma polegada linear. Uma polegada equivale a 2,5cm.

Observação importante: não confundir resolução de impressão (medida em dpi) com resolução de dispositivos de visualização (como monitores), medida em ppi (pixel per inch — pixel por polegada).

Esse artigo é de autoria do InfoSign. Pulicado originalmente no dia 15 de dezembro de 2012.



Sihl anuncia novos filmes backlit no mercado internacional

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/01/2013

Novos filmes backlit foram lançados pela Sihl Direct, no mercado internacional. A série compreende os seguintes substratos: DuraCure Backlit 170, DuraCure Backlit 130 e LightCure Backlit 145 DS.

Segundo a empresa, a linha DuraCure combina filme plástico com uma alta proporção de papel, para que os materiais tenham menos impacto ambiental. O poliéster é empregado com parcimônia, apenas para conferir rigidez e resistência aos substratos.

O LightCure, por exemplo, é um filme revestido em ambos os lados, podendo receber impressão tanto na frente quanto atrás.

Ian Turnbull, diretor de operações da Sihl do Reino Unido, declarou sobre as novidades: "Mais uma vez, depois de uma extensa pesquisa, a empresa desenvolveu uma gama de produtos de alta qualidade. Os filmes DuraCure podem ser usados em instalações outdoor, além de permitirem a perfeita aderência da tinta".

Backlits DuraCure são lançados na Europa

Backlits DuraCure são lançados na Europa

Fonte: OutPut Mag. Texto: InfoSign