Caldera apresenta software de gerenciamento de produção

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/02/2015

Nexio foi desenvolvido especificamente para empresas que utilizam tecnologia de impressão digital de grande formato

Nexio foi desenvolvido especificamente para empresas que utilizam tecnologia de impressão digital de grande formato

A Caldera, desenvolvedora de aplicativos, anunciou a Nexio, nova solução capaz de integrar vários softwares de uma empresa de impressão digital, como RIP e programas de MIS, contabilidade, e-commerce, entre outros.

Segundo a empresa, o Nexio automatiza processos para economizar tempo, dinheiro e recursos. Trata-se de uma ferramenta que identifica arquivos digitais antes de serem enviados para o fluxo de trabalho, entregando-os a uma impressora com parâmetros já determinados de produção, resolução e tipo de mídia.

Isso evita a intervenção manual e a necessidade de criar vários folders para cada processo, o que reduz tempo de operação e riscos de erro humano.

O software permite a elaboração de relatórios para análise de desempenho de produção, para tornar os birôs de grande formato mais enxutos, rentáveis e ambientalmente conscientes.

Fonte: Caldera



Kornit lança tintas néon para estamparia digital têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/10/2017
Insumos foram apresentados pela primeira vez na feira SGIA 2017

Insumos foram apresentados pela primeira vez na feira SGIA 2017

A Kornit, fabricante de impressoras digitais têxteis, participou da SGIA 2017, feira que ocorreu entre os dias 10 e 12 de outubro, em Nova Orleans, Estados Unidos. Para o evento, a empresa levou seus principais equipamentos para estamparia em tecidos. Além disso, lançou as tintas néon (rosa e amarela) desenvolvidas para o sistema Allegro.

Segundo a empresa, os novos insumos ajudarão os usuários do Allegro a expandir seus negócios de moda, roupas esportivas e roupas infantis. O sistema é uma única solução de impressão digital direta em tecido que não exige pré e pós-tratamentos para estampar vários tecidos, além de contar com uma linha de produção totalmente integrada.

Outro destaque da Kornit na SGIA 2017 foi o Avalanche 1000 R, indicado para a produção em massa de peças de vestuário. Trata-se de uma plataforma robusta industrial que pode imprimir até 220 roupas claras ou 160 roupas escuras por hora.

Outra impressora têxtil da Kornit é a Vulcan, que é uma alternativa digital às máquinas de serigrafia. A máquina possui um sistema com pré-tratamento e impressão do branco e CMYKRG, em sequência. A Vulcan estampa até 250 peças de vestuário por hora, tanto em roupas escuras quanto claras.

Fonte: Kornit



Fotoprodutos e brindes com impressão por sublimação (Parte 1)

Por Jimmy Lamb em 21/05/2013

Amplie seus negócios fazendo fotoprodutos decorados com impressão por sublimação

Amplie seus negócios fazendo fotoprodutos decorados com impressão por sublimação

Fato: você precisa reinventar constantemente o seu negócio. Certamente você pode gerar mais receitas ao diversificar os seus serviços, ampliando a sua gama de clientes. Mas custa fazer mudanças. Então, como aumentar o seu negócio sem drenar a sua conta bancária? Uma das sugestões é entrar para o mercado de sublimação, que é um grande exemplo de alto RDI (retorno do investimento), não só porque é um processo de baixo custo, mas também porque abre as portas para um espectro grande de produtos rentáveis, como os fotoprodutos, por exemplo.

      Saiba mais sobre sublimação:

Definição de fotoproduto

Então vamos começar por definir o que é fotoproduto. Com certeza, não são fotos de familiares que se coloca na carteira. Num trabalho típico, temos imagens, textos ou gráficos personalizados, que são impressos digitalmente por meio da sublimação em substratos especiais, como o fotoproduto abaixo, que contém imagens relacionadas a esportes.

Exemplo de fotoproduto feito com impressão por sublimação

Exemplo de fotoproduto, com imagens de esporte

Fotoprodutos: como eles são impressos

Como esses itens são produzidos? Com sublimação. Sem dúvida, a sublimação é um método muito eficaz para a criação de fotoprodutos, porque o processo tem a capacidade de reproduzir imagens fotográficas com muitos detalhes e alta resolução.

Fotoprodutos sublimados podem ter várias formas, tamanhos, formatos e conceitos — o que significa muitas oportunidades. Sem contar que o custo dos substratos, produção e equipamentos é baixo.

Exemplos de prensas térmicas usadas para sublimação

Exemplos de prensas térmicas usadas para sublimação

Para começar na sublimação, você vai precisar de uma impressora desktop, tintas, papel transfer e prensa térmica. E os custos de produção são bem razoáveis ​​também. É claro que o preço que você vai cobrar nos fotoprodutos vai variar de acordo com o tamanho da imagem e das configurações que usou na impressora. Mas, em geral, a sublimação é um método de impressão de baixo custo.

Impressão por sublimação

Se você não está familiarizado com o processo de sublimação, saiba que ele é muito rápido e simples. Você pode criar uma imagem usando o software gráfico como o CorelDraw™ ou Photoshop™. Em seguida, basta imprimi-la no papel transfer, usando uma impressora que seja capaz de processar tintas de sublimação.

Você, então, usa o papel transfer e o coloca sobre o item a ser decorado. Usando uma prensa térmica, você deve aplicar calor de 200ºC, por cerca de um minuto. A combinação de tempo, pressão e temperatura promovem a transformação das sólidas tintas do papel transfer para um gás, o qual, em seguida, impregna nas fibras de polímero do substrato.

A sublimação permite a reprodução de imagem com alta definição

A sublimação permite a reprodução de imagem com alta definição

O resultado final é uma imagem permanente que não vai arranhar, descascar ou rachar (no caso de artigos de vestuário, a sublimação não vai desaparecer quando peça for lavada).

Então, obviamente, a sublimação só funciona com fibras de polímero, o que parece algo limitador. Mas não tenha medo, pois existem centenas de produtos especialmente preparados para esse fim, como painéis de fotos, telhas cerâmicas, garrafas de alumínio, placas metálicas, entre outros materiais. Enfim, há uma série de oportunidades de mercado para produtos sublimados, especialmente fotoprodutos.

Confira a segunda parte desse artigo.
 
Sobre o autor: Jimmy Lamb escreve e palestra sobre sublimação e impressão em tecidos mundo afora. Tem mais de 20 anos de experiência no negócio de vestuário e decoração. Atualmente, é o gerente de comunicação na Sawgrass Technologies.
 
Esse artigo técnico foi cedido, com exclusividade, pela Sawgrass ao portal InfoSign, que traduziu e adaptou o texto.