Arlon lança vinil adesivo removível DPF 510

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 19/12/2016
DPF 510 é indicado para instalações de curta duração, como publicidade em ambientes externos

DPF 510 é indicado para instalações de curta duração, como publicidade em ambientes externos

A Arlon, fabricante de películas e mídias para comunicação visual, anunciou no mercado internacional o DPF 510, vinil adesivo removível indicado para instalações promocionais de curta duração, como peças de pontos de venda, decoração de vitrines de lojas e estandes de feiras de negócios.

Disponível nos acabamentos brilhante (DPF 510GTR) e fosco (DPF 510MTR), o substrato possui liner revestido e adesivo de baixo tack, que ajuda a mídia ser removida depois de um ano aplicada. Além disso, o vinil pode receber impressão digital solvente, ecossolvente e látex.

Stephanie Kline, gerente de produto da Arlon Graphics, declarou: “Por ser removível, o DPF 510 é fácil de instalar e, sobretudo, de ser retirado da superfície sem estresse”.

Fonte: Arlon



Como evitar um envelopamento com falhas e malfeito

Por Eduardo Yamashita em 09/05/2016
O envelopamento falhou? Veja as razões para que isso tenha acontecido

O envelopamento falhou? Veja as razões para que isso tenha acontecido

Veículos comerciais envelopados com imagens muitas vezes criam a primeira impressão (positiva, negativa ou indiferente) que o público tem de uma empresa. O envelopamento de alta qualidade, atraente e bem conservado pode transmitir a mensagem de que a empresa e sua marca – por extensão, seus serviços – são sérias e idôneas.

O envelopamento exige um investimento que pode variar de centenas a milhares de reais por veículo, para a concepção e instalação de imagens. Portanto, há pouco espaço para erro. Por exemplo, o logotipo da empresa pode não aparecer corretamente. Se o projeto for ineficaz ou se o filme perde a coloração, podem aparecer rachaduras e falhas prematuras. Se isso acontecer, as imagens instaladas projetarão uma impressão que pode afetar negativamente a empresa.

Saiba que um envelopamento pobre ou com defeito pode dar prejuízos e custar para corrigir, reparar ou substituir, além de aumentar o tempo de inatividade do veículo. Portanto, evite erros levando em consideração os tópicos a seguir:

Projeto ruim

Muitos projetos iniciados por agências podem ficar fora da escala do veículo. Várias vezes, são omitidas partes importantes do veículo, como maçanetas e dobradiças. Portanto, é fundamental projetar imagens em escala correta e criar modelos com todas as funcionalidades incorporadas. Isso evita atrasos e alterações nos projetos.

Ao criar o projeto, garanta que a imagem esteja na escala correta do veículo

Lembre-se que um único tamanho de imagem não serve para todos os veículos. Uma imagem que funciona bem para uma van de carga não tem o formado proporcional de um caminhão, e vice-versa. Imagens aplicadas ao painel traseiro de um caminhão não terão a mesma aparência em uma caminhonete. Portanto, certifique-se de que os designers ajustem as imagens de acordo com cada veículo.

Concepção exagerada

Evite colocar muitas imagens e textos no projeto de envelopamento. Muita informação causa ruído e perdas de oportunidades de vendas. A tendência é querer sobrecarregar. Mas lembre-se: há apenas alguns segundos para agarrar a atenção do público e passar a mensagem. Portanto, crie projetos simples e rapidamente compreensíveis. Certifique-se de inserir as informações essenciais, como números de telefone, site e outros contatos claros e legíveis.

Investimento malfeito

Evite usar materiais, sobretudo vinis adesivos, mais baratos e leve em consideração o ambiente ao redor do veículo. E possível assumir custos de fora com materiais mais em conta para executar o envelopamento, mas isso pode ter consequências ruins, como um prejuízo no longo prazo. Além disso, com materiais de qualidade inferior, a instalação pode demorar, o que pode elevar o custo da produção. E também é possível que bolhas e rugas apareçam prematuramente.

A removibilidade do adesivo também deve entrar na composição do custo do ciclo de vida da imagem. Retirar filmes de alta qualidade é mais rápido e fácil, ao passo que películas de baixa qualidade tendem a rasgar em pedaços pequenos, o que exige mais trabalho.

Escolher o vinil adequado para o serviço é fundamental para o sucesso do envelopamento

Tipo de superfície

Há trabalhos que exigem mais cuidado para serem executados. Veículos com contornos profundos ou canais requerem o mais alto nível de engenharia de vinis para garantir que eles não levantem ou rasguem prematuramente. Como alternativa, é possível utilizar o material refletivo, que custa mais, mas oferece marketing e valor de segurança para as frotas que operam durante a noite ou no início da manhã. Afinal, eles ajudam a manter os motoristas mais seguros porque os veículos ficam mais visíveis, e a mensagem continua a ser veiculada durante a noite. Perde-se essa oportunidade com materiais convencionais não refletivos.

Quanto maior a complexidade da superfície, maior qualidade deverá ter o vinil adesivo

Pense em termos de ciclo de vida versus custo dos materiais. Ao avaliar os custos do ciclo de vida, não se esqueça de considerar fatores como durabilidade, longevidade, facilidade de manutenção e propriedades de reflexão e remoção.

Não perca: na segunda parte deste artigo, confira tópicos como tempo para o serviço, falhas na instalação e problemas na manutenção.

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

 



Realidade virtual será atração da EFI na Expoprint 2018

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 06/02/2018
Visitantes poderão interagir virtualmente com as impressoras EFI Nozomi C18000 e HS125 Pro

Visitantes poderão interagir virtualmente com as impressoras EFI Nozomi C18000 e HS125 Pro

Entre os dias 20 e 24 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo, o visitante da feira Expoprint 2018 poderá vivenciar uma experiência digital inédita: no estande da EFI, fabricante de impressoras digitais, haverá uma atração de realidade virtual que apresentará as impressoras EFI Nozomi C18000 e HS125 Pro. Os participantes da feira poderão conhecer com a mais alta tecnologia detalhes dos equipamentos.

Diretamente dos Estados Unidos, o especialista Sean Roberts, da Global Customers Experience Center da EFI, será o responsável por proporcionar a experiência de realidade virtual aos visitantes.

Durante a feira, o público também poderá conhecer destaques como a impressora têxtil Reggiani NEXT 340, seis estações de softwares da empresa e o Lounge de Papelão Ondulado, um espaço interativo onde serão apresentadas peças diversas peças de papelão ondulado estampadas por equipamentos EFI.  

Guy Gecht, CEO da EFI, também virá dos Estados Unidos para recepcionar o público latino-americano durante a feira. O executivo é um dos convidados para palestrar no Simpósio de Comunicação Visual, que ocorre no di a21 de março.

Fonte: EFI