swissQprint lança segunda geração da impressora Karibu

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/10/2022
Karibu 2 pode imprimir em dois rolos simultaneamente

Karibu 2 pode imprimir em dois rolos simultaneamente

A fabricante swissQprint lançou a Karibu 2, impressora UV rolo a rolo com largura de 3,4m e resolução de até 1350dpi.

Entre as novidades do equipamento está o sistema cassete, que carrega rapidamente os rolos na máquina. Além disso, a swissQprint oferece uma opção de rolo duplo (de até 1,6m de largura cada). O suporte de rolos é dividido em duas seções e cada metade é acionada individualmente, para garantir a tensão uniforme das mídias.

A placa de vácuo Karibu 2 é dividida em 136 segmentos e em até quatro segundos, o vácuo pode ser ajustado seletivamente.

A Karibu 2 possui uma “Light Box” por meio da qual o operador controla a qualidade das impressões backlit. A máquina também vem com um “Mesh Kit”, que ajuda no processamento de substratos permeáveis.

A Karibu 2 também oferece a função de impressão frente e verso. Esse processo é controlado com a ajuda de um sistema integrado de câmeras de alta resolução e códigos QR. Isso garante que a imagem do verso seja posicionada com registro da imagem da frente. O software Lory orienta os operadores ao longo do processo, para que tenham menos trabalho e corram menos riscos de erros.

Fonte: swissQprint



Os impactos da pandemia de covid-19 nos negócios de impressão e sinalização

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/09/2020
Cinco pontos de reflexão para empresários e técnicos do segmento

Cinco pontos de reflexão para empresários e técnicos do segmento

Seis meses de quarentena nos deram muito tempo para refletir sobre as profundas mudanças provocadas pela pandemia de covid-19 em nosso setor. E gostaria de compartilhar cinco reflexões sobre esse momento tão peculiar:

1. Podemos fornecer a confiança necessária

Talvez a sinalização nunca foi tão importante para nossa saúde e segurança quanto agora, e prover informações corretas, de uma forma que todos entendam, é fundamental nas comunicações de distanciamento social.

Isso é corroborado por um estudo recente da Roland DG, fabricante de impressoras, que mostrou que 40% dos consumidores do Reino Unido evitam lojas com sinalização pouco clara e 80% se sentem mais seguros quando há sinalização clara.

A pesquisa mostra aos varejistas que, para criar confiança com os consumidores, uma comunicação clara e adequada é essencial. Consequentemente, as empresas de impressão tornaram-se engrenagens críticas nessa dinâmica. Inclusive, a sinalização de distanciamento social já desempenha um papel importante na recuperação do nosso setor.

2. Oportunidades em novos setores

A sinalização de distanciamento social é uma nova demanda. O setor hoteleiro, por exemplo, tem feito muitos pedidos para as gráficas do Reino Unido. O setor público também tem investido pesadamente em sinalização clara, especialmente em serviços essenciais como escolas, hospitais e bibliotecas. E, mesmo com as consequências das pandemias mais bem compreendidas, espera-se que as demais organizações, em todos os setores, também demandem sinalizações específicas para o momento. Mesmo que o pico da demanda por esses produtos caia, é improvável que eles sejam completamente suprimidos, abrindo canais para novos mercados. A questão é manter uma boa relação com esses novos clientes.

3. Flexibilidade, escalabilidade e diversidade

Em todos os setores, os negócios que se saíram melhor durante as partes mais obscuras da pandemia foram aqueles que se adaptaram. Em nossa área, as empresas que aumentaram ou diminuíram rapidamente a produção de acordo com a demanda conseguiram reduzir o desperdício e aumentar as receitas, atendendo a mais pedidos.

A diversificação provou ser a chave. As empresas com uma gama maior de produtos tiveram mais chances de resistir à tempestade. Flexibilidade e diversidade foram essenciais para a recuperação na pandemia.

4. O papel fundamental do comércio eletrônico

As empresas de comércio eletrônico se destacaram durante a pandemia. A maior e mais proeminente de todas, a Amazon, conseguiu aumentar sua base de clientes e expandiu as vendas aos clientes existentes. Na verdade, mais de 6,9 milhões de consumidores encontraram novos usos para a plataforma durante a quarentena, de acordo com a agência da Amazon, a Molzi.

Para empresas de impressão digital, as plataformas de comércio eletrônico fornecem um meio de obter novos clientes à medida que a demanda aumenta. Também é uma forma de demonstrar a gama de produtos diferenciados disponíveis.

Quem não está investindo em plataformas de comércio eletrônico ficará para trás, e somente as empresas que investirão continuamente nele é que se destacarão.

5. Algumas coisas nunca mudam

O excelente atendimento ao cliente paga dividendos no longo prazo, independentemente de haver uma pandemia global ou não. No entanto, ir mais longe em um momento em que as pessoas estão se unindo é muito importante.

Há grandes oportunidades para ir além do atendimento de pedidos existentes e mostrar que você é um parceiro verdadeiramente valioso. Em seguida, você pode identificar oportunidades para discutir seus novos serviços com seus clientes.

Esta lição final, para mim, é muito valiosa. O que temos feito como indústria no passado não foi errado e certamente foi muito útil para muitos de nós. Mas sempre há espaço para aprender e melhorar.

 

Este artigo foi escrito por Paul Willems, diretor de negócios e gerente de produtos da Roland DG EMEA



Novas cabeças aumentam velocidade de impressoras swissQprint

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/10/2014

Produtividade das impressoras Impala aumentou

Produtividade das impressoras Impala aumentou

A swissQprint, fabricante europeia de impressoras digitais, anunciou que os modelos Impala serão equipados com novas cabeças que permitem a máquina trabalhar com velocidades entre 130m2/h e 180m2/h. As impressoras UV Nyala 2, com 3,2m x 2m, também fabricadas pela swissQprint, já eram vendidas com as novas cabeças.

A Impala é uma impressora UV plana que pode trabalhar materiais com formato máximo de 2,5m x 4m. Para a impressão de substratos flexíveis em bobinas, é possível acoplar um sistema rolo a rolo opcional na máquina.

A impressora possui nove canais de cores que podem ser configurados de acordo com as necessidades do cliente. Portanto, a paleta CMYK pode vir acompanhada de branco, verniz, cores light, laranja, verde ou violeta.

Segundo a empresa, as tintas originais da Impala aderem a muitas superfícies e substratos não convencionais, o que aumenta consideravelmente as opções produtivas da máquina.

Fonte: Large Format Review