Inkjet Technology lança impressora têxtil com 3,2m de largura

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/05/2016
TX3200DS pode vir com sistema integrado de transferência térmica para sublimação

TX3200DS pode vir com sistema integrado de transferência térmica para sublimação

A fabricante norte-americana Inkjet Technology Inc. (ITI) anunciou o TX3200DS, equipamento de impressão digital direta em tecidos. Com 3,2m de largura, a máquina pode utilizar tintas dispersas ou sublimáticas. Como opcional, a impressora pode vir com um sistema integrado de transferência térmica, prescindindo de calandra separada para executar o processo.

A TX3200DS emprega quatro ou oito cabeças Ricoh Gen5 e possui sistema bulk ink com compartimentos de 5 litros. Também faz parte da máquina um sistema de alimentação de mídias que não usa os tradicionais pinch rollers. Segundo a empresa, isso oferece maior precisão e estabilidade da passagem dos tecidos pela impressora.

Paul McGovern, diretor da ITI, declarou: “A TX3200DS foi projetada especificamente para birôs e estamparias que lidam com fluxos de serviços pesados. É indicada para a produção de tecidos estampados de alta qualidade e para aplicações em decorações comerciais e residenciais”.

Fonte: ITI



HP lançará impressora látex para substratos rígidos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/03/2018
Equipamento terá canal de tinta látex branca

Equipamento terá canal de tinta látex branca

Durante ISA Sign Expo 2018, feira que ocorreu entre os dias 21 e 24 de março, nos Estados Unidos, a HP anunciou a HP Latex R, nova série de impressoras látex de grande formato com sistema de alimentação de mídias rígidas e flexíveis. A máquina também oferecerá o recurso de tinta branca. Entre os materiais que poderão ser estampados estão PVC, papelão, polipropileno, plásticos sólidos, alumínio, madeira, vidro e outros substratos. Trabalhar com maior variedade de materiais permite que os provedores de serviços de impressão expandam suas ofertas e entrem em novos mercados.

Segundo a empresa, ao contrário da tecnologia UV, que cria uma camada espessa de tinta sobre as mídias, a tinta látex à base d’água da HP preserva a aparência do substrato e proporciona impressões inodoras e seguras ao ambiente e ao operador da máquina.

Ainda de acordo com a empresa, o sistema de impressão de tinta de látex branca da HP possui um sistema inovador de recirculação, que evita o assentamento dos pigmentos do insumo. Portanto, ele proporciona um “branco verdadeiro”, lustroso e de alta qualidade, que não amarela ao longo do tempo.

Thom Brown, chefe do departamento de tecnologia da HP, declarou: “A tinta branca tem sido um problema para o setor. Ela usa partículas de pigmento maiores e mais pesadas, que frequentemente entopem as cabeças. Além disso, a mistura opaca fica segmentada no fundo do reservatório de tinta. Até o momento, a solução para essa questão tem sido agitar os reservatórios. Por meio do investimento da HP em inovação em química e engenharia, a solução de tinta branca da HP Latex R é um avanço na indústria”.

A HP Latex R estará disponível a partir do terceiro trimestre de 2018. Vai estrear oficialmente em maio, na feira Fespa 2018, em Berlim, Alemanha.

Fonte: WhatTheyThink



Sensient anuncia novas tintas sublimáticas da linha ElvaJet Coral

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/06/2019
Tinta sublimática para grandes formatos será apresentada na ITMA 2019

Tinta sublimática para grandes formatos será apresentada na ITMA 2019

A Sensient, fabricante de tintas digitais, estará na ITMA 2019, feira que ocorrerá entre os dias 20 e 26 de junho, em Barcelona, Espanha. Para o evento, a empresa promete levar a nova ElvaJet Coral, série de insumos à base de água para sublimação.

A ElvaJet Coral é uma tinta de alto desempenho para impressão direta em tecidos de poliéster usados em aplicações esportivas e de vestuário. Segundo a empresa, a tinta é uma solução de baixo impacto ambiental por prescindir de papel de transfer, e testes mostraram que o insumo pode economizar energia e reduzir emissões de CO2.

A tecnologia de dispersão exclusiva da Sensient foi aproveitada no desenvolvimento da ElvaJet Coral, para proporcionar melhorias em termos de cor, nitidez, estabilidade e desempenho. Ainda de acordo com a empresa, a tinta também oferece estabilidade em longas tiragens e manutenção mínima.

Jérôme Jeanneret, diretor da Sensient, declarou: “Nossa tecnologia proprietária continua a definir os padrões de qualidade e segurança na impressão a jato de tinta. Estamos ansiosos para a ITMA. Vamos compartilhar nossos mais recentes desenvolvimentos e discutir com parceiros de toda a cadeia de produção de tecidos sobre como podemos nos unir para oferecer tintas e cores melhores”.

Fonte: Sensient