Durst lança impressora sublimática de 3,3m

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/05/2021
P5 TEX iSUB vem com dispositivos integrados para produção em linha

P5 TEX iSUB vem com dispositivos integrados para produção em linha

A fabricante Durst anunciou o lançamento da P5 TEX iSUB, impressora de 3,3m para sublimação direta em tecidos de poliéster. Por ter dispositivo de fusão em linha, o equipamento dispensa o uso de calandras.

Com base na plataforma P5, a TEX iSUB roda na velocidade máxima de 383m2/h, para a produção de aplicações como tecidos decorativos com cores fortes e bandeiras que apresentam boa impressão nas duas faces do material. Em todas essas aplicações, o Durst RIP desempenha o papel de garantir impressões consistentes com as tintas Sublifix.

Recurso exclusivo da P5 Text iSUB, a tecnologia iSUB, de fusão sem contato, garante consistência de cores e nitidez de detalhes em imagens e texto, além de praticamente eliminar borrões.

A opção Multiroll permite a troca fácil de mídia e a opção Dualroll garante a impressão de dois rolos com largura de 1,6m. Outro diferencial da Durst P5 TEX é a unidade de acabamento integrada, que pode ser usada para costurar os tecidos.

Andrea Riccardi, chefe de produtos do Durst Group AG, declarou: “Não é necessário investir em uma calandra. Isso acelera o processo e também aumenta a capacidade de entrega. A P5 TEX iSUB não se limita à impressão direta, mas os papéis de transferência também podem ser impressos e processados da maneira usual. A combinação de ambos os processos que dá aos usuários uma enorme flexibilidade”.

O mercado de estamparia têxtil digital está crescendo em todas as suas áreas de aplicação: comunicação visual, decoração e vestuário. Entre 2017 e 2023, o volume de vendas aumentará 60%, de acordo com previsão da Keypoint Intelligence. Convertido em números absolutos, o mercado crescerá globalmente de 19,2 bilhões de dólares em 2019 para 31,4 bilhões dólares em 2023.

Fonte: Durst



Mimaki lançará impressoras UV desktop na Viscom Paris

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/08/2016
UJF-3042 MkII e UJF-6042 MkII serão apresentadas na Europa em setembro

UJF-3042 MkII e UJF-6042 MkII serão apresentadas na Europa em setembro

A Mimaki, fabricante de impressoras, estará presente na Viscom Paris, feira de sinalização que ocorrerá entre os dias 6 e 8 de setembro, na França. Para o evento, a empresa promete apresentar dois novos equipamentos UV desktop, o UJF-3042 MkII e o UJF-6042 MkII. As máquinas são indicadas para fábricas, shopping centers e lojas que produzem materiais e objetos personalizados.

Mais produtivas do que suas antecessoras, as impressoras UJF-3042 MkII e UJF-6042 MkII podem trabalhar na velocidade máxima de 2,48m2/h e 3,52m2/h, respectivamente, em objetos com altura de até 153mm.

Um dos destaques das máquinas é a mesa de impressão que se move durante o processo, o que reforça a funcionalidade mecânica, reduz vibrações e melhora o endereçamento dos pontos impressos. Outro desenvolvimento adicional é a inclusão de uma cobertura sobre o sistema de impressão, criada para aumentar a segurança dos operadores e manter contaminantes afastados da impressora.

A Mimaki também destaca as configurações de cores do software RasterLink, que faz a interface com as impressoras, proporcionando cores vibrantes e sólidos e tons de pele mais brilhantes. Além disso, as máquinas contam com detecção e limpeza automáticas de nozzles entupidos, que permitem a impressão contínua e reduzem o desperdício. Já a tecnologia Mimaki Circulation Technology (MCT) mantém a circulação de tinta branca em intervalos regulares e evita a sedimentação dos pigmentos, que pode levar ao mau funcionamento da cabeça de impressão.

Ainda não há previsão de lançamento das impressoras no Brasil.

Tintas especiais

As impressoras UJF-3042 MkII e UJF-6042 MkII possibilitam o uso de maior variedade de tipos de tintas, o que aumenta as opções de aplicações. Por exemplo, as tintas LUS-120 são indicadas para imprimir em superfícies de materiais macios e podem esticar até 170% sem rachar quando pressionadas ou dobradas.

Já as tintas LUS-150, que estarão disponíveis em breve, são indicadas para sinalização interna, troféus e outros itens de acrílico, devido às suas propriedades de adesão.

Por fim, as tintas LH-100 foram desenvolvidas para imprimir acessórios e artigos que exigem elevados níveis de abrasão. Os insumos, quando usados em conjunto com o verniz PR-200, também podem estampar vidros, metais e resinas.

Fonte: Mimaki Emea



Fornecedora alemã lança cortadora a laser de tecidos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/01/2018
3XL-3200 corta substratos têxteis de grandes formatos

3XL-3200 corta substratos têxteis de grandes formatos

A Eurolaser, fabricante alemã de equipamentos digitais, anunciou a 3XL-3200, cortadora a laser para processar tecidos com largura e comprimento de até 3,2m.

O equipamento conta com sistema de alimentação de rolo e transportador especialmente desenvolvido para garantir o processamento adequado das mídias.

Segundo a empresa, a cortadora é modular e pode ser configurada de acordo com as necessidades de cada cliente. Além disso, conta com ferramentas como o reconhecimento óptico de materiais impressos.

A Eurolaser também oferece seminários para os operadores dos equipamentos da marca. Os cursos tratam de operação e manutenção eficiente e ambientalmente correta dos maquinários. Além disso, dão dicas e apresentam soluções de problemas.

Fonte: Eurolaser