Durst apresenta seus desenvolvimentos tecnológicos mais recentes
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/06/2018
A Durst, fabricante de impressoras digitais, realizou em maio o Durst Tech Days 2018, evento no qual foram apresentados novos sistemas inkjet rolo a rolo, softwares de fluxo de trabalho e impressoras com a tecnologia Durst Water Technology.
Entre os destaques do evento, esteve a Rhotex 325, indicada para impressão de soft signage (tecido). A máquina roda na velocidade de até 235m²/h (modo de produção) para aplicação direta em tecido. Algumas impressões em papel ou diretamente em tecido também podem ser executadas a 380m²/h.
A Durst também anunciou a tinta Rhotex Dye Sub TR, para impressão de transferência. Segundo a empresa, o insumo ofere alto desempenho de secagem e maior liberação de corante, o que reduz o consumo de tinta em aproximadamente 15%.
Na área de softwares, foi apresentado o Durst Analytics, aplicativo que executa análises de padrões operacionais das impressoras, para viabilizar manutenções preventivas mais eficazes por meio de monitoramento remoto de parâmetros de produção.
Da Durst Water Technology, anunciada há dois anos, foi apresentada impressora plana industrial Durst WT 250. Indicada para papelão ondulado, a máquina possibilita operar com carro de impressão único ou duplo com comprimento de mesa de até 2.100mm. O equipamento tem recursos automatizados para separação de mídia, registro, posicionamento e transporte. Além disso, vem com canais para 4 ou 6 cores (CMYK, light cyan e light magenta), imprime com gotas de 10 picolitros e oferece qualidade visual de 1.000dpi.
Fonte: Durst Brasil
Estudo aponta que mercado de grande formato valerá 11,4 bilhões de dólares em 2025
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/08/2019
De acordo com uma pesquisa recém-atualizada pela consultoria norte-americana MarketsandMarkets, o mercado de grande formato global vale 8,7 bilhões de dólares, e pode atingir o valor de 11,4 bilhões de dólares em 2025, crescendo a uma taxa anual de 4%. Esses dados fazem parte do relatório “Large Format Printer Market by Offering (Printers, RIP software, Services), Printing Technology (Inkjet, Laser), Ink Type (Aqueous, Solvent, UV Cured, Latex, Dye Sublimation), Print Width, Application, and Geography - Global Forecast to 2025”.Conheça os principais pontos da pesquisa:
Demanda
A pesquisa aponta que a crescente demanda por impressoras de grande formato é estimulada pelo consumo de aplicações de decoração e envelopamento de carros e pela disponibilidade cada vez maior de equipamentos de impressão. O crescimento do mercado também pode ser atribuído à crescente demanda por impressão têxtil, publicitária e de embalagens, além do aumento da adoção de tintas UV em aplicações de publicidade exterior.
Maior participação de mercado
As impressoras de grande formato são equipamentos com largura que pode variar de 45cm a 2,5m. As impressoras com mais de 2,5m são conhecidas como “superamplas”. Entre as mídias estampadas por esses dispositivos estão banners, cartazes, papéis de parede, vinis para envelopamento de carro, cenários para teatro, entre outras aplicações. Fabricantes como a Hewlett-Packard (HP) e a Canon, por exemplo, fornecem uma variedade de impressoras de grande formato.
Impressoras para CAD e aplicações técnicas
Uma das principais razões para a expansão do mercado de grande formato é o uso crescente das impressoras CAD e aplicações técnicas. A indústria de arquitetura, engenharia e construção costumava adotar impressoras laser. No entanto, com o tempo, os fabricantes de impressoras inkjet passaram a fornecer equipamentos mais rápidos e mais baratos de adquirir e manter, o que levou à adoção generalizada de impressoras inkjet nessa indústria.
Impressoras solventes
Mais barata que as UV e aquosas, as tintas solventes possibilitam a impressão em várias superfícies, como papelão ondulado, papel, materiais para embalagem, folhas metálicas e mídias com base de PVC. Trata-se de um insumo flexível, impermeável, durável e não requer revestimentos especiais. Contém pigmentos e é indicada para aplicações de envelopamento de carros, banners e outdoors. O segmento de impressoras solvente foi responsável pela maior fatia do mercado de grandes formatos em 2018.
Impressoras com larguras entre 60cm e 90cm
Essas impressoras são usadas principalmente para aplicações de CAD e vestuário personalizado. Podem imprimir várias páginas com certa rapidez e são indicadas para ambientes de baixo volume. Fabricantes como HP, Roland, Epson e Canon fabricam um número significativo dessas impressoras. O relatório aponta que esse segmento terá a maior parcela do mercado entre 2018 e 2025.
Sinalização
Ampla variedade e diferentes usos de sinalização interna e externa impressa por equipamentos de grandes formatos contribuem significativamente para o crescimento do mercado. Espera-se que a demanda por aplicações de sinalização cresça durante o período de previsão do relatório, o que impulsionará a demanda por impressoras de grande formato.
Américas detiveram a maior fatia do mercado em 2018
O setor de sinalização e publicidade nas Américas está crescendo rapidamente. Varejistas como Walmart e Carrefour estão impulsionando o crescimento desse segmento. A demanda por impressoras de grande formato nas Américas é mais voltada para publicidade outdoor e sinalização interna. É provável que as Américas contribuam muito mais para o crescimento do mercado global de grandes formatos durante o período de previsão.
Fonte: MarketsandMarkets
Fisher Textiles passa a vender tecidos para sublimação
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/06/2014
A Fisher Textiles, fornecedora de mídias para sublimação, lançou no mercado internacional o GF 610 Rubber Ducky, tecido para a banners e displays. O substrato combina tecido de poliéster e borracha acrílica e pode receber impressão digital sublimática ou UV.
De acordo com a empresa, a mídia é à prova d’água e apresenta tratamento superficial. Pode ser aplicada em ambientes outdoor e indoor, em locais como lojas de varejo, exposições, eventos, entre outros.
O verso preto e opaco de borracha acrílica serve como acabamento caso a mídia seja usada como banner.
Fonte: SGIA
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