Diferenças entre as tintas usadas em superfícies a serem adesivadas
Por Eduardo Yamashita em 03/04/2015
A superfície é adequada? Esse é um questionamento constante na prática da adesivação em paredes. Sabemos que a superfície deve ser pintada e estar lisa e livre de imperfeições. Mas qual tinta é recomendada para as superfícies que receberão vinil autoadesivo? Para responder isso, torna-se necessário conhecer as opções, para poder argumentar com os profissionais da área civil, responsáveis por realizar o trabalho adequado.
Há uma grande quantidade de tipos de tintas para aplicação em paredes, com exposição interna ou externa. As possibilidades e variações podem ser desconcertantes para o consumidor e deixa muitas dúvidas na hora de comprar esses produtos.
Como há grande variedade de opções, é importante que o profissional saiba diferenças básicas entre os grandes grupos de tintas. Tenha em mente que não existe uma tinta ideal para todas as superfícies e usos. A escolha do produto adequado é essencial para garantir o bom acabamento e a durabilidade da pintura. Inicialmente, é preciso entender alguns conceitos sobre tintas.
Definição
As tintas fazem parte de uma família de produtos usados para proteger e dar cor a objetos ou superfícies, cobrindo-os com uma cobertura pigmentada.
Muito comum, a tinta pode ser aplicada em praticamente qualquer tipo de objeto. O insumo é usado para produzir arte ou na indústria, em pintura de automóveis, equipamentos, tubulações, produtos eletroeletrônicos. Também serve para a construção civil, em paredes interiores e superfícies exteriores, e para proteger contra ferrugem.
Trata-se de uma mistura devidamente estabilizada de pigmentos e cargas em uma resina, formando uma película sólida, fosca ou brilhante, com a finalidade de proteger e embelezar. A tinta é uma preparação, geralmente na forma líquida, cuja finalidade é a de revestir dada superfície.
Se a tinta não contém pigmentos, ela é chamada de verniz. Por ter pigmentos, a tinta cobre o substrato, enquanto o verniz deixa transparente.
Composição da Tinta
Os elementos que compõem a tinta líquida são resina, pigmento, solvente e aditivo.
Resina: parte não volátil da tinta que serve para aglomerar as partículas de pigmentos. É responsável pela transformação do produto, do estado líquido para o sólido, convertendo-o em película. As resinas são responsáveis pelas propriedades físico-químicas da tinta, determinando, inclusive, o uso do produto e sua secagem. A resina é a parte da tinta que solidifica para formar a película de tinta seca.
Pigmento: material sólido finamente dividido e insolúvel. É utilizado para dar cor, opacidade, certas características de resistência e outros efeitos. Os pigmentos são divididos em ativos (que conferem cor/opacidade) e inertes (que conferem certas propriedades, como diminuição de brilho e maior consistência).
Aditivo: proporciona características especiais às tintas. Os aditivos são utilizados para auxiliar nas diversas fases de fabricação e conferir características necessárias à aplicação. São empregados para auxiliar na secagem da tinta.
Solvente: líquido volátil, geralmente de baixo ponto de ebulição, utilizado na diluição de tintas e correlatos. Os solventes são classificados em ativos ou verdadeiros, latentes e inativos. O diluente auxilia no ajuste da viscosidade e atua como veículo dos demais componentes, podendo, se dosado adequadamente, facilitar a aplicação das tintas.
Grandes grupos de tintas
Veja a seguir as principais aplicações, para esclarecer como a diferenciação entre os produtos ocorre.
-
Látex ou PVA
O látex é, talvez, a tinta mais comum nos interiores das residências. O PVA vem do nome da substância usada atualmente para fabricar a tinta látex, o acetato de polivinila. O látex tem uma base solúvel em água, o que facilita muito a vida do pintor, que pode preparar seus pincéis e rolos apenas com água. Além disso, caso a tinta espirre em algum outro revestimento, basta lavar com água.
A pintura em látex PVA é adequada para a parte interna das residências, que podem ser limpas apenas com um pano úmido. O acabamento desse tipo de tinta é muito bom, assim como seu recobrimento da camada anterior de pintura (se ela existir). Seca rapidamente e o odor típico de pintura é mínimo. Porém, o produto não é adequado para áreas molhadas e para recobrimentos de acabamento em alto brilho, como um corrimão, por exemplo. As superfícies pintadas com látex PVA também são mais difíceis de limpar.
-
Acrílica
De forma geral, a tinta acrílica tem aspecto muito similar ao da látex. Também é solúvel em água e seca rapidamente. A diferença é que sua fórmula contém resinas acrílicas, o que proporciona ao produto alta impermeabilidade depois de aplicado, tornando-o especialmente eficaz para pinturas externas.
A impermeabilidade também torna a tinta acrílica interessante para uso em áreas molhadas da casa, como cozinha e lavabo. As tintas acrílicas podem ser lavadas. O acabamento superficial tende a ser mais brilhante que o da látex, ainda que exista a versão fosca. Portanto, na hora de comprar, preste atenção para garantir o tipo de acabamento final desejado. Outro fator importante é o custo. A tinta acrílica tende a ser mais cara que a látex.
-
Esmalte
Ao contrário dos exemplos anteriores, o esmalte é um tipo de tinta que não é solúvel em água, por possuir a chamada "base a óleo", material que compunha sua fórmula antigamente. Atualmente, outros produtos sintéticos compõem a base mais comum para esse tipo de acabamento.
A tinta esmalte é recomendada para superfícies de ferro ou madeira. Assim, janelas, corrimãos e estruturas metálicas leves terão um acabamento melhor e mais durável se pintados com tinta esmalte. Embora a madeira possa receber vários tipos de acabamentos, portas feitas desse material são tradicionalmente pintadas com esmalte, por conta do alto nível de manuseio, visto que o esmalte permite a lavagem dessa superfície.
A pintura com tinta esmalte é bastante peculiar. Possui alto brilho, embora exista a versão fosca. Seu acabamento dá sensação de uma película formada sobre a superfície e não é muito adequada para o uso direto na parede, porque, dependendo da aplicação, podem surgir bolhas ou descascamento. O custo dessa tinta é mais alto, por conta de seu uso mais específico.
-
Epóxi e de poliuretano
Sintéticas e não solúveis em água, elas têm usos específicos, como em pintura de caixas-d’água. Existem fórmulas para aplicação em pisos, mas dependem de mão de obra altamente especializada.
As tintas epóxi e de poliuretano são geralmente diluídas em solvente específico e possuem catalizadores para auxiliar no processo de pintura. Elas devem ser aplicadas sempre por mão de obra que conheça o material e os processos, para evitar falhas comuns, como formação de bolhas, descolamento da camada de tinta e acabamento ruim.
Por se tratar de tintas específicas para aplicação em áreas molhadas, como piscinas e caixas d’água, podem ser uma excelente opção para banheiros, boxes e cozinhas, desde que harmonizadas corretamente com os outros revestimentos.
Além dos citados acima, existem muitos outros tipos de tinta. Há insumos feitos de cal e produtos de efeito, como tintas magnetizadas, do tipo lousa e para piso. Existem também as massas e texturas de muitas naturezas diferentes, além dos vernizes e fundos preparadores específicos para superfícies diversas (como para galvanizados ou gesso).
Dependendo do que se quer pintar, é necessária a aplicação de vários produtos. Esse processo de pintura é chamado de "sistema". Não se trata de uma pintura simples como nos exemplos acima. Para pintura em superfície que pareça mais complexa, é recomendado um pintor muito experiente para indicar o sistema mais adequado.
-
Cal
É uma opção de tinta muito barata e de fácil aplicação, mas não é lavável, usada em muros e exteriores. O acabamento das paredes caiadas não é tão rebuscado. Mas dá um ar rústico de pintura e cumpre o papel de proteger a parede. Pode-se misturar pigmentos naturais ou até de fábrica para embelezar a pintura.
O tripé da boa pintura
Para o sucesso na pintura, é preciso cuidar bem de três aspectos:
- preparação da superfície a ser pintada;
- escolha da tinta e de produtos complementares;
- utilização de técnicas corretas para aplicação dos produtos.
Tintas de custo baixo
Cuidado com tintas baratas, pois sua aplicação pode ser mais difícil do que a de uma tinta de boa qualidade. Isto é, terão de ser dadas mais demãos, além de usar pouca diluição para produzir resultado similar. Tanto nas paredes internas como nas externas, vale gastar um pouco mais e comprar uma tinta de qualidade, pois seu rendimento também compensa.
O importante, além de conhecer o básico sobre as tintas, é escolher bons profissionais de pintura para fazer o trabalho com qualidade, o que evitará retrabalhos nas aplicações de vinis adesivos.
Gostou do artigo? Você também vai se interessar pelas matérias abaixo:
- Aplicação de vinil adesivo: a seco ou úmida
- Aplicação de vinis em superfícies com rebites
- Como limpar o veículo antes de realizar o envelopamento com vinil adesivo
- Como limpar veículos envelopados
- Dicas de armazenamento de vinil autoadesivo
- Dicas para comprar o vinil adesivo correto
- Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
- Envelopamento de carro: adesivação de porta (passo a passo)
- Envelopamento de carro: adesivação de retrovisor (passo a passo)
- Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
- Envelopamento de carros: com ou sem emendas
- Envelopamento: como instalar vinil perfurado em vidros de carros
- Envelopamento: como envelopar uma lateral de carro
- Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
- Plotter de recorte: guia para instalação de vinis adesivos recortados
- Por que instalações com vinis adesivos falham? (parte 1)
- Por que instalações com vinis adesivos falham? (parte 2)
- Quando usar vinil adesivo calandrado?
- Vinil adesivo: como realizar instalações bem-sucedidas
- Vinil adesivo: conheça as superfícies onde ele pode ser aplicado

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual
Como reduzir o consumo de tinta de sua impressora digital
Por Tony Quinn em 30/01/2014
Você já passou pela experiência de ver seus filhos, em casa, imprimindo folhas e folhas coloridas? Tenho certeza de que isso fez você entrar em pânico, certo? E, então, eles ainda dizem: "Pegue mais tinta, a impressora está ficando sem".
Agora, imagine esse mesmo cenário, mas substitua os equipamentos pessoais pelas impressoras de grande formato, que são muito maiores. A boa notícia é que essa tecnologia e os processos de gerenciamento de cores melhoraram nos últimos 10 anos. Esses aperfeiçoamentos permitiram a diminuição do consumo de tintas.
No entanto, isso não significa que, no mercado, houve mais economia de tinta. Em minhas visitas como consultor, encontro frequentemente pessoas que associam a boa reprodução de cores com o fato de gastar muita tinta. Em outras palavras, rodam a impressora sem nenhuma restrição de tinta. Na maioria das situações, isso não resulta em impressos com cores melhores e mais precisas.
As impressoras de grande formato precisam seguir um conjunto de dados de caracterização ou perfil ICC. Por exemplo: uma gráfica que emprega múltiplas plataformas (impressão digital, serigráfica e offset) pode usar normas e referências como SWOP e GRACoL. O objetivo nesse ambiente de trabalho seria fazer com que todas as impressoras apresentassem resultados aceitáveis de cores, independentemente das tecnologias nele utilizadas. Daí a importância de aplicar o perfil ICC como "tradutor" de cores entre os diferentes dispositivos.
Gostaria de esboçar esse "fluxo" porque sinto que é importante você entender que é possível economizar tinta de várias formas. Esse artigo dará ênfase a três tópicos:
- Configuração da mídia (substrato);
- Black Start — criação de perfil ICC;
- GCR — criação de perfil ICC.
Configuração da mídia (substrato)
O primeiro – e provavelmente o mais importante – passo para tentar diminuir o consumo de tinta digital é ter certeza de que você tem boa configuração de mídia em cada ambiente de produção.
Cada substrato aceita a tinta de um jeito. Isso significa que sem uma configuração adequada de mídia, há grande chance de você não imprimir corretamente, além de usar tinta em excesso.
O processo de configurar uma mídia é bem simples. E ele não muda, independentemente do RIP utilizado. É importante assinalar que o substrato, a impressora e a resolução de impressão farão diferença na saída de cores da impressora. E dependendo do RIP, o processo de configuração pode ser automático ou manual.
O primeiro passo para completar a configuração de mídia é ajustar os limites de cada canal de tinta. Provavelmente, é aqui que reside os maiores enganos e erros. Em primeiro lugar, você deve assegurar-se de que está imprimindo com dados completamente "crus". Ou seja, não use curvas de linearização, desligue o perfil ICC e descarte qualquer tipo de configuração.
Esse é um ponto crítico, porque você pode determinar a saída de cores da impressora simplesmente lendo as densidades do cyan, magenta, amarelo e preto.
Por exemplo, em estado cru, a impressora entrega 1.10 de densidade de magenta. Isso quer dizer que ela produzirá vermelhos ligeiramente esmaecidos. Não estou dizendo que eles ficarão horríveis. Mas não espere vermelhos muito saturados.
A figura abaixo mostra resultados típicos de uma reprodução feita por uma impressora em estado "cru". Quanto mais longe do zero, mais saturada é a cor. O tom é como um círculo: ao redor dele, as cores vão mudando: do vermelho para o amarelo e do amarelo para o verde, por exemplo. Veja, no gráfico a seguir, como as coordenadas das cores cyan, amarelo e magenta parecem formar uma espécie de "gancho".
Ocorre sobrecarga se você não restringir os canais individuais de tinta no primeiro passo da configuração de mídia. Isso também sobrecarrega o engine de gerenciamento de cores do RIP.
Uma vez que os limites dos canais de tintas estão configurados, a curva de linearização é carregada pelo RIP. Para esse processo, é preciso usar um espectrofotômetro ou um densitômetro. Se você não possui algum deles, está às cegas e não terá como completar a configuração de mídia.
O total de tinta é a quantidade das tintas CMYK sobrepostas. O melhor jeito de descrever o total de tinta é assim: 400% do limite total de tinta igualaria o registro de cores (ou seja, 100% de todas as cores – cyan, magenta, amarelo e preto – sobrepostas)
Se o limite total de tinta está configurado em 300%, isso significa que nenhuma porcentagem de combinação de cores totalizará mais do que a figura. Dito isso, você vai querer o máximo possível do total de tinta. Eu sei que isso vai contra o título desse artigo, mas lembre-se: a configuração completa de mídia é a chave para poupar tinta. Esse é o maior erro que vejo na hora de configurar os limites de cada canal de tinta.
Se você continua com muita tinta mesmo depois de configurar tanto os limites de cada canal quanto os limites totais de tinta, volte e restrinja os limites de cada canal. Tente manter os limites totais tão altos quanto possível, entre 280% e 320%.
O limite total de tinta pode intimidar. A maioria dos RIPs realiza automaticamente os passos para a configuração de mídia, exceto o processo de limite total de tinta.
O processo para configurar o total de tinta é ainda de "tentativa e erro". Você imprime e depois avalia visualmente a melhor configuração. É preciso procurar por uma deposição bem-feita de tinta. Compare as figuras abaixo e veja a diferença entre ambas.
Lembre-se: normalmente o limite total de tinta deveria ficar entre 280% e 320%. Note que eu escrevi "normalmente". Se tiver de diminuir em função de alguns substratos, diminua. Já vi limites totais de tinta abaixo de 180%, mas isso não é normal.
Black Start — criação de perfil ICC
A etapa final de configuração de mídia é a criação do perfil ICC. Muitos softwares RIP são capazes disso. Ao criar um perfil ICC, você captura uma condição da impressora. É como tirar uma foto da mídia, da impressora e das configurações da máquina. Portanto, como é possível imaginar, se as condições mudarem, você deverá criar um novo perfil ICC, a fim de capturar as mudanças.
Para economizar tinta, há dois pontos que você deve prestar muita atenção na hora de criar o perfil ICC. O primeiro é o black start. Muitas pessoas não percebem que a impressora digital usa, comumente, apenas de 30% a 40% da variação tonal (ver figura abaixo) de cyan, magenta e amarelo.
As configurações do black start no software de criação do perfil ICC permitem que o usuário determine onde colocar o preto na variação tonal. Quanto mais preto você colocar, menos cyan, magenta e amarelo será usado.
Seja cuidadoso. Se fizer logo o black start em algumas impressoras, você pode introduzir artefatos pretos na impressão.
A chave é encontrar o ponto interessante de variação tonal do preto. Felizmente, se preciso, é possível recriar um perfil ICC sem repetir todos os passos anteriores da configuração de mídia. Simplesmente troque as configurações do black start no software e regenere o perfil ICC. Imprima um teste e compare-o com o teste anterior.
GCR — criação de perfil ICC
O segundo ponto mais importante para poupar tinta na impressão digital é a quantidade de GCR (Gray Component Replacement) aplicada no perfil ICC. O objetivo do GCR, para o qual há diferentes níveis, é substituir pela cor preta as cores neutras compostas pelo CMY.
Historicamente, o GCR era aplicado a uma imagem em Adobe® Photoshop® quando um arquivo era convertido de CMYK para RGB, e então para CMYK novamente. O Photoshop tem cinco níveis de GCR: nenhum, máximo, pesado, médio e leve. A figura abaixo mostra quatro níveis. A configuração "nenhum" de GCR não deveria gerar nenhum canal de preto.
O GCR no RIP dá mais controle ao usuário, que pode aplicar GCR em vetores ou artes rasterizadas. Ao usar o Photoshop, somente os elementos rasterizados recebem o GCR.
Vários perfis ICC podem ser criados a partir da mesma linha de dados de caracterização obtida dos três primeiros passos do processo de configuração de mídia. Então, para qualquer substrato, você poderia ter diferentes configurações de ambientes de trabalho com uma única diferença: a quantidade de preto gerada (GCR) durante o processamento de imagem (RIP).
A dica é usar o mesmo arquivo de teste (test form) e imprimi-lo sob diferentes condições. Avalie a diferença de cores entre as imagens. Você estará apto a identificar facilmente o nível de black generation certo para as condições ideais do equipamento.
Preste bastante atenção às transições nos tons de pele. No que diz respeito ao black generation, há outra área importante de análise: as sombras saturadas. Tenha certeza de que as sombras verde-escuras e vermelho-rosadas não se tornaram cinzas.
No software de criação de perfil ICC você deve ver todas as configurações do preto. Alguns softwares mostram uma prévia de cada um dos canais de tinta, antes de finalizar o ICC. Na dúvida, consulte o manual ou entre em contato com o desenvolvedor do software.
Como estabeleci antes, mais tinta nem sempre significa melhores cores. Um ambiente de impressão calibrado corretamente é o primeiro passo para poupar tinta. Você deve ter certeza de que a impressora está devidamente configurada para cada mídia, resolução e modo de impressão.
Uma configuração bem-feita de mídia vai economizar tinta a ponto de garantir que você use tinta suficiente para produzir os trabalhos. Além disso, não esqueça que você deve ter ferramentas (instrumentos e softwares) para realizar os processos apresentados nesse artigo. Investir nas ferramentas apropriadas permite que você calibre corretamente as suas condições de impressão, o que certamente ajudará a poupar tinta.

Sobre o autor: Depois de pilotar caças de guerra por nove anos na Força Aérea dos EUA, Tony Quinn entrou para a indústria gráfica, na qual trabalha há mais de 20 anos. Especializou-se em preparação de arquivos digitais para produção em vários processos de impressão. Leciona controle de cor e pré-impressão na SPTF Process Color e nos seminários da Nazdar (fabricante de tintas digitais). É um dos instrutores da SGIA Color Management Boot Camp.
Este artigo foi publicado inicialmente no SGIA Journal e reproduzido pelo InfoSign com a permissão da SGIA (this article first appeared in the SGIA Journal and is reprinted with permissions from the SGIA).
Nova série de plotters de recorte Summa S One
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/02/2021
A fabricante Summa anunciou uma nova linha plotters de recorte de nível intermediário, a S One, que substitui a série de SummaCut.
Com novo design, mais elegante e mais moderno, a S One incorpora recursos aprimorados para melhor a qualidade, a ergonomia e a produtividade. Entre as melhorias estão:
- Software GoSign: para gerenciamentos de fluxos de trabalho de corte;
- Cabeça de corte: permite até 600 gramas de força de corte;
- Tela táctil ergonómica: permite uma navegação sem esforço;
- Sensor OPOS: aumenta a velocidade de leitura de marcas de registro;
- Inteligência interna aprimorada: diminui erros humanos e intervenção do operador;
- Funcionalidade OPOS Xtra: processa trabalhos de adesivos muito pequenos;
- Recurso Smart FlexCut: permite perfurar a mídia.
Christof Van Driessche, CCO da Summa, declarou: O lançamento da série S One é mais um marco para nós. Sem dúvida, ela agrega inovação para os fluxos de trabalho de corte de muitos birôs e signmakers”.
Fonte: Summa
-
Tintas Nazdar recebem selo GREENGUARD Gold
-
Nazdar apresenta novos frascos menores para tintas 260 Series
-
EFI anuncia novas impressoras Wide Format Pro+ e tintas ProGraphics+
-
Nazdar Ink anunciou upgrade em tintas UV LED
-
DuPont apresenta novas tintas inkjet da linha Artistri
-
X-Rite lança plataforma de criação e controle de qualidade de tintas
-
Sun Chemical lança tintas para direct-to-film
-
Durst anuncia novas opções de tintas fluorescentes
-
Fujifilm expande gama de cores de tintas inkjet pigmentadas
-
DuPont lança tintas para impressão Direct-to-Film
-
PrintHow 2025: Evento global da Canon chega ao Brasil
-
Caldera lança nova solução RIP para impressão DTF e DTG
-
EasyCut apresenta nova versão do Easy Cut Studio para plotters
-
Kyocera lança mais uma cabeça compatível com tinta UV
-
Koala Paper lança papel sublimático de alta durabilidade
-
Mimaki apresenta novas impressoras têxteis Tx330-1800 e Tx330-1800B
-
Vastex lança dois secadores para impressão DTF
-
Avery lança série de películas automotivas Encore
-
EFI amplia portfólio com a impressora híbrida VUTEk M3h
-
INX International inaugura fábrica no Brasil
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual