Akad lança impressora sublimática Novajet DX1080
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 11/04/2017
A Akad, fornecedora nacional de equipamentos para sinalização, anunciou o lançamento da Novajet DX1080, impressora para sublimação indicada para estampar moda praia, roupas esportivas, cordões corporativos, abadás, entre outras peças de tecidos com no mínimo 50% de poliéster. Há também possibilidade de empregar outros substratos com pré-tratamento (revestidos com resina), como plásticos, madeiras, vidros, objetos de decoração e etiquetas.
Com largura de 1,50m e duas cabeças Micropiezo DX, o equipamento vem com sistema de alimentação rolo a rolo, rebobinador de mídia (take-up) e sistema automático de limpeza das cabeças.
A máquina possui diversos modos de impressão, para ajustar a qualidade e velocidade de produção de acordo com o trabalho em diversos tipos de materiais.
A impressora sublimática imprime no papel transfer, que vai junto com o tecido para uma prensa ou calandra, onde ocorre aquecido, transferência e fixação da tinta no tecido (ou outro substrato tratado).
Fonte: Akad
PrintFactory passa a ter compatibilidade com Linux
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/06/2019
A desenvolvedora PrintFactory anunciou que seu software homônimo passou a ter compatibilidade com o sistema operacional Linux. O aplicativo de impressão de grande formato também pode rodar em Windows e MacOS.
Segundo a empresa, o PrintFactory para Linux oferece aos birôs e gráficas digitais mais flexibilidade. Isso porque, se os operadores de pré-impressão estiverem usando estações de trabalho MacOS ou Windows, o PrintFactory possibilitará que as tarefas sejam processadas simultaneamente em um servidor Linux.
O PrintFactory para Linux é indicado a empresas de grande formato que buscam agrupar aplicativos e arquivos RIP em escala industrial. Isso porque o Linux é mais adequado para operar como um servidor RIP com capacidade real de clustering.
Erik Strik, CEO da PrintFactory, comentou: “Entendemos que cada empresa funciona de maneira diferente. É por isso que temos a satisfação de lançar o PrintFactory na plataforma Linux. Agora, nossa estratégia é abrir oportunidades em toda a rede de revendedores”.
O PrintFactory tem ferramentas de correção de cores e ajuda a otimizar a produção de impressão em grande formato. Seu fluxo de trabalho em nuvem conecta vários dispositivos e oferece agendamentos de produção dinâmico, relatórios de status e gerenciamento de recursos de qualquer computador conectado.
Fonte: PrintFactory
Vinil adesivo: como realizar instalações bem-sucedidas
Por Eduardo Yamashita em 28/04/2014
Para garantir a aplicação correta do vinil adesivo em carros, vans, caminhões e em qualquer superfície lisa não porosa, a recomendação é seguir os procedimentos descritos abaixo. Por meio deles, é possível obter a instalação profissional de imagens diversas, como nomes, logos e letras.
Etapa 1 – Limpeza da superfície
A melhor maneira de garantir a aplicação da imagem é preparar a superfície, deixando-a limpa. Esse procedimento é uma obrigação. Portanto, certifique-se de que a superfície está limpa e livre de graxa, óleo, insetos e piche. Observe também se ela está enferrujada ou lascada.
Verifique se o veículo foi pintado recentemente. Em caso positivo, antes de prosseguir com a instalação, confirme a recomendação do fabricante sobre o tempo de cura da tinta.
Para a limpeza da superfície, na maioria dos casos, é necessário atacá-la com um líquido de limpeza ou solvente apropriado. No mercado, há uma série de soluções de solventes projetadas para remover gordura e cera.
O segundo passo na limpeza da superfície é remover óleos e umidade restantes (inclusive a umidade escondida em emendas e rebites), que podem gerar falhas e prejudicar a instalação futuramente. Por fim, antes de começar a instalação, execute a limpeza da superfície com álcool isopropílico.
Etapa 2 – Controle do ambiente de trabalho
Para garantir a aplicação correta, realize a instalação do vinil adesivo em temperatura média (nem muito quente nem muito fria). Segundo especialistas, o ambiente ideal deve ficar entre 18ºC e 25ºC. O vinil até pode ser instalado em locais com temperaturas abaixo de 10ºC ou de até 35ºC. Porém certamente o aplicador terá muito mais dificuldade para trabalhar com as devidas propriedades do vinil.
Temperatura, umidade e luz solar podem afetar a instalação da imagem. A temperatura ideal varia conforme o instalador e o tipo (fabricante) de vinil. Enquanto alguns preferem 20ºC, outros preferem temperaturas mais baixas. Se estiver muito quente, o vinil pode aderir à superfície rápido demais, diminuindo o tempo para reposicionar a imagem.
A umidade muito alta pode amolecer o vinil e umedecer o suporte de papel (liner), o que torna a sua remoção mais difícil. A falta de umidade, no entanto, provoca a formação de bolhas, pois o vinil fica mais rígido, isso dificulta a espatulação.
Empregar aplicação úmida é uma das maneiras mais eficazes de lidar com o calor e a umidade. Ela resfria a superfície e permite ao instalador reposicionar o vinil antes que ele seja aplicado. Instaladores experientes preferem usar a técnica a seco, pois a úmida tende a ser mais demorada por exigir a remoção da água.
CUIDADO: O uso demasiado de sabão impedirá a adesão do vinil à superfície. Ele deve ser o suficiente para "quebrar" e suavizar a superfície da água. Lembre-se também que, quanto mais água você usar, mais água você terá de remover após a aplicação.
Evite empregar a técnica de instalação úmida nas seguintes condições:
- Aplicação em rebites e emendas: levará muito tempo para que a água saia dessas áreas. A umidade por trás do vinil faz ele levantar com o tempo;
- No inverno e em temperaturas mais frias: o tempo mais fresco retarda a evaporação da água.
A instalação de imagens impressas em vinil adesivo pode parecer difícil, mas com prática e paciência, vale a pena. O vinil é um meio barato de publicidade e oferece a capacidade de fazer alterações facilmente.
Gostou do artigo? Você também vai se interessar pelas matérias abaixo:
- Dicas para comprar o vinil adesivo correto
- Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
- Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
- Envelopamento de carro: adesivação de retrovisor (passo a passo)
- Envelopamento de carro: adesivação de porta (passo a passo)
- Aplicação de vinil adesivo: a seco ou úmida
- Dicas de armazenamento de vinil autoadesivo
- Vinil adesivo: conheça as superfícies onde ele pode ser aplicado
- Xanté apresenta a nova impressora UV plana X-24
- Summa lança cortadora a laser L1810 Gen 2.6
- Epson lança acessório para gerenciamento de cores
- ColorJet anuncia nova impressora têxtil FabJet Pro
- STAHLS lança vinil heat transfer
- Arcus lança filme DTF Instant Peel
- Mimaki lança impressora DTF TxF300-1600
- Roland DG lança impressora DTF TY-300
- Mactac lança vinil com liner especial
- Imprimax lança película adesiva Gold Super Blackout
- Edição 2024: conheça os vencedores da competição de envelopamento da Avery
- Xanté apresenta a nova impressora UV plana X-24
- Software da 3M integrado a plotters de recorte da GCC
- Summa lança cortadora a laser L1810 Gen 2.6
- Caldera atualiza software PrimeCenter
- Epson lança acessório para gerenciamento de cores
- Drytac anuncia novo papel de parede ecológico
- Avery Dennison apresenta o filme SkyWay Bird
- ColorJet anuncia nova impressora têxtil FabJet Pro
- Nova versão Winter 2024 do RIP Ergosoft
- Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
- Problemas e soluções na impressão por sublimação
- Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
- Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
- Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
- Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
- Epson lança impressora para estampar camisetas
- Como aplicar vinil adesivo em vidro
- Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
- Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual