Agfa lança impressora UV LED Jeti Mira

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/12/2016
Impressora vem com novidades, como o PrintSphere e acabamento 3D

Impressora vem com novidades, como o PrintSphere e acabamento 3D

A Agfa, fabricante de soluções gráficas, anunciou o lançamento da Jeti Mira, impressora UV LED de grande formato indicada para produções de médio e alto volumes. Além de integração com o PrintSphere (por meio do Asanti), o equipamento oferece uma nova opção de verniz para reprodução de impressões com efeito 3D.

Com sistema plano de alimentação de substratos, a Jeti Mira permite impressões com até 2,69m de extensão, em produções com velocidade de até 231m²/h. A impressora emprega seis cores, tintas UV altamente pigmentadas e duas fileiras de cabeças Ricoh. Também pode ser adquirida com um sistema rolo a rolo opcional e acoplável.

As tintas LED UV empregadas Jeti Mira foram especialmente formuladas pela Agfa para imprimir em substratos sensíveis ao calor, como diapositivos finos, mídias autoadesivas e materiais de PVC expandido. De acordo com a empresa, as tintas também possuem uma ampla gama cromática tanto para aplicações internas quanto externas, além de terem alta carga de pigmentos.

A Jeti Mira roda com o software Asanti, da Agfa, o qual controla todo o processo produtivo, da pré-impressão ao acabamento. A novidade no Asanti é o opcional PrintSphere, serviço baseado em nuvem para automação da produção, compartilhamento de arquivos e armazenamento de dados. O PrintSphere oferece uma forma padronizada de automatizar fluxos de trabalho e facilitar a troca de dados com clientes e colaboradores.

Um dos grandes diferenciais da Jeti Mira é sua tecnologia especial de aplicação de verniz que confere efeitos 3D aos impressos. Trata-se de um tipo de acabamento que acrescenta profundidade às imagens de peças usadas em pontos de vendas, embalagens, decoração e locais de exposições comerciais.

Reinhilde Alaert, gerente de marketing de produtos de sinalização da Agfa Graphics, declarou: “Equipada com lâmpadas LED UV, a Jeti Mira vem com um conjunto de benefícios econômicos, ecológicos e de negócios. Os LEDs têm uma saída de calor mínima, o que permite um âmbito mais amplo de aplicações. Eles também garantem uma calibração bidirecional muito estável, alta produtividade, economia significativa de energia e uma saída consistente ao longo de um período de cinco anos. Tudo isso conduz a um maior retorno do investimento”.

Fonte: Agfa



RIP Harlequin é atualizado

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/10/2020
Software está na versão 13

Software está na versão 13

A desenvolvedora Global Graphics anunciou a versão 13 do software RIP Harlequin, que passou a oferecer recursos como a panelização automática para saídas de grande escala em alta velocidade.

A nova ferramenta de panelização visa otimizar a produção de enormes arquivos (PDF, TIFF e JPEG) gerados em impressão de grande formato, tecidos, decoração e embalagens de papelão ondulado. O software agrupa automaticamente essas páginas grandes (algumas com até 200m de comprimento) para depois dividi-las em vários RIPs. A saída é continuamente enviada para a impressora. Assim, não é necessário esperar que a página inteira seja processada para que a produção comece. Segundo a fabricante, este novo recurso diminui os requisitos de RAM e os custos para um Digital Front End (DFE), aumentando o poder e a velocidade da gráfica.

Martin Bailey, CTO da Global Graphic, declarou: “A velocidade continua a ser o elemento principal no desenvolvimento do Harlequin. Um RIP mais rápido permite que impressoras com taxas de dados muito altas sejam acionadas na velocidade do engine”.

A versão 13 também apresenta outros recursos:

- Impressão direta de arquivos PNG: trata-se de um tipo de arquivo importante em alguns setores de grande formato e decoração de produtos;

- Controles aprimorados de dimensionamento da saída dos arquivos como TIFF, JPEG e PNG (quando não há espeficação do tamanho da imagem);

- Nova retícula inkjet Opal: atenua artefatos ao imprimir em substratos absorventes em resoluções mais altas;

- Suporte estendido para DFEs maiores.

Fabricantes de impressoras de grande formato como HP, Roland e Durst empregam o Harlequin em suas soluções.

Fonte: Global Graphics

 

 



EFI adquire tecnologia de tinta de termoformagem da Polymeric Imaging

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/11/2014

Tinta da EFI pode ser usada em aplicações industriais

Tinta da EFI pode ser usada em aplicações industriais

A EFI, fabricante de impressoras digitais, anunciou a aquisição da Polymeric Imaging, fornecedora especializada em tintas UV para aplicações gráficas e industriais.

Com sede em North Kansas City (EUA), a Polymeric Imaging é especializada em pesquisa e desenvolvimento de tintas inkjet e soluciona problemas relacionados a secagem, adesão, densidade e durabilidade dos insumos.

A EFI utilizará a tecnologia adquirida para otimizar soluções que empregam tintas digitais para termoformagem e outras aplicações de alongamento intenso. Os termos financeiros da aquisição ainda não foram divulgados, mas não é esperado que a transação seja relevante para os resultados financeiros da EFI no quarto trimestre de 2014.

Stephen Emery, vice-presidente de negócios de tintas da EFI, declarou: "Essa aquisição fomenta o impulso da EFI em aperfeiçoar soluções de impressão a jato de tinta. A tecnologia que estamos adquirindo permitirá que continuemos a expandir plataformas inkjet de alta qualidade para novos mercados".

Fonte: EFI



Clicky