A impressão digital em tecidos como ferramenta para reduzir impactos ambientais

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/07/2016
Além das qualidades técnicas e produtivas, a impressão digital têxtil pode ser uma grande ferramenta de sustentabilidade

Além das qualidades técnicas e produtivas, a impressão digital têxtil pode ser uma grande ferramenta de sustentabilidade

Os argumentos para a adoção de tecnologias de impressão digital têxtil são os mesmos usados em outros segmentos: possibilidade de estampar peças sob medida e em curto prazo, personalização e produção sob demanda. Além disso, a impressão digital reduz desperdícios e aumenta o controle sobre custos por minimizar o inventário. Mas há um benefício que parece superar todos os outros: a sustentabilidade.

Depois da agricultura, a produção têxtil é a maior poluidora de água do mundo, por causa sobretudo dos processos de tingimento. O Banco Mundial estima que o setor de tecidos é responsável por mais de 20% da poluição da água industrial. Para se ter uma ideia, de acordo com o governo britânico, a indústria têxtil do Reino Unido produz anualmente 3,1 milhões de toneladas de CO2, 2 milhões de toneladas de resíduos e 70 milhões de toneladas de água.

Fica pior. O tratamento, o tingimento e a lavagem dos tecidos também causam impactos no ar e no solo. Mais de 2 mil produtos químicos, como benzidina, toluidina, amoníaco, cloro e metais pesados são utilizados em vários agentes antiespumantes, corantes, detergentes e branqueadores.

A produção têxtil lida com dezenas de químicos tóxicos, como formaldeído, cloro, chumbo e mercúrio, que são despejados em cursos de água. Nitrogênio e óxidos de enxofre são emitidos de caldeiras, e apesar de os refugos têxteis poderem ser reciclados, grande parte deles acaba sendo direcionada a aterros.

Tecnologias que atenuam os impactos negativos na produção têxtil devem ser bem-vindas, sobretudo por grandes marcas que buscam melhorar seu desempenho socioambiental. A impressão digital é essa tecnologia. Ela é ainda pouco explorada no mercado têxtil. No entanto, está ganhando terreno, sobretudo entre empresas que precisam reduzir estoques e resíduos. Tecnologias como a Kornit Vulcan empregam um processo livre de água e trabalham com fibras naturais, sintéticas e mistas.

A impressão digital está avançando e tornando mais fácil adicionar determinadas características aos tecidos. Além disso, há revestimentos que podem conferir propriedades isolantes ao tecido ao bloquear a radiação infravermelha.

Tecidos podem receber revestimentos que amaciam e repelem insetos, fungos e micróbios, ou para torná-los retardante ao fogo e proteger o usuário de radiação UV. Os tecidos podem ser tratados para repelir sujeira e água ou para serem condutivos ou receber impressão com material fotovoltaico.

Levar essas informações aos grandes players da indústria têxtil deve ser o objetivo de todos os fabricantes de impressão digital têxtil. Devemos aprender com as experiências no setor comercial, o qual levou anos para reconhecer a impressão digital como um concorrente tecnológico válido.

O conhecimento sobre os benefícios da impressão digital nos setores de moda e tecidos ainda é pequeno, e isso tem de mudar.

 

Esse artigo foi escrito por Laurel Brunner e publicado no site da Fespa em 18 de julho de 2016. O Portal InfoSign foi responsável por traduzir e adaptar o texto.



Industrial Inkjet lançará impressora XYPrint 300

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/03/2015

XYPrint 300 é solução desenvolvida para o mercado industrial

XYPrint 300 é solução desenvolvida para o mercado industrial

A Industrial Inkjet (IIJ), fabricante de soluções de impressão a jato de tinta, prometeu lançar a XYPrint 300 na Fespa 2015, feira internacional que ocorrerá na Alemanha, em maio. Trata-se de uma impressora industrial desenvolvida para os mercados de decoração de produtos, fabricação de materiais de deposição e produção de baixas tiragens.

Com sistema de única ou múltiplas passadas, a máquina emprega cabeças Konica Minolta e vem com dispositivo de alimentação de tinta feita por seringa.

Possui estrutura reforçada que minimiza vibrações ou choques e permite a montagem de até 10 cabeças de impressão em linha, para suportar tintas CMYK, de cores especiais e verniz.

John Corrall, diretor da IIJ, declarou: "Este sistema é duas vezes mais rápido do que os precedentes. Muitas empresas podem se beneficiar dele, como desenvolvedores de tinta, universidades, produtores de mídia, laboratórios de pesquisa, entre outras".

Fonte: Image Reports



Pensando em comprar uma impressora látex? Confira antes essas dicas

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 19/01/2023
Portfólio de impressoras látex reúne diversos modelos, que diferem em tamanho, preço e capacidade produtiva. Qual o mais adequado para os seus negócio

Portfólio de impressoras látex reúne diversos modelos, que diferem em tamanho, preço e capacidade produtiva. Qual o mais adequado para os seus negócio

Você assistiu aos vídeos, leu todos os artigos, pesquisou e decidiu que uma impressora HP Latex é a opção adequada para a sua empresa. No entanto, você ainda hesita sobre o modelo a ser escolhido. Por isso, indicamos conferir as informações a seguir, para sanar de vez quaisquer dúvidas sobre o assunto.

Queremos expandir nosso portfólio. Qual impressora é a mais recomendada?

Há algumas considerações a se ponderar. Por exemplo: se você precisa imprimir em materiais rígidos e flexíveis, a HP Latex série R é a solução mais adequada. Com ela, você produz diversos tipos de impressos, como sinalizações externas, aplicações decorativas, materiais de ponto de venda, displays e até mesmo embalagens de pequenas tiragens ou itens de termoformagem. Se você procura uma impressora rolo a rolo, é importante saber que as máquinas HP Latex deste tipo, incluindo a série R, podem produzir as mesmas aplicações. Você precisa considerar o tamanho adequado: o formato de 1,63m (64 polegadas) funciona? Ou você usa rolos maiores? Seja qual for a sua necessidade, considere que as impressoras HP Latex são indicadas para diversos trabalhos de impressão, como sinalização externa tradicional, produtos para varejo, eventos e exposições, além de aplicações mais especializadas, como embalagem e decoração de veículos.

Avalie as necessidades da sua empresa, para então selecionar a impressora mais adequada

A capacidade de impressão é nosso maior desafio. Qual impressora é a mais indicada para o ritmo da nossa produção?

Se você precisa da capacidade de produção industrial de uma impressora de 3,2m (126 polegadas), a HP Latex 3600 é a melhor opção. Com um volume mensal sugerido de 8.000m², é o equipamento mais produtivo do portfólio. Seguindo de perto, a HP Latex 1500 também apresenta largura de 3,2m (126 polegadas). Caso você queira uma impressora robusta e produtiva de 1,63m (64 polegadas), as impressoras HP Latex séries 700 e 800 são as escolhas ideais. Por exemplo: a HP Latex 800 é recomendada para um volume mensal sugerido de 900m², para turbinar diversos fluxos de trabalho. Esse modelo recém-lançado é até 30% mais produtivo que seus predecessores (HP Latex séries 300 e 500), sendo capaz de rodar em velocidade de até 36 m²/h para a produção de impressões de aplicações externas. Isso porque a HP Latex 800 conta com 50% mais orifícios por cabeça de impressão, o que também garante a saturação de cores em altas velocidades.

Precisamos de uma impressora rolo a rolo altamente produtiva com 3,2m para funcionamento ininterrupto e tempo de operação máximo. Qual é a solução?

Para obter qualidade robusta em alta produtividade, a HP Latex 3600 seria a primeira opção. Ela consegue lidar com picos de produção de até 35.000m² por mês, no modo de impressão de 6 passadas, (porém a repetição da produção mensal neste volume não é recomendada e pode exigir manutenção adicional). Essa potência ajuda a aumentar o tempo de atividade e a impressão durante a noite. O operador pode gerenciar até quatro equipamentos ao mesmo tempo, diminuindo os custos de mão de obra. A eficiência é aumentada em função da manutenção automática, dos rolos resistentes e dos suprimentos de tinta de 10 litros.

Impressoras látex híbridas são capazes de estampar mídias rígidas e flexíveis

Somos uma empresa pequena com orçamento apertado. Qual a melhor opção?

Se você quer experimentar as vantagens da tecnologia à base de água da HP Latex, a HP LatexPlus é uma solução completa com um fluxo de trabalho de impressão e recorte. Segundo testes internos da HP, de setembro de 2020, o equipamento mostrou-se duas vezes mais rápido que os dispositivos similares do mercado. Com a HP LatexPlus, você pode entregar produtos no mesmo dia do pedido, porque as impressões saem secas para recorte e laminação imediatos. É a escolha para quem precisa de uma solução fácil de usar e que não comprometa a estética ou o desempenho.

Preciso de tintas brancas. Gostaria de contar com a opção de impressão em material transparente ou colorido e produzir adesivos para janelas, vitrines, envelopamento de veículos e peças de decoração.

Para essas aplicações, você precisa de uma das impressoras com tinta branca. Entre elas, a HP Latex 700 W, a HP Latex 800 W e a HP Latex série R. Se você quiser uma solução híbrida para imprimir em material rígido e flexível, a série R é a escolha indicada. Se quiser uma impressora rolo a rolo, os modelos 700 W e 800 W podem oferecer vantagens ao estampar materiais como tecidos, adesivos para janelas e vitrines ou envelopamento de veículos. Todos esses modelos proporcionam os benefícios da tinta branca – e sem complexidade. O sistema exclusivo de recirculação automática e a limpeza das cabeças reduzem as operações manuais e ajudam a evitar obstruções, permitindo que sua empresa aproveite brancos de alta opacidade que resistem ao amarelamento ao longo do tempo, conforme teste realizado em vinil autoadesivo preto opaco, em modo de impressão “160% Underflood”, em impressora HP Latex 700 W (com cartucho HP 832) e impressora HP Latex 800 W (com cartucho HP 836)

Estamos adotando os benefícios da conectividade digital. Qual é a melhor impressora Latex para nossa empresa?

Todas as impressoras Latex usam o aplicativo HP PrintOS, com funcionalidades como o monitoramento remoto, para gerenciar os projetos e tomar decisões orientadas por dados que podem ser obtidos em qualquer lugar e momento. Com as impressoras HP conectadas, é possível eliminar procedimentos de configuração repetitivos e demorados. Os backups são automáticos, e você pode restaurar facilmente as configurações da impressora e dos substratos. Seja qual for a impressora escolhida, você irá simplificar e automatizar a produção de suas impressões.

Impressoras HP Latex podem ser monitoradas remotamente

 



Clicky