Orbus apresenta soluções de acabamento para impressos de grande formato

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/01/2015

Dispositivos são usados em gráficos expostos em feiras, supermercados e pontos de venda

Dispositivos são usados em gráficos expostos em feiras, supermercados e pontos de venda

A Orbus, fornecedora de dispositivos para acabamento de peças de comunicação visual, lançou no mercado internacional dezenas de displays portáteis para banners, barracas, tampas, pop-ups, expositores modulares, entre outras aplicações.

Entre os lançamentos estão três tendas outdoor, um banner retrátil e um banner telescópico, que apresenta um novo tipo de apoio.

A Orbus também lançou 10 tipos diferentes de displays para PDV. Intitulada Merchandise Express, essa série é composta por peças com estrutura de alumínio.

Além disso, a fornecedora apresentou mais 23 kits de exposição da linha Orbital Truss, composta por displays com número fixo de peças e que dispensam ferramentas para montagem, o que facilita esse processo.

Estruturas para montagem de displays diferenciados também são vendidas pela Orbus

Estruturas para montagem de displays diferenciados também são vendidas pela Orbus

Estrutura dos displays é composta por alumínio

Estrutura dos displays é composta por alumínio

Exemplo de tenda que faz parte do catálogo da Orbus

Exemplo de tenda que faz parte do catálogo da Orbus

Fonte: Orbus



Em 2 anos, InfoSign conquista liderança do mercado

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 26/11/2014

No dia 26 de novembro de 2012, o mercado brasileiro de impressão digital e comunicação ganhou o InfoSign, primeiro portal técnico e especializado da área. Com a missão de informar e estimular as empresas e os profissionais do ramo, o site tem publicado notícias, vídeos, reportagens e artigos técnicos sobre impressoras, sinalização, gráfica digital, entre outros assuntos relacionados. Em seu segundo ano, o InfoSign atraiu mais de 173 mil leitores. Essa e outras informações sobre o site você confere no infográfico a seguir:

InfoSign faz 2 anos e assume posição de liderança no mercado

InfoSign faz 2 anos e assume posição de liderança no mercado



A impressão digital em tecidos como ferramenta para reduzir impactos ambientais

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 23/07/2016
Além das qualidades técnicas e produtivas, a impressão digital têxtil pode ser uma grande ferramenta de sustentabilidade

Além das qualidades técnicas e produtivas, a impressão digital têxtil pode ser uma grande ferramenta de sustentabilidade

Os argumentos para a adoção de tecnologias de impressão digital têxtil são os mesmos usados em outros segmentos: possibilidade de estampar peças sob medida e em curto prazo, personalização e produção sob demanda. Além disso, a impressão digital reduz desperdícios e aumenta o controle sobre custos por minimizar o inventário. Mas há um benefício que parece superar todos os outros: a sustentabilidade.

Depois da agricultura, a produção têxtil é a maior poluidora de água do mundo, por causa sobretudo dos processos de tingimento. O Banco Mundial estima que o setor de tecidos é responsável por mais de 20% da poluição da água industrial. Para se ter uma ideia, de acordo com o governo britânico, a indústria têxtil do Reino Unido produz anualmente 3,1 milhões de toneladas de CO2, 2 milhões de toneladas de resíduos e 70 milhões de toneladas de água.

Fica pior. O tratamento, o tingimento e a lavagem dos tecidos também causam impactos no ar e no solo. Mais de 2 mil produtos químicos, como benzidina, toluidina, amoníaco, cloro e metais pesados são utilizados em vários agentes antiespumantes, corantes, detergentes e branqueadores.

A produção têxtil lida com dezenas de químicos tóxicos, como formaldeído, cloro, chumbo e mercúrio, que são despejados em cursos de água. Nitrogênio e óxidos de enxofre são emitidos de caldeiras, e apesar de os refugos têxteis poderem ser reciclados, grande parte deles acaba sendo direcionada a aterros.

Tecnologias que atenuam os impactos negativos na produção têxtil devem ser bem-vindas, sobretudo por grandes marcas que buscam melhorar seu desempenho socioambiental. A impressão digital é essa tecnologia. Ela é ainda pouco explorada no mercado têxtil. No entanto, está ganhando terreno, sobretudo entre empresas que precisam reduzir estoques e resíduos. Tecnologias como a Kornit Vulcan empregam um processo livre de água e trabalham com fibras naturais, sintéticas e mistas.

A impressão digital está avançando e tornando mais fácil adicionar determinadas características aos tecidos. Além disso, há revestimentos que podem conferir propriedades isolantes ao tecido ao bloquear a radiação infravermelha.

Tecidos podem receber revestimentos que amaciam e repelem insetos, fungos e micróbios, ou para torná-los retardante ao fogo e proteger o usuário de radiação UV. Os tecidos podem ser tratados para repelir sujeira e água ou para serem condutivos ou receber impressão com material fotovoltaico.

Levar essas informações aos grandes players da indústria têxtil deve ser o objetivo de todos os fabricantes de impressão digital têxtil. Devemos aprender com as experiências no setor comercial, o qual levou anos para reconhecer a impressão digital como um concorrente tecnológico válido.

O conhecimento sobre os benefícios da impressão digital nos setores de moda e tecidos ainda é pequeno, e isso tem de mudar.

 

Esse artigo foi escrito por Laurel Brunner e publicado no site da Fespa em 18 de julho de 2016. O Portal InfoSign foi responsável por traduzir e adaptar o texto.