Mimaki lança impressora têxtil Tiger-1800B MkII

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/05/2018
Impressora é capaz de imprimir na velocidade de 385m²/h

Impressora é capaz de imprimir na velocidade de 385m²/h

A fabricante Mimaki apresentou para o mercado europeu a Tiger-1800B MkII, impressora têxtil digital que pode rodar na velocidade máxima de 385m²/h.

Disponível em dois modelos (para impressão direta e para sublimação), a máquina oferece um modo adicional de alta qualidade (1.200dpi) e vários aprimoramentos para melhorar a qualidade das estampas.

Um conjunto de tecnologias exclusivas da Mimaki também foi adicionado ao equipamento. Por exemplo, o Mimaki Advanced Pass System (MAPS) minimiza a formação de bandings e melhora as transições de cores, para ajudar na reprodução de imagens mais suaves. A Nozzle Checking Unit (NCU) e a Nozzle Recovery System (NRS) também foram incorporadas e permitem a impressão contínua de alta qualidade.

A Mimaki também está disponibilizando uma extensa linha de dispositivos opcionais para atender às demandas de seus clientes de impressão digital têxtil. A fabricante passou a vender opções de secagem e pós-tratamentos, além de unidades de alimentação de rolos específicas para estamparia industrial de tecidos, como o sistema jumbo de bobinas de papéis sublimáticos.

Bert Benckhuysen, gerente de produto da Mimaki Europa, declarou: “A transição da tecnologia convencional para a digital continua a aquecer a indústria têxtil, e a Mimaki, uma pioneira, dedica-se a trazer soluções mais acessíveis a esse segmento. Nossa estratégia vai além de simplesmente fornecer impressoras. Para um mercado emergente como esse, é fundamental prover soluções totais. Para tanto, estamos disponibilizando uma nova linha de máquinas de pré-tratamento e pós-tratamento. Enfim, estamos trabalhando para o desenvolvimento do mercado de Internet das Coisas para tecidos e vestuário”.

Fonte: Mimaki



Fespa publica estudo internacional sobre impressão de grandes formatos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/05/2018
Censo 2018 apresenta tendências da indústria global

Censo 2018 apresenta tendências da indústria global

A Fespa, federação global de empresas de impressão, revelou os principais resultados da edição 2018 de seu censo internacional, realizado em parceria com a InfoTrends, uma divisão da Keypoint Intelligence, consultoria norte-americana especializada na indústria de imagem digital.

Para o estudo, foram entrevistados 1.405 (12% a mais que no censo anterior, de 2015) de 102 países. Os dados foram coletados em 2017 nos eventos da Fespa na Europa, Ásia, México, Brasil e África do Sul. A base do censo é de entrevistados que definiram seus negócios como: impressão digital (17%), serigrafia (15%), sinalização (10%), impressão em tecido e direct-to-garment (10%), impressão comercial e reprografia (13%), artes gráficas (11%) e embalagem (4%).

Embora a federação tenha destacado (abaixo) as principais informações do estudo, o censo completo é vendido por 2.000 euros aos não associados. Porém, os membros das associações nacionais da Fespa e da Fespa Direct receberão o relatório integral e gratuitamente.

Otimismo

Assim como em 2015, os empresários seguem esperançosos: 83% dos entrevistados afirmam estar otimistas com os seus negócios. Isso tem relação direta com a expansão contínua do mercado de grande formato, que tem crescido 4,2% ao ano desde 2007. Atualmente, a produção digital representa 44% da receita total, e nos dois próximos anos, a previsão do crescimento do volume de negócios é 53%.

Demandas dos clientes

A impressão tem se transformado cada vez mais como uma indústria de serviços. Isso porque birôs e gráficas têm atendido à tendência contínua de personalização em massa. No cendo, 72% dos entrevistados relataram um aumento na demanda por entregas mais rápidas, 61% veem a necessidade crescente de pequenas tiragens e 59% observam expectativas crescentes de entrega just-in-time (JIT).

Mix de produtos

Atualmente, na área de comunicação visual, a produção é dominada pelos banners: 68% dos entrevistados produzem regularmente esses itens. Metade dos consultados enxerga o potencial de crescimento desse nicho. Os entrevistados também destacaram as placas e os outdoors entre as aplicações mais demandadas.

O PDV ganhou força: 59% das empresas cresceram nessa área. Além disso, mais da metade dos consultados passaram a produzir um volume maior de aplicações autoadesivas, como envelopamento automotivo.

O crescimento contínuo do segmento de decoração impressa também ficou evidenciado: 74% dos entrevistados expandiram seus negócios nesse segmento.

Investimento em tecnologia digital

Para responder às demandas por prazos e tiragens mais curtas, as empresas têm investido em tecnologia digital. O aumento da capacidade produtiva é uma prioridade de investimento: 54% dos entrevistados citaram esse ponto como sua principal motivação para gastos de capital.

A redução de custos é um fator importante para 53%, enquanto a diversificação para novos mercados e ofertas de produtos continua sendo um foco de investimento para 53% dos entrevistados.

Padrões de evolução tecnológica continuam em 2018. Haverá crescimento de receita em UV, látex, sublimação e impressão direta, em contraste com o declínio das tecnologias solventes, aquosas e analógicas. Em 2018, 27% dos entrevistados do segmento de sinalização planejam comprar uma impressora inkjet UV (plana ou híbrida) e 18% planejam comprar uma látex ou UV rolo a rolo.

O que critério que mais peso na hora do investimento é a produtividade: 63% citaram a velocidade como o atributo mais importante em uma nova impressora. O nível médio de investimento entre as empresas de sinalização e comunicação visual é 43% maior do que em 2015, ficando em 144.600 euros.

Tecidos

O censo de 2018 revelou um quadro detalhado do crescente segmento têxtil. Entre os entrevistados estão empresas serigráficas com foco em aplicações têxteis, produtores de tecidos e empresas de direct-to-garment.

O predomínio é do segmento de estamparia de vestuário, com as aplicações de roupas esportivas e fast fashion apresentando maior de crescimento.

A adoção da estamparia têxtil digital é mais lenta que em outros segmentos. Em todos os nichos relacionados a tecidos, a produção ainda é dominada por processos analógicos. No entanto, entre as gráficas têxteis, 56% fizeram investimentos digitais e 19% pretendem fazê-lo nos próximos dois anos. Elas visam obter benefícios, como redução do tempo de colocação de novos produtos no mercado, produção de coleções criativas personalizadas e redução do impacto ambiental ao reduzir o consumo de água e energia.

A velocidade de produção é uma prioridade de investimento para 69% dos consultados da área de tecidos, e 55% querem a capacidade de imprimir diretamente em materiais não tratados. Esses investimentos são motivados pela redução de resíduos e rápida resposta aos picos sazonais.

As empresas de tecidos e serigrafia esperam que a contribuição digital para as receitas de impressão têxtil cresça 12% nos próximos dois anos.

Demandas ambientais

O conjunto de perguntas do censo de 2018 foi ampliado para que fosse possível obter insights sobre a importância da produção ambientalmente sustentável.

As respostas mostram que os investimentos ambientais são fortemente influenciados pelos clientes: 76% dos entrevistados disseram que a demanda dos clientes por produtos ambientalmente responsáveis está moldando a estratégia de negócios, e um em cada cinco declara que é uma grande influência.

E como as gráficas e birôs estão respondendo a essa demanda? Dos entrevistados, 32% usam equipamentos com baixo consumo de energia ou certificados ambientalmente. Outras respostas incluem: treinamento em sustentabilidade, uso de tintas livres de componentes orgânicos voláteis, uso de mídias recicláveis e programas de reciclagem.

Dos prestadores de serviços de impressão, 72% puderam investir em sustentabilidade sem aumentar os preços dos produtos. Isso preservou as vendas e manteve a competitividade.

Fonte: Fespa



Gênesis promove curso de sublimação em outubro e novembro

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/09/2015
Público-alvo do curso é formado por profissionais interessados em informações básicas sobre impressão digital sublimática

Público-alvo do curso é formado por profissionais interessados em informações básicas sobre impressão digital sublimática

A Gênesis, fabricante nacional de tintas para impressão, promoverá nos dias 23 de outubro e 20 de novembro um curso específico para interessados em sublimação digital.

Previsto para começar às 9h, o treinamento dura seis horas e ocorre na Escola Gênesis (Rua Luiz Vaz de Camões, 177 - Cumbica, Guarulhos). O investimento por pessoa é de 240 reais e o interessado pode se inscrever por meio do site.

De acordo com a empresa, o curso é indicado a alunos que pretendem adquirir conhecimentos iniciais sobre sublimação digital. Na primeira parte, serão discutidos fundamentos como:

  • Mercado da impressão sublimática digital;
  • Oportunidades de negócios;
  • Cuidados na escolha de tintas, papéis, tecidos e insumos;
  • Como preparar o local de trabalho da impressora;
  • Controles ambientais;
  • Hardwares;
  • Softwares;
  • Insumos;
  • Importância das manutenções preventivas;
  • Importância do workflow de cores;
  • Tecnologias de impressão;
  • Papéis sublimáticos;
  • Transferência térmica (prensa/calandra).

Já a segunda parte do curso aborda os seguintes tópicos:

  • Preparação da arte para a impressora;
  • Impressão na impressora de pequeno formato;
  • Apresentação completa da impressora de grande formato;
  • Painel de controle;
  • Utilização de perfil de cores no software RIP;
  • Impressão na impressora de grande formato;
  • Tipos de tecidos e tratamentos;
  • Transferência;
  • Manutenção de peças e acessórios;
  • Diagnóstico e solução dos problemas e erros mais comuns.

Fonte: Gênesis Tintas