Cobertura Fespa Brasil 2016 – Parte 2: softwares, mídias e equipamentos para corte e gravação

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/04/2016
Máquinas a laser e equipamentos para corte e gravação foram exibidos na Fespa Brasil 2016

Máquinas a laser e equipamentos para corte e gravação foram exibidos na Fespa Brasil 2016

Além de equipamentos para impressão digital, outras máquinas, soluções e mídias foram expostas na Fespa Brasil 2016. Entre elas, dispositivos para corte, gravação e acabamento, como plotters, routers e máquinas a laser. Além deles, não faltaram outros elementos fundamentais na produção de qualquer birô: substratos e softwares. Veja a seguir um panorama do que os expositores dessas soluções apresentaram na feira.

Leia também a primeira parte desta cobertura:

Softwares

O visitante da Fespa Brasil 2016 pôde encontrar algumas das soluções de software RIP mais tradicionais do mercado de impressão de grandes formatos. É o caso da SAi, em cujo estande foram demonstradas as principais características da versão 12 do FlexiPrint. Entre as ferramentas do programa estão armazenamento de compartilhamento de arquivos em nuvem, visualização e estatísticas de trabalhos em dispositivos móveis, estimativa de custos e gastos de tintas, entre outras funções.

FlexiPrint em demonstração no estande da SAi

A Caldera também esteve na feira. Dessa vez, a desenvolvedora europeia destacou a versão 10 de seu RIP homônimo, com a qual o usuário pode receber atualizações em tempo real, configurar fluxos de trabalho, adicionar ilhós com facilidade, entre outras operações. A empresa também ressaltou as demais soluções de seu portfólio, como o GrandCut (para máquinas de corte e acabamento), o EasyMedia (gerenciamento de cores) e o InkPerformer (gerenciamento de gasto de tinta).

Outra fornecedora especializada em software a marcar presença na Fespa Brasil 2016 foi a Starlaser. A distribuidora comercializa programas da GMG Color e da Enfocus. O primeiro contém uma série de ferramentas para gerenciamento de cores. Já o segundo permite avaliar e corrigir arquivos PDF.

Na seara dos softwares de gestão, uma das expositoras em destaque foi a Bremen, cujo software é capaz de realizar faturamentos, controle financeiro e de estoque, além de PCP e CRM para empresas de impressão digital.

A Zênite foi outra desenvolvedora a apresentar seus softwares. O destaque da empresa foi o GWorks Enterprise 3.0, programa que integra processos dos departamentos financeiro, comercial e de produção de gráficas digitais e de comunicação visual.

Evento foi oportunidade para conhecer softwares de gestão

Já a Isidora esteve na feira para apresentar sua plataforma web-to-print, com a qual birôs e gráficas digitais podem vender com praticidade e facilidade serviços e produtos por meio da internet.

Com um portfólio composto por três soluções (PrintShop Mail, PlanetPress e PReS), a Objectif Lune mostrou aos visitantes diversas ferramentas e soluções para saída corporativa e integração de sistemas e TI.

Outra novidade divulgada na Fespa Brasil 2016 foi o SignHub, aplicativo multiplataforma de supply chain indicado a compradores, vendedores e prestadores de serviço. Exclusiva para o segmento de comunicação visual, a ferramenta pode otimizar processos diários, como compras de insumos, aquisição de equipamentos e contratação de mão de obra qualificada.

Caldera apresentou suas soluções de RIP e gerenciamento de cores e produção

Corte, gravação e acabamento

Embora em contingente menor, os fornecedores de equipamentos para corte, gravação e acabamento também marcaram presença na Fespa Brasil 2016. Uma das fabricantes nacionais mais tradicionais, a Vitor Ciola levou um de seus modelos de router, o Scriba 1313. Com área de 1,3m x 1,3m, a máquina permite passagem máxima do eixo “z” de 190mm e possui motor Elite de 2,2kW.

Dona de um amplo portfólio de routers e plotters de recorte, a Potencial Laser esteve na feira para expor alguns de seus modelos de máquinas a laser, que variam de acordo com tamanho, estrutura e outras características técnicas, como potência do laser e opcionais.

Router, da Vitor Ciola, foi chamariz para os visitantes interessados em corte e gravação

Um dos destaques no estande da Solugrav foi a gravadora Speedy 400, com dimensões de 1.400mm x 950mm x 1.070 mm, área de trabalho de 1.000mm x 610mm e velocidade máxima de 355cm/s. A fornecedora também levou outros equipamentos usados para corte e gravação das marcas Trotec, Rayjet e JR.

Além de impressoras digitais, a Akad exibiu a Novacut Laser, máquina entrada com área de corte de 900mm x 600mm. O equipamento possui aberturas dianteira e traseira para permitir que objetos longos possam atravessá-lo, o que possibilita o trabalho com placas de maior comprimento.

Também dedicada a comercializar soluções a laser, a Iberlaser destacou o Atom, modelo compacto indicado para realização de desenhos, logos e etiquetas. Em função de seu tamanho menor, a máquina pode ser facilmente transportada. Seu tubo é de 30W e seu campo de ação é de 250mm x 250mm.

Gravadora da Potencial Laser em operação

Já a Sei Laser apresentou suas soluções industriais de corte e gravação com tecnologias diversas (plotter, galvanométrica e laser CO2), para aplicações em mercados que empregam tecidos, placas de metal, entre outros substratos.

Outra fornecedora de plotters de recorte, routers e máquinas a laser que marcou presença na Fespa Brasil 2016 foi a Zumaq, cujo principal modelo pode trabalhar na velocidade de gravação de até 500mm/s e velocidade média de corte de 20mm/s (dependendo da mídia trabalhada).

IS Suprimentos também levou máquinas a laser para a Fespa Brasil 2016

Além de mídias e plotters de recorte, a IS Suprimentos apresentou na Fespa Brasil 2016 as séries de máquinas a laser G-Weike C e G. Um dos modelos da linha é o LG1200, com área útil de 1.200mm x 800mm, velocidade de 1.200mm/s e potência de 60W/80W.

Aos visitantes interessados em acabamento, a VP Máquinas apresentou uma dobradeira de acrílico e outros termoplásticos com espessura que pode variar de 1mm a 10mm. O equipamento opera com baixo consumo de energia e pode aumentar a produtividade do acabamento em birôs de comunicação visual.

Além de comercializar peças para impressoras (como wipers, dampers, entre outras), a Poly Fly vende uma série de acessórios, que foram apresentados na feira, como banners roll-up, x-banners e mochilas banner.

Soluções para envernizamento e acabamento superficial também estiveram presentes, sobretudo no estande da New Time.

Mídias

No estande da VinilSul, além de impressoras de grande formato, o visitante pôde conhecer o 3M Controltac Comply Print Film 40C, vendido exclusivamente pela fornecedora no Brasil. Trata-se de um vinil adesivo desenvolvido especificamente para envelopamento veicular. Como vantagem, o filme pode ser reposicionado e deslocado por toda a superfície onde será aplicado.

Já a Alltak destacou principalmente sua linha de vinis adesivos da linha Tuning, composta pode dezenas de opções de películas desenvolvida para envelopamento de veículos. Na feira, a fabricante nacional apresentou uma edição limitada com três películas metálicas: Jateado Metallic Brown, Jateado Metallic Bronze e Jateado Metallic Copper.

Amostras de vinis adesivos no estande da Alltak

Outro destaque ficou por conta dos vinis Orafol comercializados pela Sign Supply no Brasil. Além de filmes coloridos para recorte eletrônico, a empresa disponibiliza diversas opções de películas para aplicações de sinalização, comunicação visual e envelopamento de carros.

A LZ Consultoria e a Integration Technology Ltd (ITL) estrearam em 2016 na Fespa Brasil. Entre os serviços e produtos apresentados pelas empresas estavam as linhas de substratos fabricados pela Sihl, compostas por lonas e outras mídias especiais para decoração e comunicação visual.

Outro expositor representante de várias marcas de mídias foi a PrintLAT. Com o propósito de distribuir materiais para todo o continente americano, a empresa comercializa papéis fotográficos, lonas, vinis adesivos, canvas, tecidos tratados, filmes para laminação e diversos outros materiais.

Outra fornecedora estrangeira na Fespa Brasil 2016 foi a Imidia, que distribui mídias para impressão de grande formato, como papéis, lonas, vinis e filmes plásticos.

A PioneerFlex também aproveitou a feira para mostrar suas soluções importadas de mídias para comunicação visual. A empresa comercializa mídias como lonas, foam, vinis adesivos, entre outros materiais flexíveis e rígidos.

Já a Ex-cel Plastics expôs substratos plásticos para a composição de peças de comunicação visual, como displays, painéis, estandes de feiras e decoração de lojas e ambientes domésticos.

Transfers e papéis sublimáticos

Pela primeira vez na Fespa, a Sertha Brindes mostrou seu portfólio de soluções para personalização de brindes, como a VICM-19, máquina de transfer que utiliza papel estampado em impressora laser convencional e grava mais de duzentos tipos de objetos, como canecas, copos, baldes de pipoca, squeezes e nécessaires.

Entre as máquinas mostradas pela Flock Color estavam prensas térmicas manuais e pneumáticas. Além disso, a fornecedora exibiu diversas soluções de transfer.

Já a Nova Dampex apresentou o DarkFilm, composto por películas para recorte eletrônico ou impressão digital solvente e transferência sobre tecidos de algodão ou sintéticos.

Objetos estampados no estande da Sertha Brindes

Havir também expôs no evento. Entre seus produtos estavam papéis para sublimação digital como o novo papel kraft para proteção de calandras. Com 25g/m2, o material oferece uniformidade e segurança na transferência térmica, para que a tinta não contamine o processo.

A chinesa Shanghai Vision Digital Printing também participou da feira para mostrar ao mercado brasileiro uma variedade de papéis para impressão sublimática. De origem turca, a UES veio para a Fespa Brasil 2016 para expor suas linhas de foils, laser films e papéis para sublimação.



Engineered Printing Solutions apresenta novas tintas UV LED

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/01/2015

Fornecedora expande negócios ao lançar a linha de tintas FlexiCure UV LED

Fornecedora expande negócios ao lançar a linha de tintas FlexiCure UV LED

A Engineered Printing Solutions, fabricante norte-americana de consumíveis para a indústria gráfica, desenvolveu recentemente a FlexiCure UV LED, nova linha de tintas inkjet especialmente formulada para impressão de alta performance.

Segundo a empresa, as tintas oferecem durabilidade de dois anos em exposição outdoor, adesão superior e baixa manutenção.

Os insumos foram desenvolvidos para curarem quando expostos a 395mm de uma fonte de luz LED 4W. No entanto, a exposição necessária para atingir a cura plena dependerá da intensidade da lâmpada, da espessura da película e da saída espectral do LED.

A linha FlexiCure UV LED pode imprimir em substratos flexíveis usados para a composição de displays de PDV, outdoor, banners, entre outras peças de comunicação visual.

Fonte: What They Think



Cobertura Fespa Brasil 2016 – Parte 3: visitação, congressos e Cambea

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/04/2016
Além da exposição de tecnologias, os visitantes da Fespa Brasil 2016 puderam participar de diversos eventos paralelos

Além da exposição de tecnologias, os visitantes da Fespa Brasil 2016 puderam participar de diversos eventos paralelos

Entre os dias 6 e 9 de abril, o Expo Center Norte, em São Paulo, foi sede da terceira edição da Fespa Brasil. O evento recebeu a visita de 12.816 profissionais brasileiros e de outros continentes, sobretudo da América Latina. Além da exposição de diversas marcas e tecnologias, a feira contou com diversos eventos paralelos, como o Sublimation Day e o Cambea (Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo).

Alexandre Keese, diretor da Fespa Brasil, declarou: “Acompanhando as tendências que vimos dentro do Print Census, a feira confirmou que o mercado de impressão digital possui energia e vitalidade, com um potencial incrível. Isso foi visto por visitantes e sentido pelos expositores. Tenho certeza de que a Fespa Brasil se consagra como a principal feira de impressão digital do nosso mercado”.

Leia também as demais partes desta cobertura:

Neil Felton, CEO da Fespa, declarou: “Ficamos impressionados com a alta concentração de público, com empresários dispostos a investir. Isso nos dá a certeza de ampliar nosso compromisso de reinvestimento no mercado, para que a Fespa Brasil mantenha sua posição de feira mais importante do mercado brasileiro”.

A próxima edição da Fespa Brasil está marcada para ocorrer entre os dias 15 e 18 de março de 2017, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo.

Fespa Brasil 2016 recebeu a visita de 12.816 profissionais

Cambea 2016

Entre as várias atrações paralelas da Fespa Brasil 2016 esteve a sexta edição do Cambea (Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo), cujas edições anteriores foram realizadas em outra feira, também em São Paulo. Todas as equipes, durante as eliminatórias, tiveram de envelopar parcialmente um Jeep Renegade em até uma hora e meia. Depois de três dias de competição, as três melhores disputaram a grande final. Os irmãos Vinícius e Raphael Bacoccini, envelopadores da Plus Arte, de São Paulo (SP), foram os vencedores da disputa que durou quatro dias. Em segundo lugar ficou a WS Adesivações, de Fortaleza (CE). Já a terceira colocada foi a Fosco & Cia, de Mossoró (RN).

Ao centro, Vinícius e Raphael Bacoccini, da Plus Arte, comemoram o primeiro lugar no Cambea 2016

Marcelo Souss, responsável pela organização do Cambea, declarou: “Foi muito interessante a nova casa. O público é muito diferente e qualificado. Conseguimos passar muito bem a mensagem que a gente queria. E tivemos uma festa com quebra de recorde, carros diferentes e técnica mais apurada”.

Na edição de 2016, o Cambea ganhou mais relevância pelo fato de ter se transformado na etapa brasileira do World Wrap Master, campeonato mundial organizado pela Fespa, no qual dezoito equipes internacionais disputaram o posto mais alto do pódio.

Vinícius Bacoccini, campeão do Cambea 2016, deu o seguinte depoimento: “Foi um grande trabalho no decorrer do ano inteiro, investindo em estratégia e qualidade de serviço, com muita humildade, ética e profissionalismo. Os estrangeiros são muito fortes e vamos treinar mais ainda, com métodos mais difíceis”.

Congressos

Para concretizar sua proposta de investimento no mercado para a geração de demandas, a Fespa Brasil promoveu diversas sessões educacionais. O espaço reservado para tais eventos foi ocupado por centenas de profissionais em busca de aprimorar técnicas, entender novos mercados e tecnologias, tirar dúvidas e vislumbrar novos horizontes.

Nos dois primeiros dias da feira, foi promovido o Congresso de Comunicação Visual e Impressão Digital, com o objetivo de apresentar novas tecnologias, tendências e informações sobre gestão.

Palestras gratuitas foram importantes instrumentos de disseminação de conhecimento dentro da Fespa Brasil 2016

Também foi realizada a segunda edição do Digital Textile Conference, que promoveu uma imersão no mundo da impressão digital têxtil. Felipe Simeoni, gerente comercial da Global Química & Moda, patrocinadora do evento, declarou: "Tivemos a oportunidade de falar com clientes e pessoas do mercado de forma não comercial, levando informações sobre como reduzir custo e ajudar nas operações. A Global aplaude esta atitude do congresso e quer contribuir sempre com informações técnicas e relevantes para o crescimento do mercado”.

A novidade da Fespa 2016 foi o Sublimation Day, criado com a finalidade de apresentar tendências de um mercado em ascensão. Wilson Giglio, consultor que palestrou no evento e foi também o responsável pelo Espaço do Empreendedor, afirmou: “A receptividade foi excelente. Os participantes tiveram dúvidas elucidadas nas palestras e, depois, tiraram mais dúvidas no Espaço do Empreendedor, quando puderam conversar sobre outros assuntos. Muitos estão iniciando no ramo, o que nos traz alegria por ver a Fespa Brasil contribuindo para o desenvolvimento dessas empresas".