Adobe disponibiliza novo plug-in para impressão digital têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 30/10/2018
Versão beta do plug-in deve ser usada no Adobe Photoshop CC

Versão beta do plug-in deve ser usada no Adobe Photoshop CC

A desenvolvedora Adobe lançou a versão pública beta do Project Paras. Trata-se de um plug-in, que deve ser instalado no Adobe Photoshop CC, para facilitar o processo de impressão têxtil.

Da adição de repetições à alteração de tamanhos de elementos, o Project Paras inclui ferramentas para visualização, edição e configuração de cores. Ele possibilita que cada elemento seja editável até o fechamento do arquivo final.

O plug-in, que estará ativo até abril de 2019, foi desenvolvido depois de uma longa pesquisa com designers, produtores de impressão têxtil digital e tradicional e designers que usam o Photoshop. Depois de alguns testes internos, concluiu-se, por exemplo, que a repetição de padrões é um elemento que aceleraria o tempo de produção.

O plug-in também facilita a seleção de elementos e a alteração das características da cor. A atual edição do Project Paras suporta apenas RGB e usa entre 3 e 8 tintas para gerar cores usando o Adobe Color Swatches e a Adobe Color Library. E o usuário poderá salvar os trabalhos em vários formatos, incluindo o XMP.

O interessado na ferramenta deve acessar o site Adobe.com/go/ProjectParas para se inscrever e receber a versão beta do plug-in. Para tanto, é necessário ter uma licença do Adobe Photoshop CC.

Fonte: InfoTrends



SGIA passa a credenciar profissionais habilitados em gerenciamento de cores

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/07/2017
Primeira turma de profissionais credenciados já está atuando

Primeira turma de profissionais credenciados já está atuando

Nos Estados Unidos, a SGIA (Specialty Graphic Imaging Association) criou um programa de avaliação e certificação de profissionais especialistas em reprodução de cores digitais. Para obter o selo (SGIA Color Digital), os avaliados devem passar por um processo de duas etapas. Na primeira, o requerente realiza um teste escrito para demonstrar seus conhecimentos. Em seguida, ele deve imprimir uma imagem de teste fornecida pela própria SGIA. Ao término, uma equipe especializada avalia a qualidade e a consistência da reprodução levando em consideração especificações técnicas industriais. A primeira leva de avaliados foi composta por 16 alunos. No entanto, apenas sete obtiveram a certificação.

Ray Weiss, especialista da SGIA, declarou: “A cor é importante para um trabalho que satisfaça o cliente. Criamos a certificação profissional SGIA Color Digital como uma forma de provar que as empresas têm essa competência. O conhecimento teórico é fundamental, mas o que diferencia uma empresa é sua capacidade de obter as cores certas na prática. Empresas com o selo SGIA Digital Color provaram seu conhecimento e habilidades no assunto”.

Fonte: SGIA



Novo RIP RasterLink da Mimaki é baseado em Harlequin

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/11/2020
Versão 7 o software chegará aos birôs no fim de 2020

Versão 7 o software chegará aos birôs no fim de 2020

A desenvolvedora Global Graphics Software licenciou o RIP Harlequin para a fabricante Mimaki, que utilizará o software como base da versão 7 do RasterLink, aplicativo que estará disponível a partir de dezembro de 2020.

O RasterLink7 terá novos recursos como impressão de dados variáveis para roupas esportivas, cartões e etiquetas.

Satoshi Kaneko, gerente geral de design de software da Mmimaki, declarou: “Nosso objetivo ao escolher o Harlequin como o núcleo do nosso RIP é melhorar o desempenho de nossos produtos. Os clientes verão que o tempo de processamento de rasterização de arquivos PDF será consideravelmente menor. Também há melhorias significativas de qualidade: a transparência de PDFs é processada corretamente, e descobrimos que a expressão de linhas finas está melhor”.

Para o desenvolvimento do RasterLink7, o escritório da Global Graphics em Tóquio trabalhou em estreita colaboração com os engenheiros da Mimaki, para elaborar ferramentas específicas de impressão em múltiplas camadas, substituição de cores de graduações tonais, exportação de contornos para mesas de corte e adição de textos e gráficos aos trabalhos enviados para impressão de dados variáveis.

O recurso de dados variáveis foi implementado por meio das sobreposições dinâmicas no Harlequin, projetadas para as aplicações de impressão que exigem uma forma simples de suporte VDP. Ele combina uma página de fundo com gráficos de sobreposição, como texto e imagens, que são extraídos de um arquivo CSV.

Fonte: Mimaki



Clicky