Um novo jeito de brincar com Lego

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/11/2020
Ultraleap é tecnologia novadora touchless, integrada à tecnologia de sinalização digital

Ultraleap é tecnologia novadora touchless, integrada à tecnologia de sinalização digital

A Lego não é só uma fabricante bacana de brinquedos, é também uma early adopter de inovações. Recentemente, a famosa criadora dos bloquinhos de plástico usou uma avançada tecnologia touchless, a Ultraleap, para oferecer uma experiência única de videogame em sinalização digital out of home (DOOH).

Instalada em um popular centro comercial em Londres, Inglaterra, a Ultraleap permitiu que fãs do brinquedo movessem, girassem e construíssem blocos virtuais de Lego usando gestos manuais intuitivos. A tecnologia, desenvolvida e gerenciada pela Ocean Labs, empresa de DOOH, lança mão de dispositivos táteis aéreos para substituir telas e interfaces acionadas por toques.

Com a Ultraleap, as crianças puderam “sentir” e usar os tijolinhos virtuais para montar carros, patos e trens por meio de uma enorme tela Four Dials, instalada na fachada do Caffé Concerto.

A experiência fez parte da campanha “Rebuild The World” da Lego, que visa incentivar as crianças a desenvolver habilidades necessárias para construir um futuro próspero, celebrando a resiliência criativa e a imaginação sem fim.

Marius Lang, chefe de marketing da Lego UK, declarou: “Estamos entusiasmados por ser a primeira empresa no Reino Unido a usar esta nova tecnologia, a Ultraleap, e criar uma experiência única para as famílias mostrarem sua criatividade em grande escala. O game mostrou o quão criativas e adaptáveis são as crianças”.

LEGO Rebuild the World - Westfield Stratford City from Ocean Outdoor on Vimeo.

Fonte: Ocean Labs



Cinco tendências lucrativas de decoração interna para 2023

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/01/2023
Lucre com essas novas oportunidades de aplicações indoors

Lucre com essas novas oportunidades de aplicações indoors

Com o aumento da demanda por serviços personalizados de impressão, principalmente no segmento de design de interiores, surgiram novas oportunidades para capitalizar em segmentos prósperos e em crescimento. Analisamos o que há de mais recente nesse segmento. Veja a seguir como tirar proveito dessas tendências para 2023:

1. Residencial: personalização de casas

A Statista, plataforma on-line especializada em dados de mercado e negócios, projeta que, nos EUA, o segmento de decoração alcançará 202 bilhões de dólares até 2024. Essa pujança foi impulsionada, em parte, pelo aumento do comércio eletrônico, por meio do qual os clientes encontram itens personalizados vendidos a custos inferiores.

A decoração residencial é impulsionada basicamente pelos gostos pessoais dos consumidores. É sabido que os decoradores combinam estilos de diferentes eras com diferentes materiais, para elaborar seus visuais autênticos — e os birôs e gráficas podem ajudar a atender a essas demandas. Graças à impressão digital, hoje há uma disponibilidade enorme de materiais para inúmeros projetos e aplicações de decoração interna.

Para ajudar na oferta desses materiais, a tecnologia HP Latex imprime cores e texturas com sua camada fina de tinta, capaz de preservar a aparência e o toque exclusivos de madeiras, metais, lonas, vinis, tecidos e plásticos, para criar praticamente qualquer coisa, com acabamento e toque naturais.

Em 2022, por exemplo, os acabamentos e texturas naturais estiveram na moda.

2. Escritórios e locais de trabalho

Cerca de 20% dos trabalhadores dos EUA consideram difícil trabalhar remotamente e 87% dos profissionais acreditam que estar no escritório melhora a colaboração. Para combater a “fadiga das vídeo-chamadas”, muitas empresas estão recorrendo aos planos híbridos de trabalho. Para isso, é importante criar espaços que atraiam os colaboradores e ajudem a devolver o trabalho presencial em equipe.

Os birôs e gráficas podem oferecer materiais impressos para melhor o ambiente daqueles que precisam voltar ao trabalho presencial. Apresentamos a seguir algumas ideias que podem ser usadas para escritórios e espaços corporativos:

- Tratamento acústico: pode ser integrado a impressos como tecidos, mobiliários e lonas. As tintas HP Latex podem ser dobradas e não racham, o que é ideal para materiais como lonas, que podem ser esticadas e flexionadas.

- Mídia funcional: espaços compartilhados podem se beneficiar de propriedades funcionais, como revestimentos antibacterianos e produtos que absorvam CO2 e outros poluentes.

- Pisos: há pisos personalizados que atendem às necessidades individuais das marcas, das cores aos requisitos de durabilidade.

- Zoneamento e áreas de descanso: por meio de cores e designs, os escritórios podem ser divididos em áreas de “trabalho” e de “descanso”, melhorando a produtividade e proporcionando um equilíbrio maior entre trabalho e vida social.

- Detalhes e paredes em destaque: decorar as paredes de um escritório tem propósitos estéticos e psicológicos. Por exemplo: cores tranquilas acalmam as pessoas e melhoram a saúde mental dos colaboradores. A HP Latex é compatível com uma grande variedade de papéis de parede, incluindo materiais de impressão “eco-conscientes”, para as marcas que procuram opções sustentáveis.

- Vidros personalizados: adicione cores, designs e outros elementos a cortinas, persianas e decorações internas. Gráficos para janelas impressos com tinta branca de alta opacidade acrescentam privacidade às paredes de vidro.

- Interatividade: integre a Internet das coisas à decoração. É possível imprimir códigos QR e itens de realidade aumentada em vários produtos e superfícies, para transformá-los em uma experiência interativa.

Paredes de vidro personalizadas aumentam a privacidade e o conforto de escritórios e salas de trabalho 

3. Varejo: experiências em lojas

A pandemia de covid-19 acelerou a transformação do varejo. Dados da Pricewaterhouse Coopers (PwC) mostram que, por dia, fecharam 50 lojas no Reino Unido em 2020, em função da concorrência do comércio eletrônico e dos serviços de entrega. Para trazer os clientes de volta às lojas físicas, é fundamental acertar a estratégia de varejo e se destacar.

Esquemas de cores fortes têm sido usados para proporcionar efeitos atraentes, especialmente para definir o zoneamento e encorajar comportamentos específicos dos clientes. Além disso, as lojas têm se apoiado na tecnologia para criar experiências imersivas. Ambientes internos que proporcionam funções úteis ou ambientes semelhantes a museus (que oferecem uma atmosfera única) estão cada vez mais presentes nas lojas físicas do pós-pandemia.

Como exemplo, o birô ImageCo9 colaborou com o Conselho Municipal da Cidade de Leeds, no Reino Unido, para revigorar o espaço de varejo local após meses de restrições causadas pela pandemia. Usando a tecnologia HP Latex, a empresa produziu impressões vibrantes e duradouras, para uso interno e externo, totalmente isentas de produtos químicos nocivos e poluentes. Veja os resultados dessa ação no Instagram.

Deseja saber mais? Visita a HP para ver mais exemplos de aplicações e especificações e encontrar o produto que vai atender às necessidades de seus negócios

A decoração personalizada de lojas influenciam o comportamento do consumidor 

4. Hospitalidade: viagens e turismo

O foco atual das sinalizações para o setor de hospitalidade está na estética. Hotéis, bares e restaurantes tentam se destacar em um mercado muito competitivo e, para isso, empregam impressões personalizadas como papéis de parede, banners, backlights e superfícies rígidas estilizadas.

Como praxe, os hotéis mudavam suas decorações de sete em sete anos. Porém, o feedback instantâneo das mídias sociais tem impelido mudanças mais rápidas. Esse fenômeno, o “Efeito Tripadvisor”, significa que estabelecimentos de hospedagem precisam se atualizar constantemente com estilos mais recentes para garantir que estejam sempre oferecendo novas experiências.

Os provedores de impressão podem ajudar seus clientes do setor de hospitalidades ao oferecer produtos que proporcionam tais experiências personalizadas e exclusivas — e isso inclui revestir, por completo, móveis, superfícies e ambientes.

Com a impressão digital, é fácil dimensionar e personalizar os designs. Para alcançar resultados extraordinários, é essencial combinar a mídia certa com a tecnologia de impressão adequada. Porém, as possibilidades neste segmento são de alta rentabilidade: revestimentos de parede personalizados, decalques de parede, telas, obras de arte, persianas, almofadas, estofados e muito mais.

Experiências sociais

As plataformas digitais, sobretudo o Instagram e o TikTok, estão causando impactos nas tendências de design no setor de hospitalidade. A “instagramificação” tem mostrado que bares vivem ou morrem graças a detalhes exclusivos e decorações que podem ser compartilhadas nas mídias sociais. Por exemplo: um papel de parede atraente confere uma aparência diferenciada aos estabelecimentos e, com isso, proporciona oportunidades únicas de divulgação de fotos para o Instagram.

Sinalizações de orientação são fundamentais em ambientes de saúde e medicina

5. Impressões para a área de saúde

Desenvolver designs personalizados para ambientes da área da saúde também é oportunidade animadora de negócios. Regulamentos clínicos rigorosos exigem que tudo seja estéril, inodoro e fácil de limpar.

Hospitais podem ser assustadores, especialmente para as crianças. Mas, com um pouco de imaginação, é possível mudar isso. Na Dinamarca, por exemplo, a HP fez uma parceria com o Hospital Infantil H.C. Andersen e criou um ambiente atraente com decorações impressas instaladas no equipamento de ressonância magnética.

As decorações em clínicas e hospitais ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade das crianças e, por isso, reduzem o número de casos em que elas precisam ser sedadas para exames de ressonância magnética. Vários centros de saúde, pelo mundo, adotaram abordagens parecidas em quartos, salas e corredores.

Sinalizações de orientação também podem ser instaladas com o fim de melhorar o fluxo dos pacientes em instituições de saúde. Corredores complexos em vários prédios? Dificuldade em localizar escritórios e consultas? Sem problema. Os birôs e gráficas podem projetar, imprimir e instalar sinalizações de orientação que ajudam e simplificam a experiência do público. De murais a sinais pictográficos, são infinitas as soluções para ajudar a direcionar as pessoas.

Precisa de inspiração? Dê uma olhada na página da Dezeen, repleta de inspirações para decorações de ambientes internos para a área da saúde.

Com mais de 30 certificações e selos ambientais, as impressões da HP Latex são adequadas para ambientes sensíveis. Veja nos vídeos como a HP transformou centros médicos infantis nas Filipinas, Espanha e EUA:



Fespa anuncia campeão do World Wrap Masters 2017

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/05/2017
O sueco Jonas Sjöström foi o vencedor da competição de envelopamento de carros

O sueco Jonas Sjöström foi o vencedor da competição de envelopamento de carros

A Fespa anunciou os vencedores da World Wrap Masters 2017, competição de envelopamento de carros que ocorreu entre os dias 8 e 11 de maio, na Alemanha.

O campeão foi o sueco Jonas Sjöström. Em segundo lugar ficou Martynas Bertulis, da Irlanda. Já o terceiro posto foi obtido por Ruan Greef, da África do Sul. Os três receberam prêmios em dinheiro.

A edição de 2017 do World Wrap Masters agregou campeões de competições regionais de todo o mundo. No primeiro dia do evento (8 de maio), a peleja ficou entre 24 instaladores europeus, que acabou sendo vencida por Chris Hooper, do Reino Unido.

Nos dias 10 e 11 de maio, ocorreram as etapas finais nas quais o representante europeu competiu com os campeões regionais da África, Ásia, Brasil, Turquia e México. Nesta fase final, os participantes foram desafiados a envelopar um carro de Fórmula 4 e um lado de uma lancha em 60 minutos.

Sjöström, campeão do World Wrap Masters 2017, declarou: “Estou muito orgulhoso. Eu não esperava ganhar. Participei desta competição com o objetivo de conhecer novas pessoas na indústria e compartilhar ideias, técnicas e oportunidades de negócios. Eu fiz amigos de todas as partes do mundo”.

Fonte: Fespa