Novo espaço imersivo de estamparia têxtil digital

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/08/2024
Experience pode ser visitado por qualquer interessado em tecnologias de impressão em tecidos

Experience pode ser visitado por qualquer interessado em tecnologias de impressão em tecidos

A Pauta Distribuição, que representa a Epson, inaugurou na Grande Florianópolis um ambiente que simula como novas tecnologias podem ampliar a produção de tecidos. Trata-se do Experience, espaço de 96 metros quadrados onde empresários da indústria têxtil podem ver de perto como as máquinas de estamparia digital funcionam.

No local, estão em funcionamento para testes em tempo real diversas soluções da Epson. A Pauta e a Epson formalizaram em 2024 a representação das soluções Epson para a indústria têxtil.

Osni Gonçalves de Brito, gerente comercial da Pauta, declarou: “Este é um importante passo que marca a nossa entrada neste mercado, já munidos da parceria com uma companhia que dispensa apresentações por sua qualidade e tecnologias. E criar este ambiente para que o cliente tenha a visibilidade do que pode implementar no seu negócio é uma ação que torna muito mais efetiva a venda”.

No Experience, o visitante encontra soluções de sublimação e grandes formatos. Além das máquinas, a parceria com a Epson dá ao cliente a oportunidade de ingressar no programa de pontos da marca.

As visitas ao Experience são guiadas e agendadas previamente. Atualmente a Pauta, que tem cerca de 200 colaboradores, atende mais de 8 mil clientes e conta com mais de 2 mil produtos para diversos segmentos.

Fonte: Pauta Distribuição



Caldera 13.1 recebe upgrades

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/07/2020
Atualização 200623 melhora o desempenho do RIP da fornecedora francesa

Atualização 200623 melhora o desempenho do RIP da fornecedora francesa

A desenvolvedora Caldera atualizou a versão 13.1 de seu RIP homônimo. O novo upgrade confere ao software uma variedade de novos recursos, além de ter corrigido bugs e suportar um novo espectrofotômetro da X-Rite.

As inúmeras correções de bugs têm como objetivo ajudar os usuários do CalderaRIP a otimizar seus fluxos de trabalho e economizar tempo nas operações diárias. Além disso, esta nova versão oferece novos drivers de equipamentos Graphtec e Summa. O aplicativo também passou a suportar o formato de arquivo DXF (Drawing eXchange Format) R14, que inclui curvas de Bezier para linhas de corte arredondadas mais suaves.

Outra novidade é que a versão atualizada do CalderaRIP passou a dar suporte ao X-Rite i1iO3, que é um sistema de leitura automatizado para gerenciamento de cores.

Arnaud Fabre, gerente de produto da Caldera, declarou: “A crise da covid-19 ainda afeta muitos de nossos clientes, e a Caldera pode ajudá-los no aprimoramento de suas capacidades produtivas”.

Fonte: Caldera

Tags: Caldera, RIP,


Epson cria laboratório e centro de pesquisa de impressão digital têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/12/2016
Espaços foram criados em colaboração com a For.Tex e a F.lli Robustelli

Espaços foram criados em colaboração com a For.Tex e a F.lli Robustelli

A Epson, fabricante de impressoras digitais, anunciou a criação de dois departamentos específicos para pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de estamparia digital têxtil. São um centro de pesquisa de impressão e um laboratório de pesquisa de inovação, ambos com base na Itália.

Criado junto com For.Tex, o laboratório de pesquisa de inovação objetiva desenvolver novas tintas para impressão digital para diversos substratos. Segundo a empresa, o ambiente está equipado com tecnologias de ponta e conta com uma equipe de tecnólogos e pesquisadores.

Sediado na planta da F.lli Robustelli, empresa adquirida pela Epson, o centro de pesquisas de impressão tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento de dispositivos inkjet, para garantir o desenvolvimento contínuo das impressoras têxteis da Epson.

A Epson, a F.lli Robustelli e a For.Tex agem em colaboração desde 2003, quando lançaram a impressora digital Monna Lisa. Em 2014, criaram o Textile Solution Center (TSC), centro para desenvolvimento e promoção da estamparia digital têxtil no mundo. Para estabelecê-lo, foram gastos 2 milhões de euros, investimento empregado para a construção de uma instalação de 3 mil metros quadrados que oferece oportunidades de reproduzir todo o processo industrial de impressão digital em tecidos, incluindo etapas como pré-tratamento, vaporização, lavagem, secagem e acabamento.

De acordo com a empresa, tecnologias digitais para imprimir imagens, padrões e efeitos visuais em tecidos crescem rapidamente e substituem tecnologias analógicas em diversas áreas. Em 2014, aproximadamente 31 bilhões de metros quadrados de tecido foram impressos no mundo, dos quais aproximadamente 3% foram produzidos usando tecnologias digitais, segundo a Provost Ink Jet Consulting Ltd. De 2015 a 2019, espera-se que o volume de impressão digital têxtil aumente cerca de 17% ao ano, de acordo com a World Textile Market Outlook.

Fonte: Epson