SwissQprint lança duas impressoras UV planas
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 19/12/2016
A fabricante swissQprint anunciou dois novos modelos de impressoras UV planas: a Impala 2 4×4 e a Nyala 2 4×4. Indicados para produção de aplicações backlit, pontos de venda, displays e banners, os equipamentos, segundo a empresa, foram desenvolvidos para estampar imagens de alta qualidade em alta velocidade, podendo imprimir em resolução de 900 × 720dpi ou 1080 × 720dpi. Além disso, a fabricante disponibiliza opcionais como o sistema rolo a rolo, a mesa adicional para carregamento de placas grandes ou o dispositivo robotizado para alimentação de mídias.
Com mesa no formato de 2,5m × 2m, a Impala 2 4×4 é indicada para produção de pequenas tiragens de imagens de alta densidade e detalhes finos. O equipamento possui tecnologia de pontos variados e oferece vários modos de produção, entre eles o “produção” (velocidade de 180m2/h), “qualidade” (89m2/h) e “fine art” (51m2/h).
Já a Nyala 2 4×4 é maior (com mesa de 3,2m × 2m) e mais produtiva, podendo imprimir imagens na velocidade máxima de 206m2/h. No modo “qualidade”, o equipamento roda a 101m2/h. Já no modo “fine art”, trabalha na velocidade de 57m2/h.

Fonte: SwissQprint
Ônibus em São Paulo recebem instalação de sinalização digital
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/07/2014
A Nemooh, especializada em mídia, implantou soluções de sinalização digital em 500 ônibus que circulam na capital paulista. Para o trabalho, a empresa empregou softwares dedicados da BroadSign e 1.000 monitores de 22 polegadas resistentes a vandalismo.
As telas, vistas mensalmente por 11,3 milhões de pessoas, exibem notícias sobre esportes e entretenimento, dicas de saúde e anúncios de bancos, do governo e de empresas de telecomunicação.
Luciano Ramo, diretor da Nemooh, declarou: "Com a BroadSign, pudemos montar uma rede forte, confiável e estável".
Até 2015, a empresa pretende instalar a solução em mais 2 mil ônibus.
Fonte: Digital Signage Today
Aplicação de vinil adesivo: a seco ou úmida
Por Eduardo Yamashita em 27/06/2015

Conheça prós e contras de cada método
Na hora de adesivar vinis, em uma parede ou ao fazer o envelopamento de carros, os profissionais de instalação e aplicação deparam-se com uma dúvida elementar: usar método úmido ou a seco?
A diferença entre eles é a presença (ou não) de água, elemento cujo objetivo é criar uma "película" entre o adesivo (cola) e a superfície. A água diminui a aderência (tack) inicial do adesivo. Isso facilita a aplicação, pois o adesivo fica com menos área de contato com a superfície.
Na aplicação úmida, é possível reposicionar o vinil até que o aplicador encontre a posição correta da película. No método a seco, como a aderência é total, não é possível fazer o reposicionamento do vinil.
Cada método tem prós e contras, resumidos a seguir:
Vantagens | Desvantagens | |
Aplicação úmida | - Baixa adesão do adesivo (cola) à superfície; - Reposicionamento total do vinil; - Facilidade nos encaixes entre vinis. | - Adesão inicial mais demorada; - Elevado tempo de instalação (em função da secagem da água); - Necessário ambiente adequado para trabalhos com água; - Limitado a superfícies planas ou curvas simples. |
Aplicação a seco | - Não precisa de tempo adicional antes do acabamento; - Poder ser usado em qualquer superfície. | - Necessário uso de fitas de posicionamento da imagem; - Alta aderência do adesivo (cola) à superfície; - Difícil reposionamento. |
A seco ou úmida
Uma pergunta bastante frequente é: Qual método devo utilizar? Para obter a resposta, você vai precisar saber o tipo de superfície sobre a qual será aplicado o vinil adesivo.
O método a seco é indicado para qualquer tipo de superfície. Já o úmido é indicado apenas para superfícies planas ou com curvaturas simples.
A pergunta seguinte é: Por quê? Porque, ao aplicar o método úmido em superfícies complexas (com curvaturas compostas e baixos relevos), não é possível remover toda a água utilizada no processo. Ou seja, o trabalho deixa resíduos entre o adesivo e a superfície, formando microbolhas de água — imperceptíveis após a aplicação.
Quando o vinil aplicado é submetido ao calor (do sol), as microbolhas levantam o vinil, que resseca com o tempo e acaba rompendo-se, causando estragos irrecuperáveis à imagem. Portanto, ao facilitar a aplicação, corre-se o risco de prejudicar todo o trabalho.
Gostou do artigo? Você também vai se interessar pelas matérias abaixo:
- Dicas para comprar o vinil adesivo correto
- Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
- Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
- Envelopamento de carro: adesivação de retrovisor (passo a passo)
- Envelopamento de carro: adesivação de porta (passo a passo)
Texto originalmente publicado com exclusividade no InfoSign, no dia 27 de junho de 2013. Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis, envelopamentos de carro e comunicação visual.
-
Caldera lança RIP para impressoras de entrada
-
Antalis lança papel cartão kraft 100% reciclado para comunicação visual
-
CorelDRAW lança versão Go e atualiza Graphics Suite
-
INX Europe lança tintas inkjet compatíveis com cabeças Epson
-
Case: Signwaves impulsiona sua produção com impressoras Nyala, da SwissQprint
-
ORAFOL lança filme ORACAL 970RA ProSlide
-
Fujifilm e Barberan apresentam série de impressoras única passada
-
Roland DG lança impressora UV de mesa MO-180
-
HP lança impressora Latex R530 para mídias rígidas e flexíveis
-
Summa apresenta nova série de máquinas de corte planas
-
Caldera lança RIP para impressoras de entrada
-
Antalis lança papel cartão kraft 100% reciclado para comunicação visual
-
CorelDRAW lança versão Go e atualiza Graphics Suite
-
OneVision apresenta versão 25.1 de seu software
-
INX Europe lança tintas inkjet compatíveis com cabeças Epson
-
Automação no acabamento: robôs transformam a produção de impressão digital
-
Imprimax abre inscrições para a 6ª edição do campeonato de adesivação Decor Wrapping Brazil
-
Epson revela impressora ecossolvente SureColor S7160 na Austrália
-
Roland DG apresenta VersaWorks 7: RIP com mais recursos
-
Agfa amplia linha Anapurna Ciervo com modelos H2050 e H2500
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual