Sihl lança mídia para impressoras solvente

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 29/04/2013

Substrato tem opacidade e resistência à água

Substrato tem opacidade e resistência à água

A Sihl, fabricante de mídias, anuncia o Glamour S 3145, um substrato semirrígido para reproduções fotográficas em impressoras solvente.

Segundo a empresa, a mídia expande o leque de opções dessas máquinas, fazendo uma ponte entre a impressão UV plana e a impressão solvente rolo a rolo. Além disso, o substrato é firme para ser pendurado e flexível para ser dobrado.

Com um revestimento que promove secagem mais rápida, o Glamour S 3145 tem opacidade, resistência à água e gramatura de 333g/m2, sendo voltado para aplicações de fine arts, sinalização e ponto de venda.

A nova mídia é indicada para os seguintes modelos de impressoras:

  • Epson: GS 6000 e SureColor;
  • HP: 8000s, 9000s, 10000s, L25550, L65500 e L28550;
  • Mimaki: JV3, JV33, JV5, CJV30 ES, SS2, SS2-1, HS e JV400-160;
  • Mutoh ValueJet;
  • Roland: VP, SP, XC, XJ, SJ, AJ ECO-SOL MAX e Eco-Xtreme.

Fonte: Sihl



Cobertura Fespa Brasil 2016 – Parte 3: visitação, congressos e Cambea

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/04/2016
Além da exposição de tecnologias, os visitantes da Fespa Brasil 2016 puderam participar de diversos eventos paralelos

Além da exposição de tecnologias, os visitantes da Fespa Brasil 2016 puderam participar de diversos eventos paralelos

Entre os dias 6 e 9 de abril, o Expo Center Norte, em São Paulo, foi sede da terceira edição da Fespa Brasil. O evento recebeu a visita de 12.816 profissionais brasileiros e de outros continentes, sobretudo da América Latina. Além da exposição de diversas marcas e tecnologias, a feira contou com diversos eventos paralelos, como o Sublimation Day e o Cambea (Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo).

Alexandre Keese, diretor da Fespa Brasil, declarou: “Acompanhando as tendências que vimos dentro do Print Census, a feira confirmou que o mercado de impressão digital possui energia e vitalidade, com um potencial incrível. Isso foi visto por visitantes e sentido pelos expositores. Tenho certeza de que a Fespa Brasil se consagra como a principal feira de impressão digital do nosso mercado”.

Leia também as demais partes desta cobertura:

Neil Felton, CEO da Fespa, declarou: “Ficamos impressionados com a alta concentração de público, com empresários dispostos a investir. Isso nos dá a certeza de ampliar nosso compromisso de reinvestimento no mercado, para que a Fespa Brasil mantenha sua posição de feira mais importante do mercado brasileiro”.

A próxima edição da Fespa Brasil está marcada para ocorrer entre os dias 15 e 18 de março de 2017, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo.

Fespa Brasil 2016 recebeu a visita de 12.816 profissionais

Cambea 2016

Entre as várias atrações paralelas da Fespa Brasil 2016 esteve a sexta edição do Cambea (Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo), cujas edições anteriores foram realizadas em outra feira, também em São Paulo. Todas as equipes, durante as eliminatórias, tiveram de envelopar parcialmente um Jeep Renegade em até uma hora e meia. Depois de três dias de competição, as três melhores disputaram a grande final. Os irmãos Vinícius e Raphael Bacoccini, envelopadores da Plus Arte, de São Paulo (SP), foram os vencedores da disputa que durou quatro dias. Em segundo lugar ficou a WS Adesivações, de Fortaleza (CE). Já a terceira colocada foi a Fosco & Cia, de Mossoró (RN).

Ao centro, Vinícius e Raphael Bacoccini, da Plus Arte, comemoram o primeiro lugar no Cambea 2016

Marcelo Souss, responsável pela organização do Cambea, declarou: “Foi muito interessante a nova casa. O público é muito diferente e qualificado. Conseguimos passar muito bem a mensagem que a gente queria. E tivemos uma festa com quebra de recorde, carros diferentes e técnica mais apurada”.

Na edição de 2016, o Cambea ganhou mais relevância pelo fato de ter se transformado na etapa brasileira do World Wrap Master, campeonato mundial organizado pela Fespa, no qual dezoito equipes internacionais disputaram o posto mais alto do pódio.

Vinícius Bacoccini, campeão do Cambea 2016, deu o seguinte depoimento: “Foi um grande trabalho no decorrer do ano inteiro, investindo em estratégia e qualidade de serviço, com muita humildade, ética e profissionalismo. Os estrangeiros são muito fortes e vamos treinar mais ainda, com métodos mais difíceis”.

Congressos

Para concretizar sua proposta de investimento no mercado para a geração de demandas, a Fespa Brasil promoveu diversas sessões educacionais. O espaço reservado para tais eventos foi ocupado por centenas de profissionais em busca de aprimorar técnicas, entender novos mercados e tecnologias, tirar dúvidas e vislumbrar novos horizontes.

Nos dois primeiros dias da feira, foi promovido o Congresso de Comunicação Visual e Impressão Digital, com o objetivo de apresentar novas tecnologias, tendências e informações sobre gestão.

Palestras gratuitas foram importantes instrumentos de disseminação de conhecimento dentro da Fespa Brasil 2016

Também foi realizada a segunda edição do Digital Textile Conference, que promoveu uma imersão no mundo da impressão digital têxtil. Felipe Simeoni, gerente comercial da Global Química & Moda, patrocinadora do evento, declarou: "Tivemos a oportunidade de falar com clientes e pessoas do mercado de forma não comercial, levando informações sobre como reduzir custo e ajudar nas operações. A Global aplaude esta atitude do congresso e quer contribuir sempre com informações técnicas e relevantes para o crescimento do mercado”.

A novidade da Fespa 2016 foi o Sublimation Day, criado com a finalidade de apresentar tendências de um mercado em ascensão. Wilson Giglio, consultor que palestrou no evento e foi também o responsável pelo Espaço do Empreendedor, afirmou: “A receptividade foi excelente. Os participantes tiveram dúvidas elucidadas nas palestras e, depois, tiraram mais dúvidas no Espaço do Empreendedor, quando puderam conversar sobre outros assuntos. Muitos estão iniciando no ramo, o que nos traz alegria por ver a Fespa Brasil contribuindo para o desenvolvimento dessas empresas".



Fespa publica estudo internacional sobre impressão de grandes formatos

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/05/2018
Censo 2018 apresenta tendências da indústria global

Censo 2018 apresenta tendências da indústria global

A Fespa, federação global de empresas de impressão, revelou os principais resultados da edição 2018 de seu censo internacional, realizado em parceria com a InfoTrends, uma divisão da Keypoint Intelligence, consultoria norte-americana especializada na indústria de imagem digital.

Para o estudo, foram entrevistados 1.405 (12% a mais que no censo anterior, de 2015) de 102 países. Os dados foram coletados em 2017 nos eventos da Fespa na Europa, Ásia, México, Brasil e África do Sul. A base do censo é de entrevistados que definiram seus negócios como: impressão digital (17%), serigrafia (15%), sinalização (10%), impressão em tecido e direct-to-garment (10%), impressão comercial e reprografia (13%), artes gráficas (11%) e embalagem (4%).

Embora a federação tenha destacado (abaixo) as principais informações do estudo, o censo completo é vendido por 2.000 euros aos não associados. Porém, os membros das associações nacionais da Fespa e da Fespa Direct receberão o relatório integral e gratuitamente.

Otimismo

Assim como em 2015, os empresários seguem esperançosos: 83% dos entrevistados afirmam estar otimistas com os seus negócios. Isso tem relação direta com a expansão contínua do mercado de grande formato, que tem crescido 4,2% ao ano desde 2007. Atualmente, a produção digital representa 44% da receita total, e nos dois próximos anos, a previsão do crescimento do volume de negócios é 53%.

Demandas dos clientes

A impressão tem se transformado cada vez mais como uma indústria de serviços. Isso porque birôs e gráficas têm atendido à tendência contínua de personalização em massa. No cendo, 72% dos entrevistados relataram um aumento na demanda por entregas mais rápidas, 61% veem a necessidade crescente de pequenas tiragens e 59% observam expectativas crescentes de entrega just-in-time (JIT).

Mix de produtos

Atualmente, na área de comunicação visual, a produção é dominada pelos banners: 68% dos entrevistados produzem regularmente esses itens. Metade dos consultados enxerga o potencial de crescimento desse nicho. Os entrevistados também destacaram as placas e os outdoors entre as aplicações mais demandadas.

O PDV ganhou força: 59% das empresas cresceram nessa área. Além disso, mais da metade dos consultados passaram a produzir um volume maior de aplicações autoadesivas, como envelopamento automotivo.

O crescimento contínuo do segmento de decoração impressa também ficou evidenciado: 74% dos entrevistados expandiram seus negócios nesse segmento.

Investimento em tecnologia digital

Para responder às demandas por prazos e tiragens mais curtas, as empresas têm investido em tecnologia digital. O aumento da capacidade produtiva é uma prioridade de investimento: 54% dos entrevistados citaram esse ponto como sua principal motivação para gastos de capital.

A redução de custos é um fator importante para 53%, enquanto a diversificação para novos mercados e ofertas de produtos continua sendo um foco de investimento para 53% dos entrevistados.

Padrões de evolução tecnológica continuam em 2018. Haverá crescimento de receita em UV, látex, sublimação e impressão direta, em contraste com o declínio das tecnologias solventes, aquosas e analógicas. Em 2018, 27% dos entrevistados do segmento de sinalização planejam comprar uma impressora inkjet UV (plana ou híbrida) e 18% planejam comprar uma látex ou UV rolo a rolo.

O que critério que mais peso na hora do investimento é a produtividade: 63% citaram a velocidade como o atributo mais importante em uma nova impressora. O nível médio de investimento entre as empresas de sinalização e comunicação visual é 43% maior do que em 2015, ficando em 144.600 euros.

Tecidos

O censo de 2018 revelou um quadro detalhado do crescente segmento têxtil. Entre os entrevistados estão empresas serigráficas com foco em aplicações têxteis, produtores de tecidos e empresas de direct-to-garment.

O predomínio é do segmento de estamparia de vestuário, com as aplicações de roupas esportivas e fast fashion apresentando maior de crescimento.

A adoção da estamparia têxtil digital é mais lenta que em outros segmentos. Em todos os nichos relacionados a tecidos, a produção ainda é dominada por processos analógicos. No entanto, entre as gráficas têxteis, 56% fizeram investimentos digitais e 19% pretendem fazê-lo nos próximos dois anos. Elas visam obter benefícios, como redução do tempo de colocação de novos produtos no mercado, produção de coleções criativas personalizadas e redução do impacto ambiental ao reduzir o consumo de água e energia.

A velocidade de produção é uma prioridade de investimento para 69% dos consultados da área de tecidos, e 55% querem a capacidade de imprimir diretamente em materiais não tratados. Esses investimentos são motivados pela redução de resíduos e rápida resposta aos picos sazonais.

As empresas de tecidos e serigrafia esperam que a contribuição digital para as receitas de impressão têxtil cresça 12% nos próximos dois anos.

Demandas ambientais

O conjunto de perguntas do censo de 2018 foi ampliado para que fosse possível obter insights sobre a importância da produção ambientalmente sustentável.

As respostas mostram que os investimentos ambientais são fortemente influenciados pelos clientes: 76% dos entrevistados disseram que a demanda dos clientes por produtos ambientalmente responsáveis está moldando a estratégia de negócios, e um em cada cinco declara que é uma grande influência.

E como as gráficas e birôs estão respondendo a essa demanda? Dos entrevistados, 32% usam equipamentos com baixo consumo de energia ou certificados ambientalmente. Outras respostas incluem: treinamento em sustentabilidade, uso de tintas livres de componentes orgânicos voláteis, uso de mídias recicláveis e programas de reciclagem.

Dos prestadores de serviços de impressão, 72% puderam investir em sustentabilidade sem aumentar os preços dos produtos. Isso preservou as vendas e manteve a competitividade.

Fonte: Fespa