Serilon cria ambiente especial para interessados em tecnologias HP

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/06/2021
Espaço é dedicado às impressoras de grande formato da marca

Espaço é dedicado às impressoras de grande formato da marca

Desde o começo de 2020, a pandemia de covid-19 tem limitado drasticamente as opções de eventos e feiras de negócios presenciais no mercado de comunicação visual. Essa lacuna tem privado empresários e técnicos de ver de perto — e em funcionamento — as novas impressoras digitais de grandes formatos recém-disponíveis no mercado. Tal limitação, infelizmente, tem sido um entrave para negociações e novos investimentos nessas tecnologias. Dificilmente o cliente vai investir em uma nova impressora sem antes analisar seus recursos e ver, tocar e sentir as mídias estampadas por ela, com o escrutínio de quem futuramente vai utilizar a máquina. É justamente com essa finalidade que a Serilon, uma das fornecedoras líderes do mercado de comunicação visual e impressão digital, criou um ambiente totalmente dedicado às tecnologias de grande formado fabricadas pela HP.

Os interessados em adquirir uma HP, seja látex, seja sublimática, podem recorrer ao novo showroom, de 130m², localizado na cidade de São Paulo. Além de poder testar impressoras, o cliente terá o amparo técnico e comercial de profissionais da distribuidora, em um ambiente preparado de acordo com os protocolos de saúde para preservar a saúde de colaboradores e visitantes.

Apesar de preparado para receber visitas presenciais, o espaço, inaugurado no dia 27 de fevereiro de 2021, tem sido usado para lives, vídeos, aulas e exibições virtuais de impressoras recém-lançadas no Brasil, como a sublimática HP Stitch S 500 (instalada e em pleno funcionamento no showroom).

Futuramente, quando houver maior controle da pandemia de covid-19, a Serilon pretende realizar workshops presenciais para demonstrar todo o potencial dos equipamentos HP e suas inúmeras aplicações. O showroom, afinal, foi criado com essa finalidade. O espaço é fruto de uma parceria longeva e próspera entre as duas empresas.

A Serilon, que há anos comercializa tecnologia látex, emplacou inúmeras instalações de impressoras HP e ganhou reconhecimento por esse desempenho. Alex Sandro Ferreira da Silva, gerente técnico da Serilon, que também é responsável pelo acompanhamento das visitas e eventos no showroom, confirmou: “Na América Latina, fomos a empresa que mais vendeu látex, das linhas 300 e 500”.

Bem-sucedida, a parceria evoluiu para um novo acordo, em que a Serilon ganhou o status de distribuidora exclusiva das impressoras sublimáticas da HP. Para apresentá-las ao mercado, a Serilon criou o showroom, cujo primeiro equipamento instalado nele foi um modelo Stitch S 500.

A nova sublimática da HP

De entrada, a Stitch S 500, uma das impressoras já instaladas no showroom da Serilon, é indicada para a sublimação de imagens em artigos têxteis para sinalização, decoração e, principalmente, vestuário (moda esporte, personalização e sob demanda).

Com 1,6m de largura, o equipamento roda com papéis de diversas gramaturas, inclusive com mídias de 35g/m2, bem abaixo da média do mercado, que é acima de 50g/m2. Isso porque a impressora integra sistemas como o Drop and Dry, composto por pequenos ventiladores, que secam imediatamente as gotas de tinta quando elas atingem o papel. Isso evita que a mídia fique “molhada” e, portanto, enrugada. Assim, ela se mantém planificada, o que falhas de impressão e choques com as cabeças. O sistema de alimentação de substratos, com takeup e cilindros tensionadores, também é crucial para a manutenção da conformidade das mídias carregadas no equipamento.

Stitch S 500 pode ser testada no showroom da Serilon

Outro diferencial da Stitch S 500 é que ela não demanda assistência técnica para a troca das cabeças, que são térmicas. O operador pode fazer as substituições, e o alinhamento da peça é executado automaticamente pela impressora.

Quanto à durabilidade da cabeça, a HP estima que a peça seja substituída depois de ter disparado de 6 a 8 litros de tinta. Essa troca é importante para manter a precisão da impressora e a qualidade das imagens estampadas.

Outra exclusividade da Stitch S 500 é a alimentação e o descarregamento de mídias serem realizados pela parte frontal da impressora. Assim, o equipamento ocupa menos espaço, cabendo em salas e estabelecimento menores.

As tintas, fabricadas pela HP e vendidas pela Serilon, vêm em invólucro de papelão reciclado que contém 3 litros do insumo. Maior, essa embalagem aumenta a autonomia do equipamento, diminuindo os tempos de parada para a troca dos materiais.

O gerente técnico da Serilon, Alex Sandro, tem apresentado a impressora para diversos clientes, sobretudo para estamparias que já dominam a tecnologia sublimática. O executivo tem percebido que esse público, além de crítico, demanda ferramentas produtivas com mais autonomia e agilidade — dois itens associados à Stitch S 500.

A nova látex

Anunciada mundialmente em fevereiro, a nova HP Latex 800 é uma das impressoras que também estarão no showroom da Serilon. Com tinta branca e cura mais rápida (30% em relação aos antecessores), o equipamento também vem com um “overcoat” que substitui a laminação no acabamento de materiais para sinalização, decoração, quadros e papéis de parede.

Um dos diferenciais da impressora é um novo compartimento dedicado a movimentar as cabeças da tinta branca. Como são maiores, os pigmentos desse insumo entopem os nozzles com mais facilidade. Além disso, eles sedimentam rapidamente. Para evitar que isso aconteça, quando não utilizadas, as cabeças podem ser removidas do carro de impressão e colocadas no reservatório especial, onde ficarão em movimento, para evitar entupimentos e sedimentações.

Embora recém-lançada no Brasil, uma unidade da HP Latex 800 já foi vendida para a FK Telas, que produz canvas, espelhos clássicos e quadros exclusivos. A empresa trabalha apenas com a tecnologia látex, e esse é o quarto equipamento da categoria adquirido por ela.

A HP Latex 800 vem com overcoat e tinta branca 

 



Fespa Brasil 2019: números, congressos e Cambea9

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/04/2019
Evento atraiu quase 19 mil visitantes em 2019

Evento atraiu quase 19 mil visitantes em 2019

A APS Eventos Corporativos, organização da Fespa Brasil 2019, feira que ocorreu entre os dias 20 e 23 de março, em São Paulo, divulgou os números da exposição. Foram 18.645 visitantes únicos que passaram pelo Pavilhão Azul do Expo Center Norte durante os quatro dias do evento. A área de exibição de tecnologias foi ampliada e registrou crescimento superior a 30%.

Alexandre Keese, diretor da Fespa Brasil e da APS Eventos Corporativos, declarou: “Apresentando as transformações dentro do mercado de impressão digital, a Fespa Brasil 2019 reuniu novas tecnologias, aplicações, substratos, acabamentos, softwares para a parte de gestão e tudo o que existe de mais moderno, para que o profissional da área ganhe eficiência. A feira demonstrou o quanto a impressão digital agrega valor e abre oportunidades. Foram quatro dias de novidades, tendências e debates. O visitante encontrou soluções que podem ser aplicadas e introduzidas em suas empresas”.

O CEO da Fespa Global, Neil Felton, também ficou exultante em relação aos resultados da feira realizada em março: “Estamos extremamente felizes com o sucesso da edição de 2019. A visitação foi fantástica, todos os dias com corredores lotados e negócios gerados. E novamente cumprimos nossa missão através do programa Profit for Purpose (Lucro por um Propósito), de reinvestimento dos lucros da Fespa no mercado de impressão, ao promover novamente os congressos gratuitos. Estamos plenamente satisfeitos com o resultado alcançado e na expectativa de superar as marcas em 2020”.

Os preparativos para a Fespa Brasil 2020 já começaram. Sob o tema “O Poder da Impressão”, a feira será realizada no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo, de 18 a 21 de março.

Congressos técnicos

A Fespa e a APS Eventos Corporativos ofereceram aos visitantes uma série de iniciativas gratuitas durante a feira. Por dois dias, o congresso Inteligência Gráfica tratou das questões estratégicas do negócio de impressão. Na Academia de Impressão Digital, em parceria com o Senai, foi possível conhecer práticas de pré-impressão, impressão e acabamento. O Fespa Digital Textile Conference foi promovido pela quinta vez. Tratou de conceitos relevantes para quem atua com estamparia digital, nos segmentos de moda, sinalização e decoração.

Alexandre Keese falou sobre o objetivo das iniciativas: “Acreditamos que o conteúdo de alta relevância agrega muito aos novos profissionais que estão visitando a feira. Por isso, convidamos empresários e pessoas renomadas para compartilhar conhecimento e trazer oportunidades de negócio. Tivemos a parte técnica com a Academia da Impressão Digital; o congresso Inteligência Gráfica com novos modelos de gestão; a estamparia digital e a impressão direta no tecido cobertas pelo Digital Textile Conference, uma iniciativa Fespa que acontece ao redor do mundo e ganha cada vez mais importância. Outro ponto forte foi a Ilha da Sublimação, com palestras e soluções sendo demonstradas”.

Evento oefereceu palestas grátis sobre tecnologia e gestão

Ilha da Sublimação

Na Ilha da Sublimação, os visitantes acompanharam palestras por quatro dias em um auditório sempre lotado. Alex Falcão, sócio-proprietário da ComunidadeWEB, parceiro na organização da Ilha, declararou: “Nosso propósito em participar de feiras voltadas ao grande formato é mostrar a crescente importância do pequeno formato, que vem sendo inserido com o peso que merece no mercado, em sublimação, transfer e artesanato. O segmento vem apresentando resultados diferenciados, com um produto final de excelência. A Ilha da Sublimação unificou e fortaleceu este movimento.”

Cambea9: WS Adesivações é bicampeã

Sediado dentro da Fespa Brasil 2019, o Cambea9 revelou um time bicampeão, da WS Adesivações, formado por Francisco Wellington da Silva e José Rafael Xavier, de Fortaleza. Além do troféu da competição nacional, a equipe ganhou a vaga para disputar o World Wrap Masters Series, durante a Fespa Global, que ocorrerá na Alemanha, no mês de maio.

Wellington comemorou: “Realmente é um grande evento, uma satisfação enorme poder participar e conquistar o título. Só temos a agradecer a todos que sempre nos apoiaram. Estamos muito felizes”.

Por uma diferença muito apertada, o vice-campeonato ficou com o time da Gênesis Envelopamento, do Rio Grande do Sul. Na terceira posição, ficou a dupla da GRC Adesivação, do Paraná.

O diretor da Fespa Brasil comentou sobre o Cambea: “A nona edição do campeonato teve um brilho todo especial. Estamos falando da maior competição automotiva que existe hoje e que reuniu competidores de todo o Brasil, e até outros países. Além das provas criativas, tivemos o vencedor que vai competir no Wrap Masters que acontece na Fespa da Alemanha”.

Dupla da WS Adesivações subiu ao ponto mais alto do podium 

Fonte: Fespa Brasil



Agfa apresenta impressora sublimática para sinalização e estamparia

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 04/07/2013

Ardeco é impressora sublimática da Agfa

Ardeco é impressora sublimática da Agfa

A Agfa, fabricante de insumos e equipamentos digitais, anunciou uma nova impressora de sublimação, a Ardeco. Especialmente desenvolvida para produção de alto volume, a máquina conta com um sistema avançado de alimentação de substrato e uma variedade de configurações de cabeça de impressão. Além disso, a impressora possui um sistema de corte em linha.

A Ardeco — que pode trabalhar com tecido de poliéster de até 3,2m de largura — é capaz de imprimir cores sólidas, garantindo imagens de qualidade em peças de sinalização, como displays e bandeiras.

A máquina vem também com uma calandra embutida, dispensando, portanto, dispositivos adicionais de transferência. Sua tinta tem características que fazem com que os tecidos possam passar pelo processo de impressão sem qualquer tipo de dano.

Fonte: Agfa