Novas mídias Decal PVC-Free
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 17/10/2021
A fornecedora Amari Digital Printing, parte do grupo Vink, anunciou a disponibilidade no mercado internacional da linha de substratos Decal PVC-Free, composta por um laminado e dois filmes isentos de metais pesados, ftalatos, plastificantes e isocianato. No entanto, os substratos oferecem a mesma sensação, aparência e qualidade do PVC convencional.
Os produtos Decal PVC-Free empregam adesivos à base d’água, livres de compostos orgânicos voláteis. Além de reduzir a pegada ecológica, eles mantêm as propriedades que geram eficácia do decalque e estão em conformidade com a regulamentação europeia REACH, que controla a produção e a utilização de substâncias químicas. Conheças as mídias:
- Decal PVC Free P PE 65 UVP Matte/Gloss White: disponível nas opções fosca e brilhante, é fornecido em rolos de 1.370mm x 50m e oferece durabilidade externa de até quatro anos;
- Decal PVC Free P PE 65 UVP Gloss Clear: transparente, está disponível em rolos de 1.370mm x 50m e pode ser aplicado em superfícies lisas, planas e levemente curvas;
- Decal PVC Free P HT 65 UVP Gloss Laminate: laminado fornecido em rolos de 1.370mm x 50m, tem durabilidade externa de até quatro anos e pode ser impresso com tecnologias à base d’água, solvente, ecossolvente, UV e látex.
Fonte: Amari Digital Printing
Onyx chega à versão 21.1
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/06/2021
A desenvolvedora Onyx Graphics anunciou a disponibilidade da versão 21.1 do RIP Onyx, que vem com o novo fluxo trabalho PDF Soft Proof e oferece a ferramenta Print Label Cut e oferece, para adicionar automaticamente caminhos de corte ao redor das etiquetas de impressão.
Segundo a empresa, o Onyx 21.1 cria provas digitais RGB que podem ser facilmente geradas em tempo real ou automatizadas por meio do Onyx Quick Sets. Além disso, o RIP oferece opções para medição de luz ambiente e de criação ICC. Também apresenta uma série de novas opções de suporte de dispositivos, como o Fotoba XLA.
O pacote Onyx 21.1 inclui o Thrive (software de fluxo de trabalho) e todos os produtos Thrive RIP, que estão disponíveis por meio da assinatura Onyx Go. Os clientes Onyx Advantage podem baixar a atualização e solicitar uma atualização de chave.
Para todos os outros clientes, a Onyx Graphics está oferecendo uma promoção especial para atualização para a versão 21.1.
Matt Crawford, diretor de marketing da Onyx Graphics, declarou: “A versão 21.1 tem ferramentas fáceis de usar que dão aos provedores de serviços de impressão uma vantagem competitiva no ambiente atual”.
Fonte: Onyx
Por que instalações com vinis adesivos falham? (parte 1)
Por Eduardo Yamashita em 08/08/2014

Na primeira parte deste artigo técnico, conheça os problemas que podem acontecer na instalação de vinis adesivos
Imagens em vinil adesivo podem ser usadas para produzir anúncios, cartazes, outdoors, banners e envelopamento de veículos. Quando tudo vai bem, as imagens duram e são eficientes e atraentes. No entanto, é possível acontecer muitos erros na instalação dos vinis – a maioria dos trabalhos não é perfeita. Se a imagem instalada tem bolhas ou rugas, o trabalho fracassou. Se o vinil começa a levantar, ressecar ou levantar da superfície, a falha é grave.
A "falha do vinil" acontece quando o cliente rejeita a imagem por causa da baixa qualidade do trabalho ou porque o vinil não adere como deveria. Ao entender as causas das falhas da aplicação, é possível impedi-las. Este artigo identifica problemas, analisa causas e recomenda soluções nas instalações de vinis.
Problemas de instalação
Falta de capacitação
As falhas mais comuns do envelopamento de veículo são: bolhas, rugas, acabamento mal feito, posicionamento inadequado e baixa aderência do vinil adesivo. Os quatro primeiros estão relacionados à instalação e raramente ocorrem quando o instalador é qualificado. Na instalação, não basta ter uma espátula e saber qual lado do vinil é pegajoso. Dependendo da situação, é necessária a contratação de um profissional para ensinar e treinar a equipe.
Adesão
A baixa aderência do vinil adesivo é recorrente em recortes, contornos de objetos (acessórios) salientes e bordas da imagem. A limpeza inadequada provoca fraca adesão da película. Portanto, coloque em prática técnicas de limpeza que usem soluções adequadas e panos (um molhado, para esfregar com a solução de limpeza, e um seco, para remover a solução antes da evaporação do solvente). Também realize movimentos minuciosos e metódicos. Preste atenção extra às bordas da superfície. A instalação será prejudicada caso a pressão da espátula seja insuficiente ou se não houver espatulação adequada.
Alongamento excessivo
Se vinil é esticado em demasia, sua memória pode levantá-lo. Portanto, nunca estique o vinil em superfícies planas ou ligeiramente curvadas. Para partes simples dos veículos, quando a forma só muda em uma direção, aplique a película de modo descontraído. Instale o vinil até os recuos (baixos relevos ou curvas complexas) e trabalhe-o na primeira área rebaixada completamente. Jamais deixe uma área para ser empurrada (esticada) para o recuo. Em seguida, aplique o vinil para a área seguinte, do mesmo modo.
A maioria dos veículos tem curvas complexas que mudam de forma em mais de uma direção ao mesmo tempo. É impossível conformar o vinil (sem esticá-lo) de uma curva simples em uma complexa. Mesmo os melhores vinis (projetados para as superfícies mais complexas) são incapazes de envolver uma bola em uma só peça, sem emendas, cortes ou rugas.
O vinil tem limites, e profissionais só devem vender e produzir em superfícies que tenham probabilidade de sucesso. A regra de ouro para curvas complexas é esticar o vinil o mínimo necessário.
O sucesso da aplicação depende do vinil certo e impresso corretamente, instalado numa superfície limpa, esticado minimamente e pós-aquecido.
Pós-aquecimento
O pós-aquecimento ocorre depois de a imagem ter sido devidamente aplicada. Ela deve estar completamente livre de defeitos, áreas soltas ou bolhas.
O vinil é aquecido com um soprador térmico de ar quente sob a temperatura máxima. Deve-se movê-lo lentamente em toda a área da imagem.
Verifique com o fabricante do vinil a temperatura recomendada para cada filme. Geralmente varia de 100ºC a 150ºC.
Recomenda-se um reforço cuidadoso e metódico de pós-aquecimento nas áreas com curvas complexas, assim como em todas as partes da imagem.
Leia a segunda parte desse artigo técnico.
Gostou do artigo? Você também vai se interessar pelas matérias abaixo:
- Dicas para comprar o vinil adesivo correto
- Como limpar veículos envelopados
- Como limpar o veículo antes de realizar o envelopamento com vinil adesivo
- Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
- Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
- Envelopamento de carro: adesivação de retrovisor (passo a passo)
- Envelopamento de carro: adesivação de porta (passo a passo)
- Envelopamento: como instalar vinil perfurado em vidros de carros
- Aplicação de vinil adesivo: a seco ou úmida
- Dicas de armazenamento de vinil autoadesivo
- Vinil adesivo: conheça as superfícies onde ele pode ser aplicado
- Vinil adesivo: como realizar instalações bem-sucedidas

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual
-
Antalis lança papel cartão kraft 100% reciclado para comunicação visual
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
HP lança impressora Latex R530 para mídias rígidas e flexíveis
-
Sun Chemical anuncia novas tintas digitais
-
Mimaki apresenta novas impressoras têxteis Tx330-1800 e Tx330-1800B
-
AGL lança mídia sustentável sem PVC
-
Avery anuncia novas opções de películas para envelopamento veicular
-
Avery apresenta três novas opções de vinis para envelopamento
-
Zund apresenta novo sistema de carregamento de mídias
-
Mimaki revela quatro novas impressoras digitais
-
NUtec Digital Ink expande tintas fluorescentes sublimáticas
-
Caldera lança RIP para impressoras de entrada
-
Antalis lança papel cartão kraft 100% reciclado para comunicação visual
-
CorelDRAW lança versão Go e atualiza Graphics Suite
-
OneVision apresenta versão 25.1 de seu software
-
INX Europe lança tintas inkjet compatíveis com cabeças Epson
-
Automação no acabamento: robôs transformam a produção de impressão digital
-
Imprimax abre inscrições para a 6ª edição do campeonato de adesivação Decor Wrapping Brazil
-
Epson revela impressora ecossolvente SureColor S7160 na Austrália
-
Roland DG apresenta VersaWorks 7: RIP com mais recursos
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual