Nova impressora sublimática da Mutoh
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/09/2020
A fabricante Mutoh anunciou no mercado norte-americano a nova XpertJet 1682WR, impressora sublimática com 1,6m de largura e sistema de cabeça escalonada.
Disponível nas configurações de 4 cores (CMYK) ou 7 cores (CMYK, Lc, Lm, Lk), o equipamento vem com recursos adicionais para melhorar o transporte e a impressão de papéis mais finos.
Conheça outros recursos novos e exclusivos da XpertJet 1682WR:
- Design preto, com fácil acesso para manutenção;
- Alinhador: economiza tempo calibrando automaticamente os alinhamentos da impressora;
- Painel que exibe apenas as teclas necessárias para as funções desejadas;
- Iluminação LED interna, que ilumina a área de trabalho para monitorar o status dos trabalhos;
- Indicadores LED de advertência para cada slot de cartucho de tinta, para mostrar os níveis de tinta restantes;
- Mutoh Status Monitor (MSM), que verifica o status de operação da impressora em tempo real, por meio de smartphones e tablets;
- Sistema de alimentação de mídia que permite aos operadores trocar vários rolos quando os flanges forem preparados com antecedência;
- Sistema de rolo de pressão, para reduzir o enrugamento.
Fonte: Mutoh
Como separar o greenwashing do verdadeiro compromisso sustentável
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/03/2023
As conversas sobre greenwashing (a “maquiagem verde”) estão em pauta. Isso mostra que o interesse público pela sustentabilidade é cada vez maior, e declarações duvidosas e vagas sobre o compromisso verde de uma empresa não são mais aceitas.
Mas o que é o greenwashing?
Não é fácil defini-lo. Aliás, não existe uma definição única e reconhecida para este fenômeno. No entanto, ele diz respeio à capitalização, por meio de omissões ou mentiras, da demanda por produtos ecologicamente corretos. O greenwashing também pode ser resumido como uma estratégia de marketing (ou comunicação) utilizada por empresas que dissimulam esforços para reduzir impactos ambientais (quando na verdade não há esforço nenhum).
Quando nos referimos ao setor têxtil, essa falta de clareza (do greenwashing) pode enganar alguns players que gostariam de contar com parceiros verdadeiramente sustentáveis. Por outro lado, clientes conscientes da importância de apoiar empresas transparentes encontram-se com pouca ou nenhuma orientação, em um contexto difícil de navegar.
Como podemos lutar contra o greenwashing e como evitá-lo?
Existem algumas características que garagem a autenticidade do compromisso de uma empresa com a sustentabilidade, como consistência, tradição, ações e certificações.
O Grupo JK, por exemplo, fabricante de tintas para impressão digital têxtil, produz materiais à base d’água desde o início de sua jornada digital, em 2000. Ao analisar suas ações, podemos tomar como exemplo a embalagem BIB (Bag-In-Box), que consiste em um saco plástico flexível de PE (ou multicamadas) dentro de um papelão, usada para armazenar tintas.
A BIB reduz em 80% o uso de plástico (em comparação com as embalagens de PEAD) e oferece muitas outras vantagens. Além de garantir a melhor manutenção da tinta, graças às suas propriedades de proteção física e mecânica, a BIB é menor que os recipientes tradicionais do mercado, e isso se traduz em menores custos de armazenamento e transporte. Ou seja, um menor impacto ambiental na cadeia de suprimentos. Além disso, o invólucro de papelão externo do BIB pode ser facilmente reciclado, otimizando a circularidade nesta indústria.
As certificações podem funcionar como provas de confiabilidade. A maioria não é obrigatória, mas voluntária, e isso dá uma boa ideia do esforço de uma empresa em provar-se realmente sustentável. O Grupo JK, por exemplo, optou por cumprir regulamentos internacionais e europeus (Reach) relacionados a riscos químicos e padrões têxteis de uma cadeia produtiva amigável ao meio ambiente. Ao optar por cumprir padrões como Eco-Passaporte, ZDHC e GOTS, o Grupo JK optou pela transparência e pelo compromisso de manter seu portfólio diversificado, que inclui tintas dispersas, pigmentadas e reativas e materiais de sub-tinturas. Tais valores são intrínsecos ao Grupo JK e estão bem presentes na equipe de P&D, que trabalha constantemente para projetar novos produtos ecologicamente corretos, certificados e eficientes.
Ainda não temos uma definição final do que é greenwashing, mas temos algumas orientações sobre o que buscar no mercado.
Fonte: Grupo JK
Fujifilm Dimatix anuncia novo cartucho Samba
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/04/2021
A fabricante Fujifilm Dimatix apresentou um novo cartucho Samba para uso nas impressoras do modelo DMP-2800. Com base microeletromecânica de silício (Si-MEMS), o dispositivo trabalha com volume de gota nativo de 2,4 picolitros, capaz de criar larguras de linhas ultrafinas e pontos de 30μm.
De acordo com a fabricante, o cartucho Samba apresenta o mesmo design e as mesmas características de jato e volume de gota das cabeças Samba G3L.
As impressoras da DMP da Fujifilm Dimatix podem fabricar protótipos para uma ampla variedade de aplicações, como circuitos eletrônicos flexíveis, antenas RFID e materiais 3D.
A adição do cartucho Samba nas impressoras DMP permitirá que os usuários utilizem esses equipamentos para projetos que passam por etapas que vão dos estágios iniciais de teste à fabricação em escala industrial.
Fonte: Fujifilm
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