M&R lança dispositivo opcional de impressão digital para serigrafias

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 24/03/2017
DigitalSqueegee foi desenvolvido para ser integrado a impressoras serigráficas da M&R

DigitalSqueegee foi desenvolvido para ser integrado a impressoras serigráficas da M&R

A fabricante M&R anunciou o DigitalSqueegee, dispositivo de impressão digital direct-to-garment (DTG) que pode ser acoplado a impressoras serigráficas automáticas empregadas para estampar roupas.

De acordo coma a empresa, o dispositivo imprime uma imagem colorida de 40cm × 50cm em menos de cinco segundos, e as estampas são compatíveis com tinta serigráfica, que pode ser aplicada antes ou depois da impressão digital.

Rich Hoffman, CEO da M&R, declarou: “O componente digital oferece a capacidade de adicionar efeitos especiais e fazer com que cada peça de roupa seja única. O problema sempre foi velocidade, que não acompanha as impressoras serigráficas. Mas esse problema pode ser eliminado com a DigitalSqueegee, porque ela trabalha em alta velocidade, de até 720 imagens por hora”.

Fonte: M&R



Fujifilm investirá em nova fábrica de pigmentos de tinta inkjet

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/03/2021
Estabelecimento custará aproximadamente 19 milhões de dólares

Estabelecimento custará aproximadamente 19 milhões de dólares

Para acelerar o crescimento dos seus negócios no segmento de impressão digital, a Fujifilm Imaging Colorants, subsidiária americana da Fujifilm Corporation, construirá uma fábrica de produção de pigmentos para tintas inkjet à base d’água.

O empreendimento, que começará em abril de 2021, será concluído em 2022. O investimento para a construção é de aproximadamente 19 milhões de dólares. A nova fábrica empregará uma tecnologia exclusiva de dispersão, com a qual é possível produzir tintas com pigmentos de cerca de 100nm.

Se a tinta é instável, suas partículas de pigmento se agregam e afundam e, consequentemente, entopem as cabeças de impressão. Para evitar isso, as partículas devem estar em uma dispersão uniforme e estável. Portanto, é essencial que a estabilidade não seja comprometida pela presença de outros materiais adicionados à tinta.

O processo de dispersão aplicado pela Fujifilm é baseado na tecnologia RxD (dispersante reativo), que evita a dessorção dos pigmentos e cria uma tinta estável, pronta para atender a exigentes requisitos de desempenho.

A Fujifilm usa a RxD não apenas em suas próprias tintas, mas também em suprimentos vendidos para outros fabricantes de tinta em todo o mundo.

A tecnologia inkjet está se expandindo por diversos campos industriais. Em particular, há uma necessidade crescente de empregar tintas de jato de tinta pigmentadas à base d’água, que têm baixo impacto ambiental e potencial para atender aos requisitos de segurança usados na produção de embalagens de alimentos.

Fonte: Fujifilm



Vanguard lança impressora UV VK300D

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 10/05/2016
Plana, a VK300D pode imprimir até 40 placas em uma hora

Plana, a VK300D pode imprimir até 40 placas em uma hora

A fabricante Vanguard anunciou no mercado internacional a VK300D, impressora plana UV capaz de trabalhar com substratos no formato máximo de 1,5m x 3,1m e 10cm de espessura.

Segundo a empresa, a VK300D utiliza conjunto de tintas composto pelas cores CMYK e branco e emprega cabeças Kyocera (com 2.656 nozzles) capazes de disparar gotas com 4, 8 ou 12 picolitros. Além disso, a máquina incorpora tecnologia de impressão para garantir a reprodução de uma gama de cores do escopo “G7-certified”, em modos de produção de 40 placas por hora (alta produtividade) ou 30 placas por hora (em alta qualidade).

Outro diferencial da VK300D é a tecnologia ajustável de cura LED, a qual possibilita maior controle de processo ao trabalhar com substratos diversos, tanto rígidos quanto flexíveis.

A VK300D complementa o portfólio da Vanguard, composto também pelo VR5D, modelo de impressora UV que emprega cabeças Ricoh Gen5 e BandGuard, tecnologia que utiliza alinhamento simétrico das cabeças (CMYK-KCMY) a fim de eliminar banding.

Tanto a VR5D quanto a VK300D podem receber upgrades e cabeças de impressão adicionais para ficarem mais produtivas.

Jim Peterson, fundador da Vanguard, declarou: “Essa impressora é um novo marco. Os visitantes da feira ISA, onde lançamos a máquina, ficaram maravilhados com a qualidade de cores da VK300D”.

Fonte: Vanguard



Clicky