Mimaki Brasil inaugura showroom dedicado a estamparia têxtil digital
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/12/2017
Com objetivo de atender empresários interessados em adquirir e conhecer impressoras de médio e grande porte para produção têxtil, a Mimaki investiu em um novo showroom, localizado no CLR Raposo Tavares, galpão instalado em Cotia (SP).
Atualmente, o ambiente conta com uma unidade da Tiger-1800B e um equipamento Tx300-1800. Técnicos da Mimaki estão disponíveis para demonstrar todo o potencial das máquinas, que também poderão ser testadas pelos interessados nas tecnologias de impressão direta em tecidos.
O visitante deve agendar com antecedência sua visita ao novo showroom, por meio do e-mail marketing@mimakibrasil.com.br ou pelo telefone (11) 3207-0022.
Fonte: Mimaki
Cobertura Fespa Brasil 2016 – Parte 2: softwares, mídias e equipamentos para corte e gravação
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/04/2016
Além de equipamentos para impressão digital, outras máquinas, soluções e mídias foram expostas na Fespa Brasil 2016. Entre elas, dispositivos para corte, gravação e acabamento, como plotters, routers e máquinas a laser. Além deles, não faltaram outros elementos fundamentais na produção de qualquer birô: substratos e softwares. Veja a seguir um panorama do que os expositores dessas soluções apresentaram na feira.
Leia também a primeira parte desta cobertura:
Softwares
O visitante da Fespa Brasil 2016 pôde encontrar algumas das soluções de software RIP mais tradicionais do mercado de impressão de grandes formatos. É o caso da SAi, em cujo estande foram demonstradas as principais características da versão 12 do FlexiPrint. Entre as ferramentas do programa estão armazenamento de compartilhamento de arquivos em nuvem, visualização e estatísticas de trabalhos em dispositivos móveis, estimativa de custos e gastos de tintas, entre outras funções.
A Caldera também esteve na feira. Dessa vez, a desenvolvedora europeia destacou a versão 10 de seu RIP homônimo, com a qual o usuário pode receber atualizações em tempo real, configurar fluxos de trabalho, adicionar ilhós com facilidade, entre outras operações. A empresa também ressaltou as demais soluções de seu portfólio, como o GrandCut (para máquinas de corte e acabamento), o EasyMedia (gerenciamento de cores) e o InkPerformer (gerenciamento de gasto de tinta).
Outra fornecedora especializada em software a marcar presença na Fespa Brasil 2016 foi a Starlaser. A distribuidora comercializa programas da GMG Color e da Enfocus. O primeiro contém uma série de ferramentas para gerenciamento de cores. Já o segundo permite avaliar e corrigir arquivos PDF.
Na seara dos softwares de gestão, uma das expositoras em destaque foi a Bremen, cujo software é capaz de realizar faturamentos, controle financeiro e de estoque, além de PCP e CRM para empresas de impressão digital.
A Zênite foi outra desenvolvedora a apresentar seus softwares. O destaque da empresa foi o GWorks Enterprise 3.0, programa que integra processos dos departamentos financeiro, comercial e de produção de gráficas digitais e de comunicação visual.
Já a Isidora esteve na feira para apresentar sua plataforma web-to-print, com a qual birôs e gráficas digitais podem vender com praticidade e facilidade serviços e produtos por meio da internet.
Com um portfólio composto por três soluções (PrintShop Mail, PlanetPress e PReS), a Objectif Lune mostrou aos visitantes diversas ferramentas e soluções para saída corporativa e integração de sistemas e TI.
Outra novidade divulgada na Fespa Brasil 2016 foi o SignHub, aplicativo multiplataforma de supply chain indicado a compradores, vendedores e prestadores de serviço. Exclusiva para o segmento de comunicação visual, a ferramenta pode otimizar processos diários, como compras de insumos, aquisição de equipamentos e contratação de mão de obra qualificada.
Corte, gravação e acabamento
Embora em contingente menor, os fornecedores de equipamentos para corte, gravação e acabamento também marcaram presença na Fespa Brasil 2016. Uma das fabricantes nacionais mais tradicionais, a Vitor Ciola levou um de seus modelos de router, o Scriba 1313. Com área de 1,3m x 1,3m, a máquina permite passagem máxima do eixo “z” de 190mm e possui motor Elite de 2,2kW.
Dona de um amplo portfólio de routers e plotters de recorte, a Potencial Laser esteve na feira para expor alguns de seus modelos de máquinas a laser, que variam de acordo com tamanho, estrutura e outras características técnicas, como potência do laser e opcionais.
Um dos destaques no estande da Solugrav foi a gravadora Speedy 400, com dimensões de 1.400mm x 950mm x 1.070 mm, área de trabalho de 1.000mm x 610mm e velocidade máxima de 355cm/s. A fornecedora também levou outros equipamentos usados para corte e gravação das marcas Trotec, Rayjet e JR.
Além de impressoras digitais, a Akad exibiu a Novacut Laser, máquina entrada com área de corte de 900mm x 600mm. O equipamento possui aberturas dianteira e traseira para permitir que objetos longos possam atravessá-lo, o que possibilita o trabalho com placas de maior comprimento.
Também dedicada a comercializar soluções a laser, a Iberlaser destacou o Atom, modelo compacto indicado para realização de desenhos, logos e etiquetas. Em função de seu tamanho menor, a máquina pode ser facilmente transportada. Seu tubo é de 30W e seu campo de ação é de 250mm x 250mm.
Já a Sei Laser apresentou suas soluções industriais de corte e gravação com tecnologias diversas (plotter, galvanométrica e laser CO2), para aplicações em mercados que empregam tecidos, placas de metal, entre outros substratos.
Outra fornecedora de plotters de recorte, routers e máquinas a laser que marcou presença na Fespa Brasil 2016 foi a Zumaq, cujo principal modelo pode trabalhar na velocidade de gravação de até 500mm/s e velocidade média de corte de 20mm/s (dependendo da mídia trabalhada).
Além de mídias e plotters de recorte, a IS Suprimentos apresentou na Fespa Brasil 2016 as séries de máquinas a laser G-Weike C e G. Um dos modelos da linha é o LG1200, com área útil de 1.200mm x 800mm, velocidade de 1.200mm/s e potência de 60W/80W.
Aos visitantes interessados em acabamento, a VP Máquinas apresentou uma dobradeira de acrílico e outros termoplásticos com espessura que pode variar de 1mm a 10mm. O equipamento opera com baixo consumo de energia e pode aumentar a produtividade do acabamento em birôs de comunicação visual.
Além de comercializar peças para impressoras (como wipers, dampers, entre outras), a Poly Fly vende uma série de acessórios, que foram apresentados na feira, como banners roll-up, x-banners e mochilas banner.
Soluções para envernizamento e acabamento superficial também estiveram presentes, sobretudo no estande da New Time.
Mídias
No estande da VinilSul, além de impressoras de grande formato, o visitante pôde conhecer o 3M Controltac Comply Print Film 40C, vendido exclusivamente pela fornecedora no Brasil. Trata-se de um vinil adesivo desenvolvido especificamente para envelopamento veicular. Como vantagem, o filme pode ser reposicionado e deslocado por toda a superfície onde será aplicado.
Já a Alltak destacou principalmente sua linha de vinis adesivos da linha Tuning, composta pode dezenas de opções de películas desenvolvida para envelopamento de veículos. Na feira, a fabricante nacional apresentou uma edição limitada com três películas metálicas: Jateado Metallic Brown, Jateado Metallic Bronze e Jateado Metallic Copper.
Outro destaque ficou por conta dos vinis Orafol comercializados pela Sign Supply no Brasil. Além de filmes coloridos para recorte eletrônico, a empresa disponibiliza diversas opções de películas para aplicações de sinalização, comunicação visual e envelopamento de carros.
A LZ Consultoria e a Integration Technology Ltd (ITL) estrearam em 2016 na Fespa Brasil. Entre os serviços e produtos apresentados pelas empresas estavam as linhas de substratos fabricados pela Sihl, compostas por lonas e outras mídias especiais para decoração e comunicação visual.
Outro expositor representante de várias marcas de mídias foi a PrintLAT. Com o propósito de distribuir materiais para todo o continente americano, a empresa comercializa papéis fotográficos, lonas, vinis adesivos, canvas, tecidos tratados, filmes para laminação e diversos outros materiais.
Outra fornecedora estrangeira na Fespa Brasil 2016 foi a Imidia, que distribui mídias para impressão de grande formato, como papéis, lonas, vinis e filmes plásticos.
A PioneerFlex também aproveitou a feira para mostrar suas soluções importadas de mídias para comunicação visual. A empresa comercializa mídias como lonas, foam, vinis adesivos, entre outros materiais flexíveis e rígidos.
Já a Ex-cel Plastics expôs substratos plásticos para a composição de peças de comunicação visual, como displays, painéis, estandes de feiras e decoração de lojas e ambientes domésticos.
Transfers e papéis sublimáticos
Pela primeira vez na Fespa, a Sertha Brindes mostrou seu portfólio de soluções para personalização de brindes, como a VICM-19, máquina de transfer que utiliza papel estampado em impressora laser convencional e grava mais de duzentos tipos de objetos, como canecas, copos, baldes de pipoca, squeezes e nécessaires.
Entre as máquinas mostradas pela Flock Color estavam prensas térmicas manuais e pneumáticas. Além disso, a fornecedora exibiu diversas soluções de transfer.
Já a Nova Dampex apresentou o DarkFilm, composto por películas para recorte eletrônico ou impressão digital solvente e transferência sobre tecidos de algodão ou sintéticos.
A Havir também expôs no evento. Entre seus produtos estavam papéis para sublimação digital como o novo papel kraft para proteção de calandras. Com 25g/m2, o material oferece uniformidade e segurança na transferência térmica, para que a tinta não contamine o processo.
A chinesa Shanghai Vision Digital Printing também participou da feira para mostrar ao mercado brasileiro uma variedade de papéis para impressão sublimática. De origem turca, a UES veio para a Fespa Brasil 2016 para expor suas linhas de foils, laser films e papéis para sublimação.
Avery premia os 5 vencedores continentais do Wrap Like a King 2019
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/10/2019
A Avery Dennison anunciou os vencedores da penúltima etapa (Continental) do Wrap Like A King 2019, concurso de envelopamento de carros que envolveu instaladores de 53 países. Cinco projetos foram premiados:
- América do Norte: The Creature from the Wrap Lagoon project, da MetroWrapz;
- Europa: The BMW M135i, da WrapStyle s.r.o;
- Norte da Ásia: The Wrap Like a King 2019 - SLS AMG project, da Shanghai DC Town Auto Service Co., Ltd;
- Austrália/Nova Zelândia: The 2014 Porsche 911 Turbo S TECHART GTstreet R project, da Winguard Paint Protection Specialists;
- África do Sul: The Eric the Viking - Sharpline, da Sharpline Signs and Graphics.
A avaliação dos projetos inscritos foi realizada por um painel internacional de juízes, que levou em consideração os seguintes critérios técnicos: transformação visual, qualidade da obra e da instalação, apelo geral ao público e exclusividade do design.
Abby Monnot, gerente sênior da Avery Dennison da América do Norte, declarou: “Estamos um passo mais perto de determinar o campeão do Wrap Like A King 2019. O talento dos competidores foi notável. Para determinar os campeões continentais, os juízes procuraram efeitos visuais impressionantes e criativos, combinados com a execução perfeita. Os cinco vencedores elevaram qualidade do envelopamento a um novo patamar, e é disso que se trata este campeonato”.
Cada vencedor continental receberá uma estadia de quatro noites em Las Vegas, para participar da feira Sema (Special Equipment Market Association), onde o vencedor da competição será revelado, no estande da Avery, no dia 5 de novembro. O campeão levará um pacote de prêmios no valor de cinco mil dólares.
Fonte: Avery
-
Mimaki apresenta nova tecnologia UV DTF e tintas UV de última geração
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
eurolaser apresenta nova cortadora a laser têxtil
-
Podcast: Investir na impressora digital certa
-
Nova solução de pré-tratamento de estamparia digital da M&R e Xaar
-
Mercado global de sublimação deve atingir 15,2 bilhões de dólares até 2029
-
Podcast: Estamparia Têxtil Digital
-
Nanjing Oracle Digital inova na fabricação de papéis para sublimação
-
Mimaki apresenta novas impressoras têxteis Tx330-1800 e Tx330-1800B
-
INX International inaugura fábrica no Brasil
-
Durst Group adquire callas software
-
ORAFOL lança filme ORACAL 970RA ProSlide
-
Mimaki apresenta nova tecnologia UV DTF e tintas UV de última geração
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
eurolaser apresenta nova cortadora a laser têxtil
-
Fujifilm e Barberan apresentam série de impressoras única passada
-
Podcast: Investir na impressora digital certa
-
Roland DG lança impressora UV de mesa MO-180
-
HP lança impressora Latex R530 para mídias rígidas e flexíveis
-
Summa apresenta nova série de máquinas de corte planas
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual