Metalnox lança calandra CMD 1800 Série 2 para sublimação
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/07/2015
A Metalnox, fabricante nacional de máquinas para a indústria têxtil, anunciou o lançamento da CMD 1800 Série 2, calandra que conta com mesa exclusiva de trabalho modular, esteira transportadora para saída de material na parte posterior e sistema de tensionamento com balancim ativo, o que proporciona trabalhos com tecidos com elasticidade.
Podendo trabalhar na velocidade mecânica de até 3m/min, o equipamento possui cilindro térmico com 215mm de diâmetro, comprimento de 1,8m e 65% de área de aproveitamento do perímetro. O cilindro é revestido em aço cromado blindado com resistências imergidas em óleo, o que garante uniformidade de temperatura.
A calandra possui também sensor de alinhamento ativo automático do feltro com ação pneumática, além de nobreak com autonomia de aproximadamente 30 minutos, para casos de queda de energia e desligamento da máquina por temperatura.
Manutenção e segurança
A CMD 1800 Série 2 vem equipada com sensores e alarmes de monitoramento, os quais comunicam, por meio de avisos sonoros, a troca de óleo e outras manutenções.
Para garantir a segurança dos operadores, a calandra possui botões emergenciais nas laterais, cordão de segurança na alimentação de material, chaves de segurança nas portas dos painéis e leitor de temperatura redundante interno ao cilindro térmico.
Operação
Para facilitar a operação, a CMD 1800 Série 2 possui painel de comando IHM integrado ao CLP, com funções de contagem de metros, temperatura e velocidade.
O setup do equipamento é feito de forma simples e prática, já que o desbobinador de tecidos tem eixo livre e sem carambolas de travamento. Seu sistema de rebobinamento possui cilindros em alumínio revestidos em carpete, o que garante perfeita distribuição de tecidos e evita enrugamento ou desalinhamento.
Todos os equipamentos Metalnox possuem um ano de garantia.
Fonte: Metalnox
Decoração de ambientes internos com adesivação e envelopamento
Por Eduardo Yamashita em 04/07/2016
Envelopamento de veículos e adesivação de espaços a externos já são atividades consolidadas no mercado de comunicação visual. Além delas, a personalização de ambientes internos (em decoração e arquitetura) é um dos serviços que mais crescem atualmente. Isso é notado na expansão do interesse em aplicações que vão desde "palavras em paredes" em salas de estar a grandes imagens instaladas em lugares como escolas e hospitais.
Cada vez mais, a diversificação dos materiais gráficos oferece maior número de opções para manifestações artísticas e informativas, o que inspira consumidores e fornecedores a criar e produzir imagens para ambientes internos - uma ferramenta poderosa para decoração pessoal e comercial.
.jpg)
É preciso salientar que a adesivação ambiental não se restringe a imagens em parede. Outras aplicações também estão em expansão, como aplicações em janelas, pisos, móveis, entre outras superfícies e objetos. Embora haja uma grande variedade de instalações possíveis, a prática está limitada ao conhecimento dos aplicadores e compradores de materiais, além das limitações do próprio design.
Há algumas tendências predominantes no segmento. O olhar sobre elas poderá dar um vislumbre sobre alguns dos mais novos materiais gráficos ambientais disponíveis atualmente.
Acabamento criativo
Além do vinil adesivo e do papel de parede, diversos tipos de tecido estão disponíveis para revestir superfícies na decoração de ambientes. Trata-se de um material especialmente útil para murais e imagens de parede porque acrescentar textura a um olhar "high-end" - algo desejado por quem busca estética mais sofisticada.
Escolher substratos menos convencionais não é a única forma de conferir estética diferenciada a uma aplicação. As laminações também podem ser utilizadas para aumentar a proteção e a vida útil das imagens, além de adicionar texturas especiais. Elas podem ser utilizadas não só para as paredes, mas também para móveis e outras superfícies.
É interessante notar que os vinis adesivos, especialmente, estão sendo usados para funções diferentes das originalmente concebidas. Por exemplo, as películas de tuning automotivo passaram ser empregados também na personalização de eletrônicos, móveis, aparelhos e outros itens. Esses filmes podem adicionar acabamentos fosco, iridescente, escovado e com tantos outros efeitos, que permitem novas expressões criativas.
.jpg)
Aplicações sustentáveis
Impacto ambiental e sustentabilidade continuam a preocupar empresas da construção civil, sobretudo aquelas que buscam obter selos verdes. Para essa demanda, há materiais livres de cloro e ftalatos. Porém, essas mídias não se restringem àqueles que buscam certificações. Muitos varejistas e grandes organizações empregam-nas para sinalização e decoração sustentável. Esse tipo de aplicação é muitas vezes resultado de aspirações corporativas em vez de escolha subjetiva feita por designers.
.jpg)
Conformidade às regras
Embora as aplicações em ambientes internos estejam se diversificando, elas devem estar em conformidade com exigências regulatórias. Por exemplo, imagens em interiores devem atender aos requisitos antipropagação de chamas. Ou ainda, diferentes municípios podem ter regras diferentes para a visibilidade de filmes instalados em janelas. Há também os vinis aplicados em piso que devem atender aos requisitos de resistência ao deslizamento.
Como as exigências podem mudar de aplicação para aplicação e de região para região, é sempre recomendado verificar com os fabricantes se os materiais utilizados atendem aos requisitos das regras e normas.

Oportunidades
O segmento de aplicação de imagens em ambientes está crescendo de maneira surpreendente. Os substratos, tanto os novos quanto os tradicionais, estão na base desse crescimento. Com eles, é possível produzir aplicações praticamente em qualquer lugar. Trata-se de uma ideia abraçada por consumidores, que estão usando as mídias de maneiras que os fabricantes não haviam considerado. Mas, embora existam oportunidades criativas, também há muito espaço mal-entendidos. As mídias não são necessariamente fáceis de usar e aplicar. A instalação, mesmo em paredes planas e vidro, não é sempre simples. Além disso, requer preparação especial e formação adequada dos instaladores para que o trabalho seja bem-sucedido. É preciso considerar diversos fatores, como a textura da parede, o tipo e a qualidade da tinta e os requisitos de limpeza, preparação e da mídia.
.jpg)
FuturePrint tem mesa-redonda sobre sustentabilidade na indústria têxtil
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/07/2019
Na quinta-feira, dia 11 de julho, executivos da varejista C&A, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) discutirão a sustentabilidade na indústria têxtil, a partir das 16h20, durante o Fórum Future Têxtil. A programação faz parte da FuturePrint 2019, feira que ocorre entre os dias 10 e 13 de julho, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo
A mesa-redonda faz parte do painel que debaterá a digitalização do mercado têxtil, a evolução tecnológica dos equipamentos e a “Confecção 4.0”. Com início às 14h, o fórum é indicado a empresários e profissionais de criação, desenvolvimento e produção da indústria têxtil de moda e vestuário, decoração, brindes e comunicação visual.
Angela Bozzon, gerente do Programa ABVTEX, falará sobre as ações desenvolvidas com as redes varejistas, para a implantação das melhores práticas de compliance entre seus fornecedores e subcontratados. Segundo ela, as empresas certificadas obtiveram diversos benefícios, como “a motivação e a retenção de trabalhadores, o aumento de produtividade e qualidade, a percepção de melhorias significativas e fundamentais para a sustentabilidade de seus negócios e, por fim, a melhora na relação comercial com os varejistas, entre outros”, detalha.
O evento trará também Rodrigo Gonçalves Lasalvia, gerente de Responsabilidade Social da C&A, que integra o Programa ABVTEX. O executivo falará sobre o monitoramento da rede de fornecedores, com foco na sustentabilidade. “Na C&A, acreditamos que devemos oferecer aos nossos clientes e parceiros uma moda com impacto positivo, garantindo a qualidade das peças e da vida daqueles que confeccionam nossas roupas, assim como a sustentabilidade do nosso planeta“, explica Lasalvia. Ele acrescenta que a preocupação com a sustentabilidade é um movimento natural das empresas têxteis em resposta aos consumidores, que exigem cada vez mais informações sobre responsabilidade socioambiental.
Já Maria Adelina Pereira, superintendente do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário da ABNT, tratará das regulamentações e normas voltadas para a cadeia têxtil. “O nosso objetivo é alertar o setor sobre normas e padrões que podem orientar os caminhos para evitar desperdícios e contaminações químicas. Por desconhecimento, as empresas podem incorrer em práticas não sustentáveis”.
Fonte: FuturePrint
-
ORAFOL lança filme ORACAL 970RA ProSlide
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
Fujifilm e Barberan apresentam série de impressoras única passada
-
Roland DG lança impressora UV de mesa MO-180
-
HP lança impressora Latex R530 para mídias rígidas e flexíveis
-
Summa apresenta nova série de máquinas de corte planas
-
B-FLEX ITALIA lança película para DTF
-
Mercado global de sublimação deve atingir 15,2 bilhões de dólares até 2029
-
Kyocera lança mais uma cabeça compatível com tinta UV
-
Caldera lança PrimeCenter 4.0
-
Durst Group adquire callas software
-
ORAFOL lança filme ORACAL 970RA ProSlide
-
Mimaki apresenta nova tecnologia UV DTF e tintas UV de última geração
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
eurolaser apresenta nova cortadora a laser têxtil
-
Fujifilm e Barberan apresentam série de impressoras única passada
-
Roland DG lança impressora UV de mesa MO-180
-
HP lança impressora Latex R530 para mídias rígidas e flexíveis
-
Summa apresenta nova série de máquinas de corte planas
-
Sun Chemical anuncia novas tintas digitais
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual