Kornit lança impressora para camisetas Avalanche Hexa
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/03/2014
A Kornit, fabricante de equipamentos para estamparia digital, anunciou a Avalanche Hexa, impressora garment com seis cores. Disponível, por ora, apenas na Europa, a máquina emprega o NeoPigmentTM, processo que permite a impressão direta em diferentes tipos de tecidos.
Além do conjunto CMYK, o equipamento emprega as tintas vermelha e verde. Com a paleta aumentada, os usuários podem reproduzir cores especiais e imagens específicas como marcas e logos de corporações.
Segundo a empresa, as tintas utilizadas pela impressora são pigmentadas, apresentam alta durabilidade e resistência à lavagem e prescindem do pré-tratamento no substrato para serem impressas. Além disso, foram desenvolvidas para aderir a praticamente todos os tipos de tecidos e estão de acordo com normas ambientais internacionais.
Com área de impressão de 60cm x 90cm, a máquina incorpora 20 cabeças de impressão Dimatix Spectra Polaris, cada qual com 256 nozzles, e pode vir com opcionais como sistema integrado de umidade e bateria sobressalente.
Wilfried Kampe, gerente geral da Kornit Digital Europa, comentou: "A Avalanche Hexa é indicada para qualquer empresa de impressão que precisa reproduzir cores com exatidão e que trabalham com moda e branding".
Fonte: What They Think
Tipos de adesivos usados em vinil – parte 1
Por Eduardo Yamashita em 02/06/2015
Uso vinis com adesivo solvente ou acrílico? Qual a diferença entre adesivo removível e reposicionável? Quando um adesivo removível torna-se permanente? Essas são algumas perguntas comumente feitas por instaladores e que serão respondidas neste artigo dividido em duas partes. A matéria também aborda questões sobre compostos adesivos usados em filmes autoadesivos e examina suas forças, fraquezas e aplicações exclusivas.
Confira também a segunda parte deste artigo
As opções de adesivos compreendem polos opostos, como permanente ou removível. Qual é o melhor? Depende da aplicação. A maioria das opções diz respeito a domínios específicos, como envelopamento de veículos, imagens em parede e sinalização externa de longo prazo. Por exemplo, um adesivo que faz um perfeito envelopamento de uma Ferrari pode não funcionar em uma bicicleta. Então, qual deve ser usado? E quando? Confira as opções:
Adesivo à base d’água versus solvente
A diferença crítica entre esses dois adesivos está na maneira como eles respondem à presença de água e solventes. A diferença de preço entre eles também é um questão relevante. Os vinis com adesivo solvente tendem a custar um pouco mais, pois para serem fabricados requerem controles rigorosos e demandam compostos que podem ser inflamáveis e/ou emitem VOCs (compostos orgânicos voláteis). Os adesivos acrílicos são geralmente à base d’água e, portanto, custam menos para fabricar.
Vinil com adesivo acrílico
Os adesivos acrílicos são à base d’água, portanto, mais suscetíveis à umidade e aos solventes, o que afeta tanto a aplicação quanto a durabilidade dos vinis. Muitos instaladores gostam de usar água com detergente ao aplicar películas. Ela "lubrifica" o substrato de modo que ele pode ser deslizado durante a aplicação. Depois que a imagem é posicionada, a espátula empurra a água de debaixo do vinil pra fora, o que coloca a água em contato direto com o adesivo. Isso enfraquece a adesão do adesivo acrílico, resultando em menor aderência. Por conseguinte, leva muito mais tempo para que o adesivo cure sobre o substrato.
A durabilidade do vinil também é afetada. Depois de instalada, a película é exposta ao envelhecimento, e um adesivo aquoso não tem grande resistência às intempéries. Excesso de chuva ou umidade podem enfraquecer o adesivo e encurtar sua vida. Da mesma forma, se exposto a produtos químicos ou solventes (mesmo em formas gasosas), um vinil econômico não terá a durabilidade esperada – o que vai decepcionar o cliente. Se o ambiente estiver seco e isento de solventes, a imagem deve durar tanto quanto o previsto.
Durante a exposição, o excesso de umidade no ambiente pode ser um problema. Produtos com adesivos à base d’água mostram sinais de retração maior do que produtos com os adesivos solventes. Isso ocorre quando o material não está adequadamente armazenado ou quando sofre flutuações de umidade e temperatura. Todos os vinis adesivos devem ser armazenados em ambientes com umidade relativa do ar entre 50% e 60% e temperatura entre 15°C e 25°C.
Material de "emulsão adesiva"
Alguns fabricantes utilizam adesivos à base d’água sob um termo diferente. Como há um estigma contra acrílico, é possível ver o termo "emulsão" em muitos materiais. Emulsão é simplesmente outro termo para "à base d’água". No entanto, um vinil com adesivo de emulsão não é necessariamente um produto inferior. Ele apenas não foi projetado para uso em longo prazo. A chave é usá-lo em aplicações para as quais é adequado, como sinalizações interiores, decoração interior, sinalizações de promoção em curto prazo e banners promocionais. Se o vinil tiver de ficar exposto a intempéries por mais de quatro anos, este não é o produto correto.
Vinil com adesivo à base de solvente
Adesivos solventes são compostos por materiais mais resistentes. Eles não são facilmente diluídos pela umidade, nem são facilmente afetados por solventes industriais. Isso resulta em vinis que podem ser utilizados em aplicações úmidas, sem afetar drasticamente o tempo de cura.
Uma vez instalado, o vinil com adesivo à base de solvente não é afetado por chuva, umidade e exposição ocasional a solventes industriais e compostos orgânicos voláteis. Como já mencionado, o adesivo solvente é mais caro, mas é definitivamente o produto que vale a pena para aplicações externas em longo prazo.
Os vinis com adesivos à base de solvente podem ser usados para sinalizações em longo prazo, imagens em veículos personalizados e envelopamentos, identificação de frotas, sinalização de segurança industrial e de tráfego e muito mais.
Gostou do artigo? Você também vai se interessar pelas matérias abaixo:
- Aplicação de vinil adesivo: a seco ou úmida
- Aplicação de vinil adesivo: como limpar superfícies contaminadas
- Aplicação de vinis em superfícies com rebites
- Como limpar o veículo antes de realizar o envelopamento com vinil adesivo
- Como limpar veículos envelopados
- Dicas de armazenamento de vinil autoadesivo
- Dicas para comprar o vinil adesivo correto
- Diferenças entre as tintas usadas em superfícies a serem adesivadas
- Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
- Envelopamento de carro: adesivação de porta (passo a passo)
- Envelopamento de carro: adesivação de retrovisor (passo a passo)
- Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
- Envelopamento de carros: com ou sem emendas
- Envelopamento: como instalar vinil perfurado em vidros de carros
- Envelopamento: como envelopar uma lateral de carro
- Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
- Plotter de recorte: guia para instalação de vinis adesivos recortados
- Por que instalações com vinis adesivos falham? (parte 1)
- Por que instalações com vinis adesivos falham? (parte 2)
- Quando usar vinil adesivo calandrado?
- Vinil adesivo: como realizar instalações bem-sucedidas
- Vinil adesivo: conheça as superfícies onde ele pode ser aplicado

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual
Akad apresenta máquina a laser Novacut Laser BCL1530FB
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/09/2016
A Akad, fornecedora nacional, anunciou o lançamento da Novacut Laser BCL1530FB, máquina a laser de fibra óptica indicada para a indústria de corte e conformação de metais. Com área de corte de 1500mm × 3000mm, o equipamento pode trabalhar com potências de laser de 300W, 500W, 1000W, 1500W ou 2000W.
De acordo com a empresa, a máquina pode proporcionar uma economia de 20% a 30% de consumo de energia, se comparado com a tecnologia laser CO2. Ela também oferece velocidade de corte maior do que a tecnologia YAG. Além disso, o laser de fibra óptica possui um feixe mais fino, que oferece maior precisão nas incisões e cortes do metal.
Projetada e desenvolvida na Suíça, a máquina, segundo a empresa, destaca-se por ser uma solução que oferece economia de energia, precisão, produtividade e baixo custo de manutenção.
Fonte: Akad
-
ORAFOL lança filme ORACAL 970RA ProSlide
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
Fujifilm e Barberan apresentam série de impressoras única passada
-
Podcast: Investir na impressora digital certa
-
Roland DG lança impressora UV de mesa MO-180
-
HP lança impressora Latex R530 para mídias rígidas e flexíveis
-
B-FLEX ITALIA lança película para DTF
-
Kyocera lança mais uma cabeça compatível com tinta UV
-
Caldera lança PrimeCenter 4.0
-
Xaar aprimora cabeça para impressão em papelão ondulado
-
Durst Group adquire callas software
-
ORAFOL lança filme ORACAL 970RA ProSlide
-
Mimaki apresenta nova tecnologia UV DTF e tintas UV de última geração
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
eurolaser apresenta nova cortadora a laser têxtil
-
Fujifilm e Barberan apresentam série de impressoras única passada
-
Podcast: Investir na impressora digital certa
-
Roland DG lança impressora UV de mesa MO-180
-
HP lança impressora Latex R530 para mídias rígidas e flexíveis
-
Summa apresenta nova série de máquinas de corte planas
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual