Imprimax realizará em fevereiro treinamento de envelopamento líquido
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/01/2014
Entre os dias 4 a 5 de fevereiro de 2014, das 9h00 às 18h00, a Imprimax realizará um treinamento exclusivo sobre Power Revest, o envelopamento líquido. Nas aulas práticas e teóricas, serão apresentadas as técnicas de aplicação do material. O participante receberá:
- certificado de participação do curso;
- apostila com DVD e kit institucional;
- equipamentos de proteção individual: macacão Tyvek e máscara;
- régua de catálise e saco coador;
- pistola de pintura Arprex;
- produtos: um frasco de 3,6 litros e um frasco de 900ml;
- retardador de 1 litro e um spray de 500ml.
O curso acontece na sede da Imprimax: Rua Karan Simão Racy, 49 – Km 11 da Via Anchieta – São Paulo.
As vagas são limitadas e as inscrições vão até o dia 31 de janeiro. Para mais informações, entre em contato com Vanessa Vitorino pelo e-mail: vanessa.vitorino@imprimax.com.br
InkTec lança impressora JETRIX LXa5
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 03/03/2024
A fabricante sul-coreana InkTec anunciou a JETRIX LXa5, impressora UV LED plana (de 2,5x1,3m) capaz de rodar em velocidade de 37m²/h e resolução máxima de 1440x726dpi.
Com cabeças Konica Minolta 6PL, a impressora pode estampar mídias com até 100mm de espessura.
O equipamento possui registro de pino pneumático para posicionamento rápido e preciso das mídias, além de sistema anti-colisão para proteger as cabeças de impressão.
A JETRIX LXa5 será apresentada na Fespa Global, na Holanda, que ocorre de 19 a 22 de março.
Outro destaque da InkTec na Fespa será a JETRIX XGR320, impressora rolo a rolo UV LED de 3,2m, que trabalha na velocidade de 114 m²/h e suporta rolos de mídia de até 200kg.
Fonte: InkTec
Como separar o greenwashing do verdadeiro compromisso sustentável
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 08/03/2023
As conversas sobre greenwashing (a “maquiagem verde”) estão em pauta. Isso mostra que o interesse público pela sustentabilidade é cada vez maior, e declarações duvidosas e vagas sobre o compromisso verde de uma empresa não são mais aceitas.
Mas o que é o greenwashing?
Não é fácil defini-lo. Aliás, não existe uma definição única e reconhecida para este fenômeno. No entanto, ele diz respeio à capitalização, por meio de omissões ou mentiras, da demanda por produtos ecologicamente corretos. O greenwashing também pode ser resumido como uma estratégia de marketing (ou comunicação) utilizada por empresas que dissimulam esforços para reduzir impactos ambientais (quando na verdade não há esforço nenhum).
Quando nos referimos ao setor têxtil, essa falta de clareza (do greenwashing) pode enganar alguns players que gostariam de contar com parceiros verdadeiramente sustentáveis. Por outro lado, clientes conscientes da importância de apoiar empresas transparentes encontram-se com pouca ou nenhuma orientação, em um contexto difícil de navegar.
Como podemos lutar contra o greenwashing e como evitá-lo?
Existem algumas características que garagem a autenticidade do compromisso de uma empresa com a sustentabilidade, como consistência, tradição, ações e certificações.
O Grupo JK, por exemplo, fabricante de tintas para impressão digital têxtil, produz materiais à base d’água desde o início de sua jornada digital, em 2000. Ao analisar suas ações, podemos tomar como exemplo a embalagem BIB (Bag-In-Box), que consiste em um saco plástico flexível de PE (ou multicamadas) dentro de um papelão, usada para armazenar tintas.
A BIB reduz em 80% o uso de plástico (em comparação com as embalagens de PEAD) e oferece muitas outras vantagens. Além de garantir a melhor manutenção da tinta, graças às suas propriedades de proteção física e mecânica, a BIB é menor que os recipientes tradicionais do mercado, e isso se traduz em menores custos de armazenamento e transporte. Ou seja, um menor impacto ambiental na cadeia de suprimentos. Além disso, o invólucro de papelão externo do BIB pode ser facilmente reciclado, otimizando a circularidade nesta indústria.
As certificações podem funcionar como provas de confiabilidade. A maioria não é obrigatória, mas voluntária, e isso dá uma boa ideia do esforço de uma empresa em provar-se realmente sustentável. O Grupo JK, por exemplo, optou por cumprir regulamentos internacionais e europeus (Reach) relacionados a riscos químicos e padrões têxteis de uma cadeia produtiva amigável ao meio ambiente. Ao optar por cumprir padrões como Eco-Passaporte, ZDHC e GOTS, o Grupo JK optou pela transparência e pelo compromisso de manter seu portfólio diversificado, que inclui tintas dispersas, pigmentadas e reativas e materiais de sub-tinturas. Tais valores são intrínsecos ao Grupo JK e estão bem presentes na equipe de P&D, que trabalha constantemente para projetar novos produtos ecologicamente corretos, certificados e eficientes.
Ainda não temos uma definição final do que é greenwashing, mas temos algumas orientações sobre o que buscar no mercado.
Fonte: Grupo JK
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