Esko apresenta novidades na Drupa 2016

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 31/05/2016
Esko foi à Drupa para apresentar novas ferramentas para aumento de produção no acabamento

Esko foi à Drupa para apresentar novas ferramentas para aumento de produção no acabamento

A Esko, fabricante de equipamentos de corte e acabamento, apresentará na Drupa 2016, feira que ocorre na Alemanha entre os dias 31 de maio e 10 de junho, uma série de novas ferramentas desenvolvidas para melhorar o desempenho e o controle da produção do acabamento em birôs e gráficas digitais. Conheça as novidades:

Sistema robótico de alimentação de mídias

Trata-se de um sistema em forma de guindaste que carrega e descarrega substratos nos equipamentos Kongsberg. Com um alcance de 2,8m, o robô consegue manusear mídias de vários paletes, além de poder ser configurado para trabalhar com duas mesas de corte simultaneamente.

O sistema também integra tecnologia de scanner a laser que protege o operador e reduz a necessidade de barreiras de segurança física.

Há uma câmera inteligente para garantir a precisão e a capacidade de repetição, assegurando a colocação precisa das mídias sobre a mesa.

O sistema de produção demonstrado na Drupa 2016 opera com a nova Esko Kongsberg C24, equipada com capacidade multizonas. Essa configuração aumenta em 80% a produtividade do equipamento.

Sistema robótico ajuda a aumentar a produtividade no acabamento

Múltiplas zonas de carregamento de mídia

Para eliminar o tempo ocioso da máquina e revelar o potencial produtivo das mesas Kongsberg, é possível programá-las para funcionar com várias zonas, que podem ser carregadas independentemente. Isto é, enquanto o substrato está sendo processado em uma zona, o operador (ou robô) pode carregar e preparar a outra zona. O tempo ocioso do operador é drasticamente reduzido e a mesa de corte funciona quase sem parar.

Novos alimentadores automáticos de mídias

Outra novidade da Esko é a série iBF, composta por três modelos de alimentadores de substratos, que combinam com as mesas Kongsberg C e X. Os dispositivos movimentam paletes de materiais com várias pilhas e permitem o acesso por empilhadeira. O alimentador pode ser usado em conjunto com uma alimentadora de rolos para materiais flexíveis.

Novo gerenciador de equipamentos Esko

Segundo a empresa, o novo software gerenciador permite realizar o planejamento preciso da produção e a priorização das operações de acabamento. O andamento dos trabalhos, o status e as filas de todos os dispositivos conectados podem ser facilmente visualizados na tela do computador.

O software também determina o melhor agrupamento das folhas, para aumentar a capacidade de produção.

Os operadores contam com uma interface intuitiva para priorizar as filas da mesa, inserir trabalhos urgentes e equilibrar as cargas de trabalho entre as mesas.

Fonte: Esko



Durst realiza evento em Demo Center de Campinas (SP)

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 09/12/2024
Clientes presenciaram demonstrações de tecnologias para impressão e corte

Clientes presenciaram demonstrações de tecnologias para impressão e corte

No dia 27 de novembro, a fabricante Durst realizou, em seu Demo Center de Campinas (SP), o “Customer Experience Day”, para apresentar suas melhores tecnologias de impressão de comunicação visual e rótulos digitais. A nova solução de corte da Colex também foi lançada no evento.

Ricardo Pi, diretor-geral da Durst Brasil, declarou: “Foi uma enorme alegria receber um número grande clientes em nosso Demo Center. Aqui, pudemos mostrar nossas soluções para comunicação visual com a Vanguard, para rótulos com a Tau e também a nova solução de acabamento de Colex”.

Entre os destaques, esteve a Vanguard VKH900-HS, impressora UV LED híbrida, para produção industrial de mídias para sinalização, tanto rígidas quanto flexíveis. Também esteve em demonstração a Tau 340 RSC E, para impressão digital de rótulos disponível na configuração de cores CMYK + laranja, violeta e verde (branco como opcional).

Os visitantes puderam conferir de perto a mesa de corte digital Colex Sharpcut, com operação automatizada e simples de configurar. Seu design exclusivo de cabeçote com três posições de ferramentas permite ao operador uma transição rápida entre roteamento, corte com faca e a função kiss-cutting. Por padrão, o Colex Sharpcut inclui uma faca fixa, uma faca oscilante e uma fresadora.

Flavio Medeiros, diretor do Grupo Pigma, também elogiou o evento: “É um grande prazer estar aqui. É uma oportunidade de networking, de desfrutar da tecnologia Durst e Vanguard. Temos as duas marcas em nosso portfólio e é um grande prazer estar compartilhando isso”.

Fonte: Durst Brasil

Tags: Durst,


Aplicação de vinis em superfícies com rebites

Por Eduardo Yamashita em 10/11/2014

Veja dicas de como aplicar vinis adesivos em superfícies com rebites

Veja dicas de como aplicar vinis adesivos em superfícies com rebites

Você está pronto para começar a produzir projetos complexos envolvendo vinis adesivos em superfícies grandes? Em caso afirmativo, será necessário dominar a questão dos rebites.

Rebite de fixação mecânica permanente consiste em um eixo de metal liso com uma "cabeça". Ele é inserido em extremidades de placas e estruturas. Ninguém gosta, mas ele é inescapável em trabalhos com as frotas de caminhões, ônibus e veículos de grande porte.

De fato, é a pedra no sapato de quem realiza projetos maiores. Mas aplicar vinis sobre rebites não será um pesadelo se você tiver os conhecimentos e as habilidades certas. Saiba quais são a seguir.

De volta ao básico

O primeiro passo é ter certeza de que a superfície onde o vinil será aplicado está limpa e seca. A preparação inadequada pode gerar danos irreparáveis.

Embora óbvia, a limpeza da superfície é uma etapa importantíssima a ser levada a cabo, inclusive por instaladores apressados e aplicadores inexperientes. A contaminação dos vinis é uma das principais causas de insuficiência na aplicação.

Um dia antes da aplicação, limpe o veículo. Depois, use um pano úmido com água e álcool para remover a poeira da superfície. Em seguida, verifique todas as emendas, rebites e ondulações, a fim de retirar solvente e umidade remanescentes. Caso eles estejam presentes, é preciso usar um soprador térmico para secar completamente a superfície antes de iniciar o trabalho. Mas tome cuidado para não queimar a pintura ou a borracha.

Evite aplicação úmida

É melhor realizar a aplicação úmida ou seca? Quando se trata de rebite, o debate é longo. No entanto, você deve saber que não pode usar a aplicação úmida na instalação de vinis sobre rebites.

Essa regra também é válida para dias chuvosos. Por quê? Porque a condensação permanece mais tempo sob os rebites e as emendas do que sob superfícies planas. O vinil quando disposto sobre qualquer coisa molhada, prende a umidade sob as imagens, e bolhas surgirão se a água ficar presa embaixo dos rebites.

Para uma aplicação profissional, é preciso utilizar as ferramentas adequadas

Para uma aplicação profissional, é preciso utilizar as ferramentas adequadas

É possível ver caminhões na estrada com rebites levantados – identificados pelo vinil adesivo levantado ao redor do rebite. É muito provável que a imagem nessas regiões estava aprovada depois do instalador ter concluído o trabalho. Porém, muito provavelmente, ele não aplicou calor suficiente para que o material se moldasse às regiões do rebite. Pense em cera de vela. Até certo ponto você pode moldá-la quando ela está fria, mas quando está quente, ela pode tomar a forma do molde.

O que pode acontecer é as bolhas de água (que estavam na superfície molhada) se evaporarem com o calor, aumentarem de tamanho e formarem bolhas grandes.

Ferramentas adequadas

Há ferramentas que tornam mais fácil a instalação profissional. Especialistas recomendam um furador de bolhas para liberação de ar. É necessário um soprador térmico para ajudar a moldar o filme de PVC.

Espátula é uma necessidade absoluta. Alguns instaladores usam dois tipos: uma dura (para o trabalho em geral) e uma mais macia (para áreas detalhadas). Espátula de feltro ajuda a evitar riscos nas imagens impressas no vinil em áreas difíceis.

Instalação

Aplique o vinil sobre os rebites da mesma maneira que é feito em superfícies com curvas. Em seguida, volte e faça alguns furos ao redor do rebite, para que você tenha um lugar para que o ar escape. Em seguida, use calor e uma escova de rebite para aplicar o material em torno da cabeça do rebite.

Você pode até usar uma ferramenta de corte para aliviar o stress do filme. Fique atento: se o vinil não aplicado corretamente, ele levantará com o tempo.

Saber lidar com os rebites é fundamental para quem trabalha com envelopamento de grandes veículos

Saber lidar com os rebites é fundamental para quem trabalha com envelopamento de grandes veículos

Depois que o vinil levanta, o adesivo embaixo seca (cura) e não haverá mais adesão à superfície. O vinil ressecará e romperá nas lavagens de manutenção de limpeza.

Instaladores inexperientes costumam usar o estilete para furar a região dos rebites. Essa é uma prática não é recomendada, pois cria um corte no filme que leva a um ponto de tensão e faz com que o vinil, no seu encolhimento natural, abra muito nessas regiões.

A "picada de agulha" com o furador de bolhas faz um orifício circular, que é muito pequeno para que ele encolha futuramente.

Vinis adesivos adequados

Muitos instaladores não consideram se estão ou não usando ferramentas e vinil adequados. Por exemplo, para colocar um parafuso na parede, você pode escolher entre parafusos Philips e de cabeça em linha reta.

Se você aplicar o material errado e que não foi projetado para o trabalho, ele não produzirá o resultado desejado. Para os rebites, é a mesma coisa: use os vinis adesivos corretos e instale-os com as ferramentas adequadas.

Esse artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos

Este artigo técnico foi patrocinado pela Imprimax, fabricante de vinis adesivos

Gostou do artigo? Você também vai se interessar pelas matérias abaixo:

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual