Envelopamento de carros: com ou sem emendas
Por Eduardo Yamashita em 20/11/2014
Envelopamentos de veículos sem emenda exigem planejamento e são desafiadores. Muitos instaladores de vinil não possuem habilidades para colocar isso em prática corretamente. Muitos prometem envelopamento sem emendas, mas não conseguem entregá-lo. E uma coisa é certa: com um envelopamento autêntico, é possível se diferenciar da concorrência. E, sim, os melhores instaladores conseguem realizar instalações com poucas emendas.
Planejamento
O sucesso do envelopamento está diretamente ligado ao planejamento e a mãos firmes. Quanto mais bem planejado, mais fácil será a aplicação. É uma medida que serve para qualquer trabalho. No entanto, evitar emendas exige mais cuidado.
No envelopamento sem emendas, há algumas complicações. Você tem de entender os baixos-relevos e como eles afetam a aplicação. Antes de começar o trabalho, saiba como abordar o consumo de vinil e as condutas com eles.
Pergunte-se: Antes de aplicar o vinil no veículo, terei a cobertura que preciso? Depois de considerar cuidadosamente a resposta, faça outra pergunta: O que é necessário fazer para preparar esta área do veículo de modo que pareça uma peça única?
Combinação de cores
Por exemplo, se depois de aplicar um vinil vermelho e preto sobre um carro branco surgirem espaços brancos, vai parecer um trabalho desleixado. Para evitar isso, é preciso embutir componentes dentro de algumas das áreas de baixo-relevo (acabamentos) para que a cor original do carro não seja revelada. E não esqueça de considerar essas questões antes de projetar o envelopamento.
Pergunte-se: Os acabamentos (baixos-relevos) serão um problema? O que vou fazer com eles? Se essas áreas são pintadas de preto e a imagem é composta de preto e vermelho, então você não tem de se preocupar em combinar o gráfico.
Provavelmente, a melhor cor para trabalhar em cima em um veículo é a preta, porque ela "desaparece" e não chama atenção. Num mundo utópico, haveria apenas carros pretos, para facilitar o trabalho dos instaladores. E, nesse caso, o envelopamento sem emenda seria muito mais fácil, porque é possível transformar o preto em qualquer cor. Mas a realidade é diferente: há uma série de pinturas variadas.
Envelopamento parcial
Em alguns casos, a cor é tão diferente que, dependendo do projeto, deve-se usá-la em conjunto com o projeto e fazer um envelopamento parcial.
Envelopamento parcial pode ser a melhor solução em muitos casos, porque é possível que o instalador não possua as habilidades necessárias para obter uma cobertura completa e executar o trabalho corretamente.
Se você não tem as habilidades para fazer um envelopamento sem emendas, não hesite em realizar o parcial. Por exemplo, é muito mais fácil aplicar imagens de chamas nas laterais do veículo do que envolver todo o veículo.
Quando você não pode fazer um envelopamento total, às vezes, envelopamentos parciais funcionam bem.
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Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carros e comunicação visual
Digitec anuncia curso de comunicação visual e grandes formatos
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/02/2013
O DIGITEC, grupo técnico da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica), já preparou a sua programação de cursos (2013) voltados para impressão digital.
Para os profissionais que trabalham com impressoras a jato de tinta usadas no mercado de sign, o grupo preparou o curso "Como expandir seus negócios utilizando comunicação visual e impressão digital para grandes formatos". Previsto para ocorrer no dia 25 de junho, das 09h00 às 18h00, o treinamento custa R$180,00 (para sócios) ou R$200,00 (para não associados) e será ministrado por Evelin Wanke e Bruno Mortara.
O curso é direcionado a empresários, operadores e gestores que possuam ou pretendem trabalhar com equipamentos e tecnologias de grandes formatos.
Abaixo, segue programação:
- Tipos de tecnologias (tinta, substrato e processo);
- Cuidados na pré-Impressão;
- Comparativo dos diferentes processos: vantagens e desvantagens;
- Controle de processo;
- Gerenciamento de cores em grandes formatos;
- Aplicações das tecnologias de impressão para comunicação visual;
- Casos de sucesso.
Para mais informações, entre em contato com o DIGITEC pelo e-mail: digitec@abtg.org.br
Fonte: DIGITEC
Nova pesquisa da SGIA mostra tendências do mercado norte-americano de impressão digital e comunicação visual
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/01/2014
A norte-americana SGIA (Specialty Graphic Imaging Association) realiza anualmente uma pesquisa sobre os negócios dos segmentos relativos a impressão digital e comunicação visual. As informações contidas nos relatórios gerados ajudam os empresários dos EUA a fazer planejamentos e tomar ações mais assertivas.
A pesquisa provê um panorama da indústria de impressão digital e apresenta análises e estatísticas sobre:
- compra de equipamentos;
- mercados;
- áreas e produtos;
- confiança econômica;
- finanças relacionadas ao ano passado e ao atual.
Depois de receber e analisar os dados, a SGIA envia aos membros da associação e aos participantes da pesquisa uma cópia grátis do relatório.
Podem participar da pesquisa apenas empresas norte-americanas de impressão digital, serigrafia e outras tecnologias empregadas na criação de produtos como displays de PDV, eletrônicos impressos, sinalização, publicidade, estamparia têxtil, envelopamento de carros, entre outros materiais. Porém, os empresários brasileiros membros da entidade podem ter acesso aos dados, a fim de usá-los para entender um mercado de ponta.
O InfoSign e a SGIA fecharam recentemente uma parceria cuja finalidade é levar mais informações de qualidade aos empresários e técnicos brasileiros.
Fonte: SGIA
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