Como aplicar vinis adesivos em pisos
Por Eduardo Yamashita em 01/09/2015
A decoração de pisos é uma atividade em potencial para qualquer birô ou gráfica digital. Então por que não começar a oferecer esse tipo de serviço? A experiência em instalação de vinis e envelopamento de veículos certamente ajudará na execução de trabalho em pisos, que, no entanto, reserva algumas particularidades.
Por exemplo, se as bordas da película começam a levantar antes do término da vida útil do produto (que não é superior a seis meses), o trabalho deverá ser refeito. E por que as bordas levantam? Porque o piso não foi devidamente preparado antes da aplicação do vinil adesivo.
Assim, é melhor gastar alguns minutos para preparar a superfície do que ter de refazer o trabalho. Portanto, é importante saber como posicionar a imagem, como preparar a superfície e como instalar a imagem.
Onde posicionar a imagem
Antes da instalação, é preciso ter certeza de que o vinil vai aderir ao revestimento do piso, que pode ter superfície encerada, de concreto selado, mármore, azulejos de cerâmica ou madeira selada. Mas essa não é a única condição. A superfície do piso deve estar presa e em boas condições. Não adesive sobre peças soltas e irregulares. Além disso, a superfície deve estar protegida, sem reboco (rejunte) solto e livre de rachaduras e lascas. Também deve estar isenta de silicone, pois ele inibe a adesão do adesivo.
Certifique-se de que o piso está bem fixado. Isso porque revestimentos de assoalho colados irregularmente podem se soltar, o que resulta no levantamento prematuro da imagem. Além disso, o revestimento do assoalho pode sair com o vinil durante a retirada do material.

É importante também ressaltar que a imagem fica escorregadia quando molhada. Portanto, é melhor escolher um local onde não chova.
Ao instalar a imagem em um armazém, as empilhadeiras e os motores de reboque podem comprometer a integridade da imagem por derramar óleo e sujeira de rastreamento sobre a película adesivada.
Antes da instalação, pergunte-se: Qual é o volume de tráfego de pés e quanto tempo a imagem deve durar? Imagens em piso de um estádio durarão e permanecerão vibrantes e sem levantar as bordas?
Isso depende de quantas pessoas caminharão sobre a imagem. Esse é o lado negativo. O lado positivo é que há muitos pisos e superfícies para adesivar com anúncios.
Preparação da superfície
Depois de determinar o local apropriado para a imagem, é necessário preparar a superfície para a aplicação do vinil autoadesivo. Caso contrário, a durabilidade da imagem poderá ser comprometida. Em suma, a superfície de aplicação deve estar limpa, lisa e seca.
Limpeza do piso
Em primeiro lugar, pulverize a área onde a imagem será aplicada. Use uma solução com 20 gotas de detergente por litro de água. Não use sabonetes ou detergentes enzimáticos. Limpe a área e, em seguida, limpe uma área 20cm maior do que a imagem total.
Depois, limpe novamente. Com o chão limpo, seque-o com um papel toalha que não solte fiapos. Certifique-se de remover toda a poeira sem deixar sujeira em seu rastro.

Remoção de óleo e graxa
É preciso enfatizar: é necessário limpar o chão com uma toalha de papel sem fiapos umedecida e álcool que não contenha loções ou aromas. O álcool isopropílico é o melhor - não utilize álcool em gel.
Para evitar deixar resíduos, limpe a superfície completamente seca com uma toalha de papel sem fiapos antes de evaporar o álcool.
A superfície brilhante é melhor, mas nem sempre será possível trabalhar com esse tipo de superfície.
Antes de trabalhar com pisos pintados, realize um teste para ter certeza de que a tinta do chão não será removida caso o vinil seja reposicionado ou retirado. Considere o seguinte: a maioria das imagens de piso tem adesivo permanente, que é extremamente agressivo.
Armado com essas informações, você muito provavelmente obterá uma instalação bem-sucedida. Uma dica final: sempre preste muita atenção às orientações específicas dos fabricantes dos vinis. Alguns requisitos adicionais podem fazer grande diferença na aplicação final.

Mimaki e Coritiba Foot Ball Club fecham parceria
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 05/09/2017
Desde o segundo turno do Campeonato Brasileiro de Futebol, o Coritiba Foot Ball Club conta com os serviços da Mimaki Brasil, que passou a estampar sua marca nas camisas usadas pelos jogadores do clube.
O Coritiba adquiriu uma unidade da CJV150-130, impressora com recorte integrado, que será utilizada para confeccionar transfers com os dados dos jogadores e logos dos patrocinadores no uniforme dos atletas. O CJV150-130 é um equipamento solvente, que conta com a tecnologia MAPS 3 e dispara gotas de tinta dispersas, o que reduzi as marcas das passadas da impressão.
Marcelo Dutra, supervisor comercial da Mimaki, declarou: “A parceria surgiu como uma grande oportunidade de negócios para região. O Coritiba é o primeiro clube da série A a ter um equipamento de impressão digital da Mimaki. Este projeto visa inovar a forma como eram produzidos as peças, hoje feitas em silk. Portanto, irá minimizar o custo de estoque de materiais, além de trazer uma melhor qualidade nas tonalidades que a impressão digital consegue com mais precisão. Isso ajudará o clube nos processos de produção dos uniformes e os telespectadores e torcedores poderão acompanhar sempre de perto”.
Fonte: Mimaki
Alltak lança vinil adesivo Jateado Metallic Navy Blue
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/02/2017
A Alltak, fabricante nacional de películas adesivas, anunciou mais uma opção da linha Alltak Tuning, composta por vinis adesivos para envelopamento de carros. Trata-se do Ultra Jateado Metallic Navy Blue, com frontal de PVC calandrado de 80µm, adesivo acrílico reposicionável e liner de 150g/m2.
Com acabamento de jateado metálico, a mídia é vendida em bobinas com 1,38m de largura e 25m de comprimento.

Fonte: Alltak
-
Como evitar problemas na instalação de equipamentos e impressoras
-
Impressão Digital: como a IA, a sustentabilidade e a inovação estão transformando o setor
-
Avery apresenta três novas opções de vinis para envelopamento
-
Imprimax lança série de vinis adesivos Pisomax
-
Imprimax apresenta nova linha de vinis importados Multiprint
-
Nova série de vinis adesivos VP5075
-
Nova linha madeira de vinis adesivos fabricados pela Etherna
-
Dicas para aplicar mídias e vinis adesivos em paredes
-
Etherna Adesivos lança série de vinis adesivos para decoração
-
Como tornar a produção de impressão têxtil digital mais sustentável
-
Imprimax abre inscrições para a 6ª edição do campeonato de adesivação Decor Wrapping Brazil
-
Epson revela impressora ecossolvente SureColor S7160 na Austrália
-
Roland DG apresenta VersaWorks 7: RIP com mais recursos
-
Agfa amplia linha Anapurna Ciervo com modelos H2050 e H2500
-
Case: Signwaves impulsiona sua produção com impressoras Nyala, da SwissQprint
-
Durst Group adquire callas software
-
ORAFOL lança filme ORACAL 970RA ProSlide
-
Mimaki apresenta nova tecnologia UV DTF e tintas UV de última geração
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
eurolaser apresenta nova cortadora a laser têxtil
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual