Tecnologia inkjet é introduzida na fabricação de telas OLED

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 22/11/2013

A Kateeva, empresa californiana de tecnologia, anunciou o Yieldjet, equipamento de impressão a jato de tinta (inkjet) projetado para produzir grandes volumes de OLEDs. É a primeira solução no mundo com tal finalidade.

De acordo com a empresa, a máquina pode baratear o custo de produção dos diodos, pois oferece uniformidade ao filme de revestimento e possui uma câmara de nitrogênio, que pode dobrar o tempo de vida útil do diodo.

Yieldjet: impressora a jato de tinta de grande formato usada na confecção de OLDEs

Yieldjet: impressora a jato de tinta de grande formato usada na confecção de OLEDs

Conor Madigan, presidente da Kateeva, declarou: "A impressora Yieldjet vem para acabar com problemas técnicos que estavam dificultando a fabricação em larga escala de OLEDs. Estamos animados em fazer valer essa nova tecnologia."

Atualmente, a fabricação de OLEDs passa por dificuldades e gargalos, pois emprega a técnica de evaporação a vácuo de máscaras. Trata-se de um artifício simples, mas ineficiente. A impressão a jato de tinta é considerada a substituta ideal em função de sua arquitetura, desempenho e maior confiabilidade de processo, além de aumentar a vida útil dos diodos

Mercado

As televisões de 55 polegadas de OLED chegaram ao mercado este ano. Jennifer Colegrove, presidente da Touch Display Research, prevê que em 2014 as tevês OLED vingarão e que em 2020 esse mercado alcançará 15,5 bilhões dólares.

As tecnologias de informática que utilizam OLED também têm futuro auspicioso. Na visão da IHS Inc, a receita em 2013 desse mercado deve chegar a 21,9 milhões. Em 2014, esse número deve pular para 94,8 milhões de dólares. Para 2020, a previsão é de 5,5 bilhões de dólares.

Tecnologia OLED tende a crescer nos próximos anos

Tecnologia OLED tende a crescer nos próximos anos

Fonte: Kateeva



Conheça a mais longa fotografia impressa digitalmente

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/10/2020
Impresso foi instalado em estação de esqui germânica

Impresso foi instalado em estação de esqui germânica

Exposta dia 26 de setembro de 2020, na estação de esqui de Oberstdorf, localizada na Alemanha, a mais longa fotografia impressa digitalmente foi produzida pelos estúdios K2 e Fotogipfel e pelas fabricantes Ilford e Canon.

Com quase 110 metros de comprimento, o super-retrato, registrado no Guinness World Records, também foi submetido a condições climáticas extremas, com neve e temperaturas em torno de 0 graus Celsius.

Jochen Kohl, responsável pela implementação da fotografia, declarou: “Para desafiar este clima, o tipo de papel, o ILFOJET, foi decisivo”. Com revestimento especial, a mídia foi impressa com equipamentos e tintas da Canon, para resistir a pancadas de chuva e rajadas de vento.

Toda produção foi realizada in loco. Para tanto, um helicóptero carregou uma impressora imagePROGRAF PRO-6100 até o cume da pista de salto de esqui. Uma vez no topo, o equipamento foi abastecido com tinta e rolos de papel. Uma tampa especial foi construída para proteger a máquina da chuva e da neve, que rodou 16 horas continuamente para dar saída aos quase 110 metros de comprimento de foto.

Fonte: Ilford



SAi lança coleção de gráficos para sinalização de trânsito

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 01/09/2021
Gráficos estão em conformidade com as normas de tráfego

Gráficos estão em conformidade com as normas de tráfego

A desenvolvedora SA International (SAi) lançou a SAi Flexi MUTCD, coleção de gráficos para criação e impressão de sinalização de trânsito em conformidade com padrões governamentais e industriais.

Disponível para download, a coleção digital inclui sinalizações de regulação, alerta e controle de tráfego e para áreas recreativas, culturais e escolares.

Segundo a fornecedora, a coleção é totalmente compatível com o software Flexi. Os arquivos vêm em formato .FS, facilmente editáveis, para serem enviados para a produção com apenas alguns cliques.

Outros recursos da coleção são as fontes FHWA Series 2000 Edition, as fontes da série Clearview, as curvas de Bézier e as camadas de arte. Tanto as fontes quanto as cores estão em conformidade com as especificações FHWA.

Fonte: SAi



Clicky