Mimaki lança série “Plus” de equipamentos para impressão e recorte

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 18/09/2019
Duas impressoras e uma plotter de recorte fazem parte da nova linha

Duas impressoras e uma plotter de recorte fazem parte da nova linha

A filial europeia da Mimaki, fabricante japonesa de impressoras digitais e plotters de recortes, anunciou o lançamento no mercado local da série “Plus”, composta pelos equipamentos CJV300 Plus, JV300 Plus e CG-FXII Plus.

A CJV300 Plus é uma impressora solvente com recorte integrado. A JV300 Plus é uma impressora solvente e CG-FXII Plus, uma plotter de recorte.

Os equipamentos vêm com uma série de tecnologias, como a versão mais recente do MAPS4 (Mimaki Advanced Pass System), que usa um algoritmo exclusivo para calcular o jeito mais eficaz de disparar gotas de tinta e evitar bandings. Outras tecnologias são a NCU (que verifica o status dos nozzles) e a NRS (que recuperação os nozzles). Um novo dispositivo de alimentação de substratos permite o manuseio de rolos de até 45kg.

Os modelos da série “Plus” também apresentam a nova função ID Cut, que possibilita operações contínuas de corte e diminui a intervenção humana, o tempo de produção e o desperdício de material. Por meio do RasterLink6 Plus RIP, a ID Cut imprime um código de barras exclusivo no layout dos trabalhos. Ao ler o código de barras, o sensor dispara a execução automática do corte.

Uma nova linha de tintas vendidas em embalagens reutilizáveis de 600ml foi desenvolvida exclusivamente para os equipamentos da série “Plus”. Segundo a Mimaki Europe, os insumos garantem processos de impressão mais inteligentes e sustentáveis, e as novas embalagens ecológicas podem economizar até 15% de tinta em relação aos cartuchos de 440ml.

CG-FXII Plus vem com a função ID Cut

Fonte: Mimaki Europe



Onyx Hub chega ao mercado

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/07/2017
Software fornece informações de produção para gestores

Software fornece informações de produção para gestores

A desenvolvedora Onyx anunciou mais um produto da linha SiteSolutions. Trata-se do Onyx Hub, software projetado para informar dados em tempo real de históricos e tendências para gerentes de produção, para ajudar na tomada de decisões em negócios.

Licenciado por meio dos softwares de fluxo de trabalho Onyx Thrive, o Hub é uma ferramenta de business intelligence com um painel que fornece dados sobre a produção. Ele compila informações sobre trabalhos e as apresenta em tempo real. Mostra, por exemplo, histórico de tintas e relatórios de desperdício de mídia, os quais podem ser utilizados para entender os custos, melhorar a lucratividade e diagnosticar áreas para aumentar a eficiência.

O SiteSolutions da Onyx é um portfólio de produtos que fornecem aos empresários informações sobre seus trabalhos de impressão, custos e produtividade. Abordam as áreas de produção de impressão, fluxos de trabalho e oferecem dados para que melhores decisões sejam tomadas.

Fonte: Onyx



Por que a qualidade do liner é essencial para as mídias adesivas

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 16/07/2020
Saiba por que esse componente é tão importante para os vinis e filmes adesivos

Saiba por que esse componente é tão importante para os vinis e filmes adesivos

Ao instalar mídias adesivas, a última coisa em que você pensa provavelmente é o resto dos materiais que você jogará no lixo, e são esses materiais, sobretudo o liner, que fazem toda diferença tanto na impressão quanto na instalação das mídias.

O liner é um recurso essencial das mídias adesivas e influencia diretamente na qualidade da aplicação. Mas, por ser descartado, parece ter baixo valor. Isso não poderia estar mais longe da verdade. E ao gastar um pouco mais para ter uma solução de liner de mais qualidade, você poderá economizar muito trabalho, tempo e, também, dinheiro.

Geralmente de papel (embora possa ser também composto por poliéster ou polipropileno), o liner é acoplado à mídia, que pode ser um filme de PVC, poliéster, polipropileno ou papel sintético. O liner, que é agente desmoldante, tem a função de impedir que a superfície dessa mídia adira à superfície errada.

Evite problemas de impressão

Algumas impressoras digitais têm aquecedores usados para a secagem de tinta, e o calor pode estragar os liners de baixa qualidade, potencialmente causando enrugamentos e choques com a cabeça de impressão com as mídias. Para que isso seja evitado, recomenda-se o uso de um liner revestido de PE, que ajudará o substrato a ficar nivelado durante a impressão.

Mídias finas

Também é necessário um liner mais espesso para estabilizar materiais finos durante a impressão. Por exemplo, um poliéster de 50 micra é muito delicado, porém o liner correto possibilita o uso dessa mídia.

Mídias transparentes

Mídias transparentes exigem um liner opaco ou branco, para que as máquinas possam “enxergar” os materiais e imprimi-los e processá-los.

Estabilidade no acabamento

Um bom liner também oferece estabilidade durante o processo de corte das mídias, especialmente em impressoras com plotter integrada, nas quais o material é pinçado por roletes. Essas máquinas movimentam o substrato, de modo que o liner precisa ser estável suficiente para que as linhas de corte sejam precisas.

Liners mais “pesados”

O peso do liner também influenciará a instalação da mídia; um liner mais pesado ajudará os substratos a ficarem planos e garantir um processo de instalação mais fácil. Os revestimentos de liberação de ar facilitam o uso dos materiais: são pequenos canais que permitem que o ar flua e não fique preso entre a mídia e a superfície, o que criaria bolhas. O PVC padrão não é poroso, portanto, essa tecnologia torna os materiais gráficos, particularmente aqueles usados no envelopamento de veículos, mais tolerantes.

Liner resistente a umidade

O papel absorve e dispersa umidade do ar. Essa mudança constante, causada pelas mudanças do ambiente, pode ser causa de alguns problemas na impressão e instalação das mídias. Liners de papel que sejam resistentes à umidade superam esse desafio. Eles são revestidos em ambos os lados com polietileno que inibe a absorção de umidade e bloqueiam alterações no perfil do papel. O liner é siliconado no lado receptivo do adesivo.

O liner não é apenas uma parte descartável da mídia. Ele desempenha um papel determinante na qualidade do trabalho. Gastar um pouco mais em um produto melhor evitará danos à impressora, reduzirá o tempo de inatividade e acelerará o processo de instalação, tornando o trabalho mais fácil e barato a longo prazo.

Fonte: Drytac



Clicky