Impressora digital (grande formato): dicas para escolher a ideal

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/11/2012

Não, escolher uma impressora digital não é fácil. O empresário, além de correr inúmeros riscos ao investir num equipamento, depara com centenas de modelos, entre novos e usados, na hora de adquirir a máquina. O assédio dos fornecedores é grande. A concorrência é acirrada. Então, o que fazer para acertar — ou diminuir as incertezas — na hora de escolher a impressora? O InfoSign mostra algumas dicas rápidas, mas não rasteiras, principalmente para os empresários iniciantes.

Conheça a sua clientela

Comprar uma nova impressora para quê? Fazer e responder a essa questão é o primeiro passo. A sua empresa tem essa necessidade para atender quais clientes e demandas? Se você não souber, corra imediatamente atrás dessas informações. Quanto mais foco e clareza você tiver, melhor. Há muitas possibilidades de aplicações. E saiba que não existe uma impressora que dê conta de todas elas.

Qual é o tipo de serviço que o seu cliente demanda? PDV é opção

A verba que você dispõe para o investimento

Ok, você já conhece o seu foco. Por exemplo: estamparia e personalização de tecidos. Ao saber disso, você naturalmente vai restringir as suas possibilidades de investimento (o que aumenta as suas chances de acerto). Porém, há outras limitações, como o montante que a sua empresa dispõe para o investimento.

E mais: não pondere apenas o preço da máquina. O investimento vai além: há gastos com periféricos (no-break e computador, por exemplo) e instalação (aterramento, ar condicionado, sala de impressão, entre outros). Se você dispõe de 50 mil reais, por exemplo, gastará aproximadamente 20 mil reais para a correta acomodação do equipamento. O restante do valor fica para a impressora (esse é apenas um exemplo; há muitos outros).

Conheça as impressoras e as tecnologias agregadas

Aprenda o máximo possível sobre impressoras digitais e suas aplicações. Aos olhos do leigo, parece não haver muita diferença entre as tecnologias UV e látex. Mas quem as conhece a fundo sabe que ambas têm características bem particulares.

É fundamental dominar informações sobre dispositivos, auxiliares, periféricos, softwares, tipos de tintas, sistemas de alimentação de substratos, entre outros elementos essenciais de uma impressora. Saiba, também, que a tecnologia digital está em evolução constante e que as máquinas entram em rápida defasagem. Portanto, use mídias, como o InfoSign, para conhecer mais a tecnologia e se manter atualizado.

Conheça o mercado: fabricantes, distribuidores, concorrentes e parceiros

Procure empresas com as quais você possa fechar uma parceria. Tenha em vista que a compra de uma impressora não envolve apenas a negociação, mas também toda uma série de atividades pós-venda, como entrega, instalação, assistência técnica entre outros serviços.

Busque conhecer empresas que tenham credibilidade e solidez. Para tanto, consulte empresários que já adquiriram impressoras digitais. Colha informações. Não hesite em ir aos show rooms das fornecedoras. Converse com os vendedores e técnicos. Visite feiras de negócios e eventos nos quais você possa ter contato com profissionais da área, além de poder ver as impressoras em ação.

Feiras oferecem ótimas oportunidades para pesquisar e comprar impressoras



Xaar introduz a cabeça Xaar 5601 no mercado têxtil

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/06/2019
Dispositivo pode ser empregado em impressoras digitais que estampam tecidos

Dispositivo pode ser empregado em impressoras digitais que estampam tecidos

A desenvolvedora Xaar apresentará a cabeça de impressão Xaar 5601 ao mercado têxtil na ITMA 2019, feira que ocorre em Barcelona, entre os dias 20 e 26 de junho.

Com 5680 nozzles, a Xaar 5601 pode rodar a 80 metros lineares por minuto. A peça vem com as tecnologias AcuDrp (para uniformidade de cores e repetibilidade) e Z-profile (registro de cor para cor). Além disso, oferece recursos Plug & Print e recirculação de tinta.

A empresa ainda destaca que a cabeça se diferencia por causa de seu design compacto e sua capacidade de disparar 1, 2 ou 4 cores, para estampar uma ampla gama tecidos.

Jason Remnant, diretor de produtos da Xaar, declarou: “A ITMA 2019 é o evento ideal para apresentar a Xaar 5601. Estamos entusiasmados por trabalhar com um parceiro do mercado têxtil, que em breve fará um anúncio. Estou ansioso para que os visitantes da feira possam conferir a versatilidade das nossas cabeças”.

Fonte: Xaar



Mimaki fecha parceria com novo distribuidor

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 25/10/2016
Ayca é especializada em fornecer soluções para artes gráficas

Ayca é especializada em fornecer soluções para artes gráficas

A Mimaki Brasil anunciou uma nova parceria com a Ayca, empresa com 38 anos e filiais em São Paulo e Minas Gerais. Trata-se de uma referência no fornecimento de insumos, chapas térmicas, materiais para fotografia e equipamentos de pré-impressão e impressão digital.

Roberto Carlos Gothard, diretor da Ayca, declarou: “Acreditamos que atender os nossos clientes com as melhores soluções e produtos, em tempo hábil e com preços justos, é o melhor caminho para construirmos uma parceria transparente e duradoura”.

Desde agosto de 2016, a Ayca incorporou em seu portfólio as impressoras UV e as plotters de recorte da Mimaki.

Daiane Lima, supervisora UV da Mimaki, declarou: “Acreditamos que esta parceria seja essencial, uma vez que a procura por tecnologia digital dentro do mercado gráfico vem aumentando. Iremos associar a tecnologia Mimaki com a experiência gráfica da Ayca, em busca dos melhores resultados”.

Fonte: Mimaki