Impressora digital (grande formato): dicas para escolher a ideal

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 07/11/2012

Não, escolher uma impressora digital não é fácil. O empresário, além de correr inúmeros riscos ao investir num equipamento, depara com centenas de modelos, entre novos e usados, na hora de adquirir a máquina. O assédio dos fornecedores é grande. A concorrência é acirrada. Então, o que fazer para acertar — ou diminuir as incertezas — na hora de escolher a impressora? O InfoSign mostra algumas dicas rápidas, mas não rasteiras, principalmente para os empresários iniciantes.

Conheça a sua clientela

Comprar uma nova impressora para quê? Fazer e responder a essa questão é o primeiro passo. A sua empresa tem essa necessidade para atender quais clientes e demandas? Se você não souber, corra imediatamente atrás dessas informações. Quanto mais foco e clareza você tiver, melhor. Há muitas possibilidades de aplicações. E saiba que não existe uma impressora que dê conta de todas elas.

Qual é o tipo de serviço que o seu cliente demanda? PDV é opção

A verba que você dispõe para o investimento

Ok, você já conhece o seu foco. Por exemplo: estamparia e personalização de tecidos. Ao saber disso, você naturalmente vai restringir as suas possibilidades de investimento (o que aumenta as suas chances de acerto). Porém, há outras limitações, como o montante que a sua empresa dispõe para o investimento.

E mais: não pondere apenas o preço da máquina. O investimento vai além: há gastos com periféricos (no-break e computador, por exemplo) e instalação (aterramento, ar condicionado, sala de impressão, entre outros). Se você dispõe de 50 mil reais, por exemplo, gastará aproximadamente 20 mil reais para a correta acomodação do equipamento. O restante do valor fica para a impressora (esse é apenas um exemplo; há muitos outros).

Conheça as impressoras e as tecnologias agregadas

Aprenda o máximo possível sobre impressoras digitais e suas aplicações. Aos olhos do leigo, parece não haver muita diferença entre as tecnologias UV e látex. Mas quem as conhece a fundo sabe que ambas têm características bem particulares.

É fundamental dominar informações sobre dispositivos, auxiliares, periféricos, softwares, tipos de tintas, sistemas de alimentação de substratos, entre outros elementos essenciais de uma impressora. Saiba, também, que a tecnologia digital está em evolução constante e que as máquinas entram em rápida defasagem. Portanto, use mídias, como o InfoSign, para conhecer mais a tecnologia e se manter atualizado.

Conheça o mercado: fabricantes, distribuidores, concorrentes e parceiros

Procure empresas com as quais você possa fechar uma parceria. Tenha em vista que a compra de uma impressora não envolve apenas a negociação, mas também toda uma série de atividades pós-venda, como entrega, instalação, assistência técnica entre outros serviços.

Busque conhecer empresas que tenham credibilidade e solidez. Para tanto, consulte empresários que já adquiriram impressoras digitais. Colha informações. Não hesite em ir aos show rooms das fornecedoras. Converse com os vendedores e técnicos. Visite feiras de negócios e eventos nos quais você possa ter contato com profissionais da área, além de poder ver as impressoras em ação.

Feiras oferecem ótimas oportunidades para pesquisar e comprar impressoras



Inprinta lança filtro de tinta para impressoras inkjet

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 02/12/2013

Novidade da Inprinta, filtro é voltado a impressoras inkjet

Novidade da Inprinta, filtro é voltado a impressoras inkjet

A Inprinta, fabricante de peças para impressoras digitais, apresentou recentemente um filtro de tintas inkjet. Em formato de cápsula, o dispositivo conta com um núcleo poroso de polipropileno, que cria uma barreira impermeável a partículas estranhas.

Segundo a empresa, o design do filtro foi otimizado para melhorar a vazão da tinta, permitindo que ela flua com resistência mínima e baixa pressão e garantindo o bom funcionamento da impressora a jato de tinta.

Desenvolvido para reter partículas de 0,5 a 100 micra, o filtro é indicado para todas as áreas do mercado inkjet, como a têxtil e a UV.

Fonte: Image Report



Trotec lança gravadora a laser SP500

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 27/08/2014

SP500 é indicada para empresas de materiais de grande formato

SP500 é indicada para empresas de materiais de grande formato

A Trotec, fabricante de equipamentos para corte e gravação, apresentou a nova SP500, máquina a laser para trabalhos de grande formato. O equipamento conta com laser CO2 de 40-200 watts e área de trabalho de 1.245mm x 710mm. Pode trabalhar com substratos com altura de até 11,8 polegadas, como acrílico, filmes, foam, vidro, couro, papel, plásticos, borracha, pedra, tecidos e madeira.

De acordo com a empresa, a máquina possui mesa multifuncional que pode ser configurada de acordo com as aplicações de corte e gravação, o que melhora a produção dos materiais.

A máquina também pode ser equipada com a função de passagem, que permite ao laser processar peças maiores que as suportadas pela área de trabalho.

Corte e gravação de materiais de grande formato são importantes nas empresas de fabricação de acrílico, sinalização e indústria.

Fonte: Trotec