Xeikon anuncia nova impressora digital para decoração de parede
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 21/04/2021
A fabricante Xeikon anunciou uma tecnologia ecológica e econômica para a indústria de papel de parede. Trata-se da CX50, solução de impressão digital que inclui acabamento em linha.
Indicada para a produção de pedidos flexíveis e tiragens mais curtas, a CX50 pode rodar na velocidade de 20mpm ou 30mpm (se receber o upgrade).
Com a tecnologia dry toner (toner seco), a impressora roda com o digital front end X-800, que pode ser integrado a sistemas ERP e MIS. O aplicativo oferece também a função de “layout de pôster” que garante o registro direto para instalações de murais e revestimentos de parede.
A precisão da reprodução de cores é garantida por um espectrômetro integrado e uma câmera de registro opcional.
O toner seco desenvolvido pela Xeikon está disponível nas opções CMYK, Vermelho, Azul, Verde, Laranja e Magenta, além de cores adicionais, como Branco Opaco.
O equipamento foi projetado para funcionar dentro do Wall Deco Production Suite, da Xeikon, e inclui envernizamento à base d’água, corte, remoção de resíduos e rebobinagem, para fornecer um rolo de papel de parede totalmente acabado, pronto para enviar, em uma única operação.
Fonte: Xeikon
Review: impressora HP Latex R2000 Plus
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 28/10/2020
Lançada globalmente em meados de 2018, a série R de impressoras látex da HP chega ao Brasil em outubro de 2020 para acirrar de vez a disputa no segmento de equipamentos híbridos, atualmente dominado pelas UV. Composta por três modelos, que variam de tamanho e capacidade produtiva, a série é puxada pela R2000 Plus, que em sua edição 2020 pode rodar na velocidade máxima de 86m²/h e estampar mídias com até 2,5m de largura e quase 51mm de espessura.
Embora novatas no Brasil, centenas de impressoras da série R foram instaladas com sucesso pelo mundo. Na América do Sul, por exemplo, o Microenvases SRL, da Argentina, e o Prana Publicist, da Colômbia, são dois birôs que se beneficiam atualmente da tecnologia, para produzir inúmeras aplicações de comunicação visual, decoração, embalagem e termoformagem, impressas em uma ampla variedade de mídias rígidas, como:
- Acrílico;
- Cerâmica;
- Foamboard;
- Madeira;
- Painel composto de alumínio;
- Papelão comprimido;
- Papelão ondulado;
- Plástico ondulado;
- Policarbonato;
- Poliestireno;
- Vidro.
Em função das propriedades versáteis da tinta látex e do sistema de alimentação híbrido de substratos, a R2000 Plus também é capacitada a trabalhar com materiais flexíveis em rolo, como:
- Canvas;
- Lonas;
- Papéis revestidos;
- Policarbonato;
- Poliéster;
- Poliestireno;
- Polipropileno;
- Tecidos (não porosos);
- Vinis adesivos.

Tinta látex
Composta basicamente por água, pigmentos e partículas de látex, a tinta original da R2000 Plus está disponível nas opções CMYK, light cyan, light magenta e branca. A máquina também trabalha com um otimizador (para melhorar a qualidade das imagens impressas) e um revestimento “Overcoat” (para conferir resistência a arranhões).
A aplicação do revestimento “Overcoat” cria uma película superficial de proteção sobre as imagens impressas, sobretudo em gráficos que não podem ser laminados. A eficácia do produto foi comprovada em uma série de testes realizados no HP Image Permanence Lab, em janeiro de 2018, que comparou a resistência do revestimento com outras tintas com alto teor solvente.
Vendidas em cartuchos de 3 ou 5 litros, as tintas látex são inodoras e não apresentam metais pesados e monômeros químicos reativos. Isto é, não oferecem riscos à saúde.
Não inflamáveis, os insumos não produzem ozônio e dispensam ventilação especial no ambiente, suas impressões não têm cheiro e não produzem compostos orgânicos voláteis agressivos aos operadores e ao meio ambiente. Também cumprem requisitos de segurança de normas sobre brinquedos e padrões ecológicos estabelecidos internacionalmente, como o UL EcoLogo.
Além disso, as tintas não produzem o relevo característico das impressões UV, mantendo as propriedades originais de toque e textura das mídias.
A HP também ressalta a alta elasticidade da látex. Tal característica possibilita a produção de aplicações em que é exigido o alongamento extremo dos substratos, como a termoformagem e o envelopamento de veículos.
Em relação ao acabamento, a película de tinta impressa não quebra nem descola durante o corte dos materiais rígidos em routers, o que evita desperdícios e aumenta a produtividade dos birôs.

Tinta Branca
Com alta opacidade e brilho, a tinta látex da R2000 Plus imprime, segundo a HP, um “branco verdadeiro” que não amarela com o tempo – diferentemente de seus pares UV, cujos fotoiniciadores podem dar um aspecto amarelo às impressões de branco.
Outra diferença da R2000 Plus é que ela emprega um sistema exclusivo de microcirculação para evitar a decantação da tinta branca. Esse dispositivo também permite que o operador retire as cabeças de impressão branca para armazená-las em uma câmara interna dedicada a rotacionar essas peças. O benefício desse procedimento é a redução (e economia) das rotinas de manutenção. Mais detalhes do sistema de impressão branca da R2000 Plus podem ser vistos neste vídeo:
Além de consistência de impressão e dos sistemas que otimizam o uso da tinta, a R2000 Plus oferece quatro possibilidades de aplicações com a tinta branca:
- Underflood: nessa opção, a branca é a primeira camada de tinta depositada. Em seguida, por cima dela, estampa-se as imagens coloridas. Esse procedimento é indicado para estampar mídias que não são originalmente brancas nem transparentes, como caixas de madeira, chapas de PVC pretas e lonas vermelhas;
- Overflood: esse modo é usado para estampar materiais transparentes, como adesivos para vitrines. Imprimem-se imagens espelhadas coloridas e, em seguida, deposita-se a tinta branca, que serve como fundo;
- Cor Spot: a tinta branca, nesse modo, é utilizada como cor especial sobre mídias coloridas. É basicamente o mesmo processo do modo “Underflood”, porém, com áreas brancas impressas definidas;
- Sanduíche: esse modo divide-se em duas operações, de três e cinco camadas. Na de três, imprime-se a imagem colorida espelhada, depois a tinta branca e, em seguida, a imagem espelhada novamente. Essa opção é utilizada para backlits “dia-e-noite”, em mídias transparentes. O modo de cinco camadas é aplicado para impressão frente e verso.

Tecnologia de impressão
Destoando da maioria das atuais impressoras de grande formato, que empregam tecnologia piezo, a R2000 Plus utiliza cabeças do tipo térmica. Dentro delas, pulsos elétricos são responsáveis por formar bolhas de vapor de tinta, expelida em direção à mídia, onde aterrissa e forma as imagens impressas.
Segundo a HP, desenvolvedora da tecnologia, a cabeça térmica, em relação aos seus pares piezo, tem um número maior de orifícios (nozzles), em um espaço menor. Por isso, essas peças são mais leves e pesam menos no carro de impressão. Consequentemente, há menos desgaste e manutenção. Além disso, a R2000 Plus possui um sistema de detecção automática que checa o funcionamento e corrige falhas dos orifícios sem a intervenção do operador.
As oito cabeças que compõem o conjunto de impressão da R2000 Plus são capazes de disparar gotas de 10 picolitros e de oferecer os seguintes modos de produção:
- 5,2m²/h: 3 camadas noite-dia;
- 16m²/h: branco como cobertura (100%);
- 22m²/h: alta qualidade para ambiente interno (12p, 120%);
- 36m²/h: branco spot (100%);
- 43m²/h: produção interna (6p, 110%);
- 86m²/h: externa (3p, 70%).
Para a secagem da tinta, A R2000 Plus possui um sistema de aquecimento de alta eficiência, capaz de curar as mídias antes de elas saírem da impressora. Já o sistema de carregamento de substratos apresenta uma esteira com dispositivo de vácuo inteligente, que torna a manipulação dos materiais mais eficientes, sobretudo na entrada de múltiplas folhas. O sistema rolo a rolo é integrado e suporta bobinas de até 100kg:
Softwares
A HP tem investido pesadamente no desenvolvimento de softwares que ajudam a produzir mais e melhor, com menos recursos e menos desperdícios. A R2000 Plus, por exemplo, roda com um aplicativo interno de controle de produção que permite definir até oito filas de sequenciais trabalho, em diferentes modos de impressão. A única preocupação do operador é carregar os materiais.
Conectado à internet, o equipamento, que suporta os RIPs da Caldera ou Onyx, pode ligar-se ao HP Print OS, sistema operacional exclusivo da HP. Gratuita, a plataforma pode ser acessada remotamente por smartphones e oferece diversos aplicativos:
- Configuration Center: identifica se a impressora precisa de alinhamentos e calibrações de cores;
- Learn Center: oferece inúmeros cursos sobre equipamentos, softwares e gerenciamento de cores;
- Media Locator: oferece uma vasta biblioteca para download de perfis de mídia;
- Print Beat: fornece histórico de produção, mídias mais utilizadas e horas do dia que são mais produtivas.

Instalação
Tanto a instalação quanto o treinamento da R2000 Plus são realizados em, no máximo, cinco dias. Técnicos da fornecedora fazem o acompanhamento necessário, até que os operadores consigam aplicar, na prática, o conhecimento adquirido. A HP frisa que todas as soluções látex da marca oferecem uma experiência intuitiva e de rápida assimilação.
Para a instalação, é necessário prover recursos elétricos e ambientais, além de mão de obra dedicada, computador e dispositivos auxiliares.
Embora a garantia de fábrica seja de 6 meses, a HP oferece cobertura gratuita por 2 anos (6 meses de garantia e 18 meses de contrato de serviços), tanto com assistência remota quanto com atendimento no local onde a impressora foi instalada.
Benefícios
Fabricada pela HP e vendida no Brasil pela Digigraf, a R2000 Plus oferece como grande diferencial um conjunto de tintas látex versáteis, com propriedades de brilho, durabilidade, aderência e elasticidade, as quais possibilitam, por exemplo, a personalização de objetos termoformados.
Outro destaque é que a impressão látex não descaracteriza as qualidades originais das mídias rígidas. Ou seja, se o substrato for brilhante, ele continuará brilhante. Se fosco, continuará fosco. Em comparação, a impressão UV tende a deixar todas as imagens com acabamento fosco, independentemente do material. Além disso, a película de tinta UV pode deixar um toque espesso e irregular nos substratos.
Outro ponto importante: a tinta látex da HP, por suas qualidades sustentáveis, recebeu inúmeras certificações ecológicas e de segurança. Inclusive, atende aos requisitos de produção de brinquedos infantis. Por esse e outros motivos, o proprietário da R2000 Plus não precisa obter licenças ambientais para instalar a impressora. Também é desnecessário se preocupar com o descarte dos cartuchos de tinta, pois a fornecedora oferece um programa gratuito de coleta, o HP Planet Partners.
Embora a R2000 Plus seja a aposta mais recente da HP, a tecnologia látex tem evoluído desde seu lançamento, em 2009. De lá para cá, a fabricante desenvolveu e disseminou impressoras com diferentes tamanhos e potenciais produtivos, que foram melhorando ano a ano. E a prova disso é a própria R2000 Plus, que aproveita dos avanços da látex para imprimir não só os recorrentes materiais flexíveis, mas agora também uma ampla série de mídias rígidas, com imagens duráveis, flexíveis e sustentáveis.

Este artigo foi produzido integralmente pela redação do Portal InfoSign
Fujifilm apresentará nova impressora Inca Onset na Fespa 2014
Por Luiz Ricardo Emanuelli em 13/03/2014
A Fujifilm, fabricante de impressoras digitais, terá estande na Fespa Digital 2014 e exibirá a nova Inca Onset Q, equipamento de grande formato indicado para produções volumosas.
Os visitantes da feira europeia poderão ver a máquina em funcionamento e terão oportunidade de checar a alta produtividade da mais recente adição à linha Inca Onset (que já havia sido apresentada nos EUA).
A fabricante vai aproveitar o evento para lançar mais duas tintas digitais UV: a Uvijet OH (com alta adesão) e a Uvijet OL (de pouco odor e indicada para substratos corrugados, para a composição de displays e embalagens).
A Fujifilm também destacará a impressora industrial Uvistar Pro8, cuja nova versão emprega tinta branca.
-
Caldera lança RIP para impressoras de entrada
-
Antalis lança papel cartão kraft 100% reciclado para comunicação visual
-
Automação no acabamento: robôs transformam a produção de impressão digital
-
Imprimax abre inscrições para a 6ª edição do campeonato de adesivação Decor Wrapping Brazil
-
Epson revela impressora ecossolvente SureColor S7160 na Austrália
-
Agfa amplia linha Anapurna Ciervo com modelos H2050 e H2500
-
Mimaki apresenta nova tecnologia UV DTF e tintas UV de última geração
-
DuPont apresenta novas ofertas de materiais para estamparia têxtil
-
eurolaser apresenta nova cortadora a laser têxtil
-
Fujifilm e Barberan apresentam série de impressoras única passada
-
Caldera lança RIP para impressoras de entrada
-
Antalis lança papel cartão kraft 100% reciclado para comunicação visual
-
CorelDRAW lança versão Go e atualiza Graphics Suite
-
OneVision apresenta versão 25.1 de seu software
-
INX Europe lança tintas inkjet compatíveis com cabeças Epson
-
Automação no acabamento: robôs transformam a produção de impressão digital
-
Imprimax abre inscrições para a 6ª edição do campeonato de adesivação Decor Wrapping Brazil
-
Epson revela impressora ecossolvente SureColor S7160 na Austrália
-
Roland DG apresenta VersaWorks 7: RIP com mais recursos
-
Agfa amplia linha Anapurna Ciervo com modelos H2050 e H2500
-
Em quais superfícies é possível aplicar vinil adesivo?
-
Problemas e soluções na impressão por sublimação
-
Como escolher o papel transfer: adesivo, inkjet, laser ou sublimático
-
Envelopamento de carro: dicas para uma aplicação profissional
-
Impressão de grande formato: sublimação ou impressão direta em tecidos?
-
Dicas para escolher a sua impressora para sublimação
-
Epson lança impressora para estampar camisetas
-
Como aplicar vinil adesivo em vidro
-
Ferramentas e insumos para adesivação e envelopamento
-
Dicas para comprar o vinil adesivo correto para trabalhos de sinalização e comunicação visual