Vinil adesivo: como realizar instalações bem-sucedidas

Por Eduardo Yamashita em 28/04/2014

Para garantir a aplicação correta do vinil adesivo em carros, vans, caminhões e em qualquer superfície lisa não porosa, a recomendação é seguir os procedimentos descritos abaixo. Por meio deles, é possível obter a instalação profissional de imagens diversas, como nomes, logos e letras.

Etapa 1 – Limpeza da superfície

A melhor maneira de garantir a aplicação da imagem é preparar a superfície, deixando-a limpa. Esse procedimento é uma obrigação. Portanto, certifique-se de que a superfície está limpa e livre de graxa, óleo, insetos e piche. Observe também se ela está enferrujada ou lascada.

Verifique se o veículo foi pintado recentemente. Em caso positivo, antes de prosseguir com a instalação, confirme a recomendação do fabricante sobre o tempo de cura da tinta.

Para a limpeza da superfície, na maioria dos casos, é necessário atacá-la com um líquido de limpeza ou solvente apropriado. No mercado, há uma série de soluções de solventes projetadas para remover gordura e cera.

O segundo passo na limpeza da superfície é remover óleos e umidade restantes (inclusive a umidade escondida em emendas e rebites), que podem gerar falhas e prejudicar a instalação futuramente. Por fim, antes de começar a instalação, execute a limpeza da superfície com álcool isopropílico.

Um dos pontos vitais para a instalação perfeita de vinil é a limpeza correta da superfície

Um dos pontos fundamentais para a instalação perfeita de vinil é a limpeza correta da superfície

Etapa 2 – Controle do ambiente de trabalho

Para garantir a aplicação correta, realize a instalação do vinil adesivo em temperatura média (nem muito quente nem muito fria). Segundo especialistas, o ambiente ideal deve ficar entre 18ºC e 25ºC. O vinil até pode ser instalado em locais com temperaturas abaixo de 10ºC ou de até 35ºC. Porém certamente o aplicador terá muito mais dificuldade para trabalhar com as devidas propriedades do vinil.

Temperatura, umidade e luz solar podem afetar a instalação da imagem. A temperatura ideal varia conforme o instalador e o tipo (fabricante) de vinil. Enquanto alguns preferem 20ºC, outros preferem temperaturas mais baixas. Se estiver muito quente, o vinil pode aderir à superfície rápido demais, diminuindo o tempo para reposicionar a imagem.

A umidade muito alta pode amolecer o vinil e umedecer o suporte de papel (liner), o que torna a sua remoção mais difícil. A falta de umidade, no entanto, provoca a formação de bolhas, pois o vinil fica mais rígido, isso dificulta a espatulação.

Empregar aplicação úmida é uma das maneiras mais eficazes de lidar com o calor e a umidade. Ela resfria a superfície e permite ao instalador reposicionar o vinil antes que ele seja aplicado. Instaladores experientes preferem usar a técnica a seco, pois a úmida tende a ser mais demorada por exigir a remoção da água.

O controle das variáveis ambientais melhora as condições da aplicação do vinil adesivo

O controle das variáveis ambientais melhora as condições da aplicação do vinil adesivo

CUIDADO: O uso demasiado de sabão impedirá a adesão do vinil à superfície. Ele deve ser o suficiente para "quebrar" e suavizar a superfície da água. Lembre-se também que, quanto mais água você usar, mais água você terá de remover após a aplicação.

Evite empregar a técnica de instalação úmida nas seguintes condições:

  • Aplicação em rebites e emendas: levará muito tempo para que a água saia dessas áreas. A umidade por trás do vinil faz ele levantar com o tempo;
  • No inverno e em temperaturas mais frias: o tempo mais fresco retarda a evaporação da água.

A instalação de imagens impressas em vinil adesivo pode parecer difícil, mas com prática e paciência, vale a pena. O vinil é um meio barato de publicidade e oferece a capacidade de fazer alterações facilmente.

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Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

Sobre o autor: Eduardo Yamashita é consultor técnico especializado em vinis adesivos, envelopamento de carro e comunicação visual

 



Abertas as inscrições para a competição de envelopamento da Avery

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 15/04/2024
Wrap Like Royalty 2024 está mais abrangente, mas ainda não contempla o Brasil

Wrap Like Royalty 2024 está mais abrangente, mas ainda não contempla o Brasil

A fabricante Avery Dennison anunciou a abertura da edição 2024 da Wrap Like Royalty Challenge, competição internacional de envelopamento de veículos. As inscrições vão até 28 de junho.

Em 2024, a competição inclui novas categorias (barcos, jet skis, caminhões, reboques e outros veículos comerciais) e três classes de aplicação (mudança de cor, design de impressão e “fantasia”, que considera a mescla criativa de filmes).

Envelopadores de mais de 40 países (o Brasil não foi contemplado) são convidados a enviar seus melhores trabalhos. Podem participar profissionais dos seguintes países e regiões: Estados Unidos, Canadá, Europa, Oriente Médio, Norte da África, Austrália, Nova Zelândia, China e África do Sul.

O projeto inscrito deve, necessariamente, utilizar películas da marca Avery, das linhas Supreme Wrapping Film, Conform Chrome e MPI 1105 Digital Wrapping.

Os jurados selecionarão 36 vencedores regionais, nove continentais e três globais, levando em conta os seguintes critérios de avaliação: transformação visual, qualidade e nível de habilidade de instalação, aparência e apelo geral e exclusividade do design.

Os vencedores globais serão anunciados durante uma premiação virtual em julho (data a ser anunciada).

Os pacotes de prêmios para os vencedores regionais e continentais excedem o valor de 30.000 dólares. Os vencedores globais ganharão quatro noites em hotel em Las Vegas durante o SEMA 2024, entre outras recompensas.

O interessado pode acompanhar a competição pelo site do Wrap Like Royalty.

Fonte: Wrap Like Royalty



Pesquisa aponta crescimento e entusiasmo no mercado de inkjet industrial global

Por Luiz Ricardo Emanuelli em 14/01/2020
95% dos entrevistados do estudo “Future of Inkjet”, da FM Future, estão confiantes

95% dos entrevistados do estudo “Future of Inkjet”, da FM Future, estão confiantes

A confiança no futuro do mercado inkjet industrial é alta, de acordo com uma nova pesquisa realizada pela FM Future, consultoria inglesa sediada em Londres, que entrevistou 129 participantes de vários locais do mundo para colher as informações compiladas no estudo.

A pesquisa revela que mais de 95% dos entrevistados estão extremamente confiantes ou muito confiantes no futuro da inkjet industrial. Mais de 40% preveem um crescimento superior a 10% nos próximos 12 meses. Em relação à qualidade de produção necessária, 78% acreditam que esses requisitos estão perto de serem atendidos.

Quando perguntados sobre qual segmento mais auspicioso, o ramo de embalagens de papelão ondulado ficou em destaque, com 56%. Em seguida, está a impressão de vestuário, com 46%. O segmento de decoração também é popular, com 44%. Portanto, os segmentos de embalagens, decoração e tecidos devem liderar o crescimento da inkjet.

A pesquisa também destaca algumas das principais barreiras ao crescimento do mercado: 76% dos entrevistados concordam que existem poucas empresas integradoras de escala, e isso é um problema. Metade dos entrevistados acredita que os desafios técnicos impedem o crescimento da jato de tinta.

A pesquisa foi apoiada pela SGIA (associação norte-americana de impressão) e por colaboradores da IMI Europe, GIS e Sun Chemical. O relatório também apresenta análises e percepções adicionais da consultoria IT Strategies.

Fonte: FM Future